Home / Dicas e Tutoriais / Linux Deepin 15.8 Lançado Trazendo Mais Novidades

Linux Deepin 15.8 Lançado Trazendo Mais Novidades

Olá pessoal.

Uma das coisas mais acanas sobre o Linux Deepin é que eles sempre trazem novos pequenos upgrades. Enquanto aguardamos a versão 16, eles vem lançando diversas melhorias da versão 15, até a recente 15.8. Nessa nova versão, mais mudanças interessantes. Se você não conhece essa Distro ainda, vale a pena ver o review principal que fiz da versão 15.4, e depois ver as melhorias da versão 15.6 e depois da versão 15.7.

Tela de Boot Com Novo Tema

O Deepin mostra seu capricho desde a tela de boot. Se você usa mais de um sistema operacional na mesma máquina vai poder ver como é bacana o tema personalizado do Grub que eles usam.

Centro de Controle Mudado

O Centro de Controle do Deepin sempre foi um diferencial. Sua aparência reunida nesta barra lateral permite realizar muitas configurações de forma prática e muito interessante. Nesta versão vemos blocos com as categorias, também o controle de notificações está presente através de um botão de três barras, e a previsão climática não está mais presente

Entre as novas funcionalidades temos:

  • Adapta-se a diferentes resoluções de exibição
  • Configuração de “Transparência” adicionada ao módulo Personalização
  • Função “Brilho Automático” adicionada ao módulo Tela quando um sensor de luz ambiente é detectado

Essa novidade é muito legal, pois você controla o nível de transparência de elementos como a dock e o menu.

Dock Com Nova Gaveta para Indicadores

Usando a dock no modo fashion agora os indicadores ficam em uma gaveta, você clica nela para ela se abrir e mostrar os indicadores.

Novo botão para mostrar a Área de Trabalho

Outra mudança acontece quando o dock é executado no “modo eficiente” no estilo do Windows. Na extremidade direita da plataforma está um widget sutil que pode, em um clique, mostrar a área de trabalho.

Loja e Apps

Versões atualizadas de aplicativos nativos do Deepin estão incluídas, incluindo várias como aplicativos Flatpak (incluindo os aplicativos Music, Movie e Image Viewer).

A Loja continua a mais completa que já vi, reunindo milhares de apps gratuitos open source e de licença proprietária juntos. Repare abaixo que além dos apps open source você pode instalar em um clique o TeamViewer e o VMWare Workstation entre muitos outros.

E continua com Diversos apps Flatpaks e uma categoria específica para eles!

Uma outra coisa legal é que você pode mudar a exibição de aplicativos de “China” para “Internacional” e assim os aplicativos em chinês serão ocultos.

Encriptação Total do Disco Incluída no Instalador

O instalador do Deepin 15.8 atende ao recurso de “Full Disk Encryption”, um recurso que muitos usuários haviam solicitado já há algum tempo.

Deepin File Manager Agora Possui o Item Recente

O Deepin File Manager apresenta um novo marcador “Recente” em sua barra lateral. Isso pode ser usado para acessar rapidamente uma lista de arquivos e pastas recém-criados ou editados.

Tema Global Escuro

Além dos apps nativos que podem ser alternados para um tema escuro individualmente, nesta versão também há a opção de um tema global escuro.

Novo Tema de Ícones Escuro

Feito para combinar com temas escuros

Apps Nativos Continuam com Tema Escuro Alternável no App

Confira na imagem abaixo:

 

Menu Melhorado

Também notei que o menu agora no modo compacto se redimensiona de acordo com a largura das palavras e não corta mais. Antes o botão “Configurações” e a data eram cortados, pois não cabiam na área do menu, mas agora está bem dimensionado. As fontes também estão mais estreitas e elegantes.

Antes:

Agora:

Visão Geral

Os principais novos recursos no Deepin 15.8:

  • Centro de controle reprojetado
  • Melhorias na dock
  • Suporte aprimorado do HiDPI
  • Novo tema do menu de inicialização GRUB
  • Criptografia de disco completo
  • Tema Escuro Opcional
  • Aplicativos atualizados
  • Melhor manuseio de arquivos de documentos do Office
  • Animações de transição de janelas estão mais rápidas transmitindo a sensação do sistema estar ainda mais rápido

E é claro, uma verdadeira enxurrada de correções de bugs, patches e melhorias de desempenho oferecidas na última versão, além de estar 200MB mais enxuto, por não vir com alguns apps opcionais como o Spotify, por exemplo. Os detalhes podem ser encontrados no GitHub.

Veja o vídeo promocional oficial (em Inglês)

O Que Ainda Pode Melhorar?

Na minha singela opinião, ainda podem ser melhoradas algumas coisas:

  • A rapidez da ativação de ações dos cantos da tela (hot corners). Ainda há um atraso na ativação que eu não gosto mesmo.
  • Mover as janelas segurando a tecla Alt ou tecla Super. Não existe essa função, nos fazendo clicar sobre a barra de título das janelas para movê-las.
  • Gerenciador de Arquivos não permite abrir uma pasta em uma nova aba com o clique do botão do meio do mouse (botão de scroll).
  • Não possui widgets embutidos no sistema como há no KDE e no Mint.

Todas essas coisas eu já pedi ao Deepin através do app “Feedback”.

Faça o download do Deepin 15.8

Você pode baixar o Deepin 15.8 como uma imagem ISO de 64 bits diretamente do site do projeto. Clique no botão abaixo para capturar uma cópia (com vários idiomas incluídos):

Download Deepin

Obs. Se você já usa o Deepin, basta atualizar o sistema 😉

Abraços,

Cleuber

About cleuberadmin

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

2 comments

  1. Alexandre Silveira Fernandes

    se eu coloco uma fotografia de minha autoria na pasta de wallpapers e coloco como papel de parede, porque não fica desfocada no fundo quando abro os menus? Tem como fazer?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

Ubuntu 18.10 – O Que Mudou e O Que Fazer Depois de Instalar

Apesar do Ubuntu 18.10 ter sido ...