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Gestão da Tecnologia da Informação – Introdução

Pessoal, segue abaixo a definição da Gestão de TI. Depois abrangeremos cada framework individualmente, como o ITIL e o Cobit, por exemplo.

Introdução

Gestão da Tecnologia da Informação é o conjunto de atividades e projetos criados, com recursos de computação ou não, objetivando alinhar a TI (Tecnologia da informação) às estratégias do negócio.

Até pouco tempo atrás, os recursos computacionais eram utilizados como apoio às tarefas executadas e funcionavam de forma marginal às estratégias corporativas. No entanto, a forte concorrência empresarial, causada principalmente pela globalização, obrigou as empresas a se adequarem às grandes mudanças econômicas e sociais, tendo que lidar com tomadas de decisões rápidas e mais confiáveis.

Nesse contexto, a tecnologia da informação passou a ser vista como oportunidade de negócio, transformando-se em um valioso recurso estratégico, devendo assim ser gerida de forma adequada, trabalhando sempre alinhada com os objetivos da empresa.

Nas corporações modernas, a informação é tratada como um patrimônio, podendo determinar a continuidade ou fim das atividades de uma empresa. Cada empresa deve adequar a gestão da informação de acordo com as suas necessidades específicas.

Com o avanço tecnológico dos computadores e das telecomunicações, tornou-se possível o gerenciamento de enormes quantidades de informações, determinando um novo perfil de produtos e serviços, e provocando mudanças de comportamento das sociedades.

As empresas e os profissionais que fizerem melhor uso da tecnologia da informação terão maiores chances de permanecer e progredir no mercado.

Sobre o Planejamento ou PETI

Fases do Peti

A Tecnologia da Informação, como as demais áreas da empresa, demanda recursos e esforços que exigem um planejamento prévio de todas as suas ações. A principal peça desse planejamento é o documento Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI).

Geralmente o PETI versa sobre o que fazer futuramente (definição das políticas e diretrizes básicas, planos de ação tática, etc.) para alcançar a proposta da organização de uma forma efetiva mas, pode conter também um planejamento global de suas atividades como objetivos e metas envolvendo todos os setores da empresa.

Convém que o PETI não seja executado de forma linear e inflexível. A complexidade da organização, o tipo de maturidade, os hábitos funcionais e as estratégias definidas pela alta administração vão determinar a forma de elaboração do PETI, que em certos casos pode demorar até um ano.

Maturidade da Gestão de TI – ITIL

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A área de TI precisa ser vista como estratégia de negócio pelas corporações, e isso exige cada vez mais na entrega de serviços de qualidade. Existem várias formas de medir a o grau de maturidade da área de TI através de recomendações do Information Technology Infrastructure Library ITIL ou Balanced Scorecard BSC.

A ITIL, por exemplo, classifica o gerenciamento da Tecnologia da Informação de uma empresa em cinco níveis sucessivos, que são:

Nível 0 – Caótico 
Neste nível a TI tenta sobreviver às demandas diárias da organização. (Base de dados não unificada, várias centrais de atendimento tentando atender uma demanda maior que sua capacidade).

Nível 1 – Reativo 
Neste nível a empresa apresenta um certo grau de organização visando à redução de problemas, já apresentando padrões e bases de dados unificadas. No entanto ainda age de forma reativa, sem nenhuma preocupação com o que pode vir a acontecer futuramente.

Nível 2 – Proativo
Este nível é considerado bastante satisfatório para a grande maioria das empresas, este nível é alcançado quando o setor é capaz de controlar completamente os seus sistemas e equipamentos (com registros detalhados e atualizações sofridas), quanto as alterações (histórico de troca de equipamentos de hardware e software). Quando a empresa encontra-se neste nível ela é capaz de planejar e prever possíveis falhas, elevando significativamente a disponibilidade de seus sistemas.

Nível 3 – Serviços
É nível mínimo para as empresas do ramo financeiro e telecomunicações, pois estes setores são altamente dependentes dos sistemas de informática. Ela caracteriza-se por exigir o completo e detalhado planejamento de capacidade dos recursos de acordo com o crescimento da empresa, podendo a área de TI comprometer-se junto a seus usuários com Níveis de Serviço SLA (Service Level Agreement) contratados entre eles.

Nível 4 – Valor
O nível 4 é identificado quando o setor de TI de uma empresa, está efetivamente a serviço das estratégias de negócio da organização,capaz não só de entregar serviços de alta qualidade, como também ajuda a empresa a conseguir melhorar a qualidade dos serviços prestados aos clientes e ainda oferece recursos tecnológicos para aproveitar oportunidades de negócio.  O nível de maturidade do setor de TI de uma empresa ajuda a definir como a organização está lidando com seus recursos tecnológicos, facilitando assim a identificação de seu estágio atual e o seu estágio pretendido.

Alguns dos Principais Frameworks

  • CobiT
  • FrameWork Val IT
  • CMMI
  • PMI
  • ITIL
  • ISO 20000
  • Six Sigma
  • FrameWork- TOGAF

Saiba mais sobre o Assunto:

Gestao de Ativos de TI e Monitