Home / Dicas e Tutoriais / Qual Foi a Melhor Distribuição Linux de 2018?

Qual Foi a Melhor Distribuição Linux de 2018?

E aí pessoal!

Estive a meditar sobre esse assunto um pouco e eis uma questão difícil de resolver. Isso porque não existe uma distribuição Linux que seja melhor ou pior que outra, e sim a que pode atender cada pessoa melhor, por isso essa é uma questão muito relativa, pois o que pode ser bom para mim, pode não ser para você.

Por isso decidi dividir esse post em 2 rankings, o de Distro mais popular segundo a Distrowatch.com, e a melhor distro, segundo minha opinião pessoal.

MAIS POPULARES 2018

Ranking de mais Populares da Distrowatch.com

  • HPD = acessos por dia.

Ranking “Principais Distros” da Distrowatch.

O interessante é que muitas distros muito muito boas não estão bem qualificadas ou muito populares no ranking da Distrowatch como o PConlinux, Endless OS, Pepermint, Arch, Deepin, KDE Neon entre outras.

MELHOR DISTRO CLEUBER.COM.BR 2018

Neste ranking irei listar apenas 7 e é baseado nas distros que eu acompanho, testo e faço reviews. Nem todas as distros que citarei fiz review, mas acompanho, vejo reviews delas e conheço suas funcionalidades. Para fazer um suspense irei listar em ordem decrescente.

7° LUGAR – Manjaro 18.0

Manjaro é uma ótima distro, considerada por muitos a melhor.
Ela é rolling release, ou seja, upgrades infinitos, sem a necessidade de instalar uma nova versão. Baseado em Arch Linux, e usa o AUR como sistema de pacotes e repositórios. É muito bonito e funcional. Você pode escolher baixar o Manjaro com o ambiente desktop KDE, Gnome ou Xfce.

Manjaro Gnome

Manjaro KDE

6° LUGAR – Debian 9.6.0

O Debian é um clássico. Uma das primeiras distribuições Linux e mãe de tantas outras como o próprio Ubuntu. Na verdade já é avó, pois o Ubuntu tem muitos derivados também. Não é uma distro “bleeding edge” pois ela prima mais por estabilidade, utilizando versões de pacotes mais estáveis, por isso um pouco mais antigos, mas justamente por causa da estabilidade é muito usada em servidores e por usuários que querem algo que dificilmente apresentará algum problema.

5° LUGAR – openSUSE 15

O openSUSE também é um clássico. Esta distro é uma obra-prima para administradores de rede. Seu fantástico painel de controle Yast, possui módulos gráficos para administrar diversos serviços, tais como, cliente e servidor de NFS, Servidor Samba, Servidor de FTP, Firewall, Proxy e muito mais. Apesar de ser uma distro voltada mais a servidores, usuários de desktop podem instalá-la e usar sem problemas o que garante estabilidade e muitos recursos. Ele tem opções com ambiente Gnome ou KDE.

openSUSE KDE

Yast:

4° LUGAR – Ubuntu 18.10

O Ubuntu é um fenômeno de nossa década. É a distro desktop mais emblemática e em parte muito responsável pela popularização do Linux por usuários de Desktop. Sua mantenedora, a empresa Canonical, possui um forte e bem organizado sistema de repositórios que testam os pacotes bem para cada versão dele. As versões LTS que possuem suporte de 5 anos, possuem as versões mais estáveis dos pacotes e do sistema, e as versões intermediárias são mais bleeding-edge, ou seja com versões mais de ponta dos pacotes e do sistema. Por isso ele oferece as 2 opções. Recentemente ele abandonou sua interface principal chamada Unity, e voltou a utilizar o Gnome, mas também possui outras interfaces disponíveis que o acompanham em sua página de download, incluindo MATE, KDE, Xface, Budgie.

Ubuntu – Gnome

Veja o Review

3° LUGAR – Linux Mint 19

Um dos filhos mais ilustres do Ubuntu é o Mint. Nascido por causa da necessidade de uma interface mais simples comparada com a já encerrada Unity que o Ubuntu usava na época de seu lançamento em 2011. Ainda sim é muito bonito e muito funcional. Oferece diversos recursos adicionais embutidos que muitos usuários solicitaram, incluindo gerenciamento gráfico do Firewall, backup de arquivos e do sistema fazendo snapshots, o que é muito legal, protetor de tela, Widgets extensões e ainda mais. O Mint possui os ambientes gráficos exclusivos chamados Cinnamon e MATE, mas também possui a Xfce disponível para download.

