Home / Dicas e Tutoriais / Como Instalar Programas e Games do Windows no Linux com o Crossover

Como Instalar Programas e Games do Windows no Linux com o Crossover

Bom dia pessoal,

Existem algumas formas de instalarmos programas e games do Windows no Linux mas todas utilizam o Wine. Isso pode ser feito diretamente pelo Wine, ou por outros aplicativos que usam o wine como plataforma. Uma delas é o Playonlinux que é opensource e gratuito. Mas hoje falarei de outra que é proprietário e pago, mas que eu recomendo muito.

O CrossOver é o nome do programa comercial e proprietário desenvolvido pela CodeWeavers que permite que diversas aplicações destinadas à plataforma Windows sejam executadas em Linux, Mac OS X e Solaris usando uma camada de compatibilidade.

Os programa baseia-se do programa open source Wine mas com diversas mudanças no código, uma interface própria que facilita a busca e instalação de programas compatíveis, uma quantidade enorme de programas compatíveis, desenvolvimento constante, o que dá suporte a diversos novos programas constantemente, além da facilidade da instalação automática de dependências e componentes quando você escolher instalar um programa listado em sua interface. Um desses componentes é o Directx, que é uma api da Microsoft necessária para a maioria dos jogos de Windows, outra é o .NET Framework, e assim por diante.

Recentemente eles comemoraram o suporte à instalação do Microsoft Office 2013.

Quanto Custa?

O Crossover é um programa pago, e custa U$39,95, e lhe dá suporte técnico incluído por 1 ano. Mas você pode baixar a versão de testes que dura 15 dias e começar a usá-lo agora.

Download Versão Grátis 15 dias

Programas Compatíveis

São muitos softwares compatíveis. Quanto aos games, a equipe de desenvolvedores está aumentando sua compatibilidade dos jogos com suporte ao Directx e diversos títulos de peso já estão em sua lista de jogos compatíveis. Hoje eles já possuem as marcas de:

14.536 Aplicações suportadas
2.512   Aplicações com “medalha de ouro” (roda muito bem).
2.719   Aplicações de instalação simples “1-clique para instalar” via CrossTie.

Eles possuem uma top list com os aplicativos/games mais instalados, confira no link.

Que tal instalar o Microsoft Office 2013, ou alguns games como GTA IV, Assassins Creed, Batman (diversos), Diablo III, Fallout New Vegas, Left for Dead, Crysis 2 e 3, Planet Side 2, Ultra Street Fighter, World of Warcraft, e muito mais? Também é possível instalar o cliente do Steam do Windows via Crossover e instalar diversos outros títulos. Embora graças à Steam muitos desses jogos agora possuem versões para Linux, ainda sim esse recurso pode ser uma boa ideia para instalar aqueles que ainda não estão.

Instalando um Programa ou Game no Crossover

O processo é tão simples que nem precisa de tutorial, basta abrir o programa, clicar em Instalar Aplicativo do Windows, escolher qual deseja da lista e “taca-lhe pau” (Continuar, continuar, concluir). Lembrando, claro, que você precisa ter o instalador do seu programa ou game é claro.


Na imagem acima uma possível instalação do Ultra Street Fighter IV, que eu ei de fazer.

Exemplos de Programas que Instalei


Microsoft Excel 2010 e 2013 rodando simultaneamente.

Crossover + Steam

Um lance legal de usar o Crossover, é instalar o software da Steam no Linux (que é uma central e loja de games). O programa da Steam é disponível com versões para Linux, porém nem todos os jogos presentes na Steam são compatíveis com Linux, pois muitos fabricantes de games lançam ou lançaram seus títulos apenas para Windows, mas isso vem mudando (graças aos céus), e alguns outros já portaram os games para Linux, e isso é muito bom, mas infelizmente ainda tem muita coisa excelente apenas para plataforma Windows, e está lá de forma facilitada na loja e aplicativo da Steam.

Bom, a ideia nesse caso, é que você tenha o cliente da Steam de Linux instalado em seu Linux, e que adicionalmente para rodar os seus jogos de Windows, você tenha o cliente da Steam de Windows instalado no seu Linux por meio do Crossover.

Assim, você poderia rodar os jogos de Windows da Steam em seu Linux, lembrando que nem todos são compatíveis (mas já ajuda né? rs).

No print abaixo veja o cliente da Steam de Linux e de Windows rodando juntos. Isso mesmo, juntos.

Nos vídeos abaixo são dois exemplos disso.

Gravei dois vídeos abaixo jogando os games Battle Chess e Painkiller Hell and Dawnation, para mostrar como é possível rodar alguns jogos do Windows no Linux com o Crossover.


Embora este game tenha sua versão para Linux na Steam eu estou rodando a de Windows.
Mas eu morri muito rápido…kkk


Já nesse jogo de xadrez eu matei o meu bispo para mostrar a animação que é muito legal.

E existem muitos outros vídeos no Youtube de jogos e programas de Windows rodando suave no Linux sem problemas.

Crossover no Mac

Outra vantagem do Crossover é rodá-lo em seu Mac e assim, instalar os programas de Windows nele. Adicionalmente você poderá instalar o cliente da Steam no Mac e rodar seus jogos de Windows.

Veja o vídeo que a própria Crossover fez sobre o assunto.

Conclusão

Pelo Playonlinux também é possível instalar as mesmas coisas, mas exigirá um pouquinho mais de trabalho para configurar o ambiente para cada tipo de instalação, incluindo versão do Wine que ele irá usar e quais componentes adicionais você precisa escolher, e existem muitos vídeos no Youtube que ensinam passo a passo para cada tipo de aplicação ou game famoso compatível que deseja.

Mas se você quer ter algumas facilidades à mão na hora de instalar seus programas e games, o caminho é pelo o Crossover que é pago, mas vale a pena.

É isso aí galera, espero que gostem e testem.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

2 comments

  1. Rafael Vieira da Silva Nascimento

    Cleuber, que excelente dica amigo! Se eu conseguir rodar toda a suíte adobe CC no Linux, aí sim, abandono Windows de vez. Acho que vale a pena sim pagar por este aplicativo. Ainda não experimentei, mas se atender minhas necessidades pagarei com certeza! Parabéns e muito obrigado pela dica, que certeza, será útil para muitos linux users.

    • Valeu Rafael.
      Uma dica, caso você não queira comprá-lo é instalar a distro Deepin, que já vem com ele instalado e licenciado para usar.
      Eu chequei agora e a Adobe CC Suite não tem ainda. Apenas o Photoshop CS3, que é o último compatível com o Crossover. Mas a Adobe faz isso de propósito…hehe

      Abraço
      Cleuber

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...