Home / Dicas e Tutoriais / Como Instalar os Drivers de Vídeo Estáveis AMD/ATI no Ubuntu 14.04

Como Instalar os Drivers de Vídeo Estáveis AMD/ATI no Ubuntu 14.04

Uma das primeiras coisas s se fazer depois de instalar seu sistema operacional é instalar os drivers.
Embora no Linux ele faça isso automaticamente durante a instalação, vamos usar um repositório que contém as últimas versões dos drivers da AMD/ATI

Repositório X-SWAT de Drivers AMD/ATI

Vamos usar um repositório chamado S-SWAT para instalar as últimas versões estáveis, estes drivers são testados pelo mantenedores deste PPA. Digite e confirme os comandos abaixo um a um.
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
sudo apt-get install fglrx
Depois disto reinicie o computador, na volta você verá que no menu do Ubuntu (ou qualquer que seja o seu sistema) deverá haver o software “Catalyst Control Center” você poderá editar as suas configurações de vídeo com ele.

Configurações

Abra o AMD Catalyst Control Center (Administrativo)

catalyst0

 

Agora faça as alterações que desejar.
No meu caso, quando estou usando o notebook plugado em uma tela adicional ou na TV de casa, eu só precisei estender o monitor.

IMG_20140106_091807

 

Na aba “Vários monitores”, mudei a opção padrão “monitores clonados” para “Área de trabalho com vários monitores” Arrastei a tela 2 para o lado esquerdo da 1, (pois é assim que o monitor está em minha mesa), depois cliquei em cada tela e escolhi a maior resolução disponível, conforme imagens abaixo.

catalyst9

catalyst3

 

Depois disso foi só mandar aplicar, dar Ok e fechar. Ele pedirá para reiniciar seu PC.
catalyst5

Opção Adicional

Procure também pela Opção “Livre de Cortes” que fará com que a imagem realmente pare de “quebrar” quando estiver rodando algo.
ati-amd
Até a próxima!
Cleuber

About cleuberadmin

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

13 comments

  1. Thiago Henrique

    Boa tarde, usei todo passo a passo para instalação, quando instalou tudo e reinicie… não logava mais no sistema colocava senha e login, fazia que iria carregar e nada e volta para tela de login, convidados do mesmo jeito, tiver que desinstalar para iniciar novamente, minha é Radeon HD4200

    • cleuberadmin

      Muitas vezes o Ubuntu zoa o arquivo .Xauthority em sua home. Precisa apagar este arquivo. Na tela de login pressione Ctrl+Alt+F2 para entrar em modo texto, depois faça login e remova o arquivo com o comando “sudo remove .Xauthority” (sem aspas). após isso rode o comando “reboot” para reiniciar e no próximo login deverá funcionar, pois o Ubuntu recria este arquivo.

    • cleuberadmin

      Muitas vezes o Ubuntu zoa o arquivo .Xauthority em sua home. Precisa apagar este arquivo. Na tela de login pressione Ctrl+Alt+F2 para entrar em modo texto, depois faça login e remova o arquivo com o comando “sudo remove .Xautority” (sem aspas). após isso rode o comando “reboot” para reiniciar e no próximo login deverá funcionar, pois o Ubuntu recria este arquivo.

  2. Thiago Henrique

    tentei novamente… primeira vez quando coloquei esse comando e quando dei enter… não apareceu nada, rebutei e tentei, coloquei a senha e só volta para tela de login, agora tentei o comando novamente e deu; rm: não foi possível remover “home/usuario/.Xauthority”: arquivo não encontrado

    • cleuberadmin

      Quando entrar em modo texto digite o comando “ll” que irá listar o conteúdo de sua pasta home. Procure ver o arquivo .Xauthority e depois apague-o com o comando “rm -r”.

  3. Thiago Henrique

    consegui remover ele, dei um ls -lá /home/usuario aí apareceu ele, eu removo ele e sudo reboot, coloco minha senha e volta novamente para tela de login, vou olhar lá no ls -la ele já criou o .Xauthority novamente

    • cleuberadmin

      Geralmente essa solução resolveria, eu mesmo já fiz isso e resolvi uma porção de vezes. Espero que a Canonical resolva este bug conhecido. Que pena.
      Então faça o seguinte, entre em modo texto novamente, crie um novo usuário – sudo adduser novo-usuário-que-quiser, preencha os dados solicitados, como senha e outros se preferir conforme ele pedir. Ao final reinicie novamente e entre nesta nova conta. O ambiente gráfico deverá aparecer.
      Migre seus documentos para a nova conta e depois remova a conta antiga. Esta é uma maneira de contornar o problema.

      • Thiago Henrique

        Feito conforme instrução acima, não deu certo… apareceu o usuário novo que criei e coloquei a senha, só que voltou novamente para tela de login.

        • cleuberadmin

          Depois de criar, deu boot, e tentou fazer login nesse novo user e nada? Vixi…
          Não tenho mais idéias, acho que o jeito é backup e reinstalação.
          Se achar algo em suas pesquisas que resolva, compartilhe aqui. Abraço.

  4. Thiago Henrique

    Isso mesmo, cirei o novo usuário e não deu, sempre volta para tela login, tentei também instalar baixando o driver pelo site… ocorre erro fglrx installation requires that the system have kernel headers. /lib/modules/3.19.0-31-generic/build/include/linux/version.h .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

Review Linux Deepin 15.4

Olá pessoal, depois de muito tempo ...