Veja o Review:

2° LUGAR – elementary OS

O elementary OS com certeza um dos mais bonitos já criados. Sua barra superior muda sua transparência conforme o wallpaper definido, juntamente com o tema de ícones na barra de claro para escuro, ele possui uma dock muito bacana na parte inferior da tela chamada Plank, recursos de produtividade muito bons, uma interface gráfica exclusiva chamada Pantheon-shell que é muito fluída ao usar, e possui apps exclusivos muito bacanas. Por causa dessas características de design, fluidez e apps exclusivos, ele poderia ganhar na minha opinião o primeiro lugar. Sua loja é muito interessante e possui um sistema independente de doações para desenvolvedores de apps publicados lá, permitindo o usuário contribuir com algum app que deseja. Possui um padrão para criação de apps que instruí os desenvolvedores de apps para o elementary OS seguirem rigorosamente seu conceito de design, por isso existem diversos apps desenvolvidos exclusivamente para ele e que casam perfeitamente com a aparência e funcionalismo do sistema operacional. Por ser um tanto minimalista, ou seja, não possui diversos apps pré-instalados ou embutidos, permitindo que o usuário instale o que desejar após começar a usar o sistema, e por não ter uma opção para o usuário escolher mostrar arquivos e pastas na Área de Trabalho (faz-se isso posteriormente através de um app), além de não possuir o botão minimizar nas janelas por causa de seu conceito de uso do desktop utilizando muito a dock (mas permite restaurar o botão de minimizar através de um app posteriormente), ele pode não agradar a todos. Além disso ele não possui widgets e protetor de tela embutidos como o Mint. Mesmo assim, depois de um procedimento pós instalação caprichado, na minha opinião, ele se torna melhor que todos.

1° LUGAR – Deepin 15.8

O Deepin é um fenômeno! Talvez não seja o meu favorito, “mas eu tenho que dar o braço a torcer”, pois o que ele tem feito é demais! O Deepin É uma distro chinesa, que sofreu (e ainda sofre), bastante preconceito devido à sua origem, mas tem provado que não coleta dados dos usuários como muitos desconfiaram, e tem provado para quê veio. Se me perguntassem qual a melhor loja ou central de programas de todas as distros Linux, eu responderia que é a do Deepin. Melhor Central de configurações para Desktop, seria a segunda melhor depois da do KDE. O Deepin é muito bonito e moderno. Também fornece uma interface exclusiva e apps e recursos exclusivos como o “Dark Mode” que torna a interface escura em alguns apps individualmente (Ohhhh). Ela possui uma dock cheia de recursos interessantes, como mudar de aparência se transformando em barra de tarefas, entre outros. O menu de aplicativos dela também pode ser usado em modo aberto ou como um menu tradicional. A loja dele, ah, a loja dele é muito, muito bacana, permitindo a instalação de forma simples de apps tanto open source como gratuitos de licença proprietária, tais como o TeamViewer, VMWare Workstation, e muitos outros, e dá suporte e categorização nativa à apps Flatpacks. Ainda não é o mais sóbria das distros, pois ainda tem algumas melhorias que gostaria de ver, mas é aceitável já que é uma distro muito nova. Apesar de ser nova ela é baseada em Debian o que garante estabilidade. Outra coisa interessante sobre ela, é que os mantenedores tem trabalhado bastante em implantações de melhorias, correções de bugs e entrega de novas versões com certa assiduidade e cada versão fica melhor que a anterior. Por causa do ambiente e recursos exclusivos, apps exclusivos, e melhor loja na minha opinião, apesar de não ser a que eu mais uso, ele leva o troféu de primeiro lugar! Garanto que essa distro é excelente e pode agradar a um número grande de entusiastas em Linux.

Conclusão

Há ainda outras distros muito boas que não citei e que são muito populares e que já usei e gosto delas também, tais como o Voyager, o Zorin, o KDE Neon, (essas baseadas em Ubuntu). Também o Fedora, o CentOS, o Arch puro, o Arco Linux qué é baseado em Arch, o MX Linux, o Gentoo e o Sabayon que é baseada em Gentoo. Em breve farei um review delas também.

De certo que a melhor distro é aquela que você mais gosta, que atenderá melhor suas necessidades, e em algumas vezes, para muitos aquela que tenha melhor desempenho de acordo com a potência de máquina que possui. 😉

E você, qual a sua distro favorita? Comente aí!

Abraços e Feliz Natal!!!

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

6 comments

  1. Depois que descobri o Deepin passei a usá-la e nunca mais tirei do meu note.
    Uma distribui;’ao que tem como norte a funcionalidade e a simplicidade além de muito bonita.

  2. Depois de configurar no com suas 26 dicas o Elementary nunca mais usei outra distro…não me sinto a vontade com Deepin

  3. Uso Ubuntu desde a versão 9.10, mas ainda não estou certo que essa distro seja a melhor escolha ainda. Por isso sempre exploro novos horizontes, Deepin vai ser a próxima .iso que irei explorar e tenho boas expectativas sobre isso.

  4. Uso o KDE Neon. A junção de um core LTS e o KDE rolling release é fantástica.

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...