Home / Dicas e Tutoriais / Introdução ao Microsoft Azure

Introdução ao Microsoft Azure

Ainda não conhece o Microsoft Azure?

Microsoft Azure é uma plataforma destinada à execução de aplicativos e serviços, baseada nos conceitos da computação em nuvem.

A apresentação do serviço foi feita no dia 27 de outubro de 2008 durante a Professional Developers Conference, em Los Angeles e lançado em 1 de Fevereiro de 2010 como Windows Azure, para então ser renomeado como Microsoft Azure em 25 de Março de 2014.

 Origem do Nome e Pronúncia

Depois de muito ouvir pronúncias erradas no nome Azure até mesmo pelo pessoal em vídeos da Microsoft, fui tirar a limpo, e confirmei que se pronuncia (em inglês) “Éjur

E o nome Azure é o nome de uma cor terciária que está entre o Azul e o Ciano. E representada em hexadecimal por “007FFF”.

Desculpem pela “nerdice”, mas tinha que esclarecer isso. (risos).

azure

Funcionamento

Sua computação em nuvem é definida como uma combinação de software como serviço (SaaS) com computação em grelha.

A computação em grelha dá o poder de computação e alta escalabilidade oferecida para as aplicações, através de milhares de máquinas (hardware) disponíveis em centros de processamento de dados de última geração. De software como serviço se tem a capacidade de contratar um serviço e pagar somente pelo uso, permitindo a redução de custos operacionais.

Recursos

Além dos recursos de computação, armazenamento e administração oferecidos pelo Microsoft Azure, a plataforma também disponibiliza uma série de serviços para a construção de aplicações distribuídas, além da total integração com a solução on-premise (local) baseada em plataforma .NET. Entre os principais serviços da plataforma Windows Azure há o SQL Azure Database, Azure AppFabric Platform e uma API de gerenciamento e monitoração para aplicações colocadas na nuvem.

azure-servicos

Portal

Acesse o Microsoft Azure e poderá criar uma conta gratuitamente, ganhar R$ 750,00 em créditos para começar a testar, e depois que tiver consumido este crédito você ainda poderá usar os alguns serviços gratuitos.

azure-free

Dê uma olhada no vídeo abaixo (apenas em inglês).

Através do portal online do Azure portal.azure.com é possível criar e gerenciar uma grande gama de recursos, como criar máquinas virtuais, banco de dados, armazenamento de dados, e etc.

Alguns destes serviços, como criar máquinas virtuais são bem intuitivos, e você pode começar a criar sem mesmo nunca ter estudado a ferramenta antes. Já outros serviços como a criação de banco de dados, um Active Directory, Backup e Storage, exigem algum conhecimento em infraestrutura de TI.

Durante uma série de artigos explicarei um pouco de cada serviço desse, começando com o item Contas de Armazenamento do Azure.

Bom, mas por hoje é só.

Cleuber

fonte: Microsoft, wikipedia

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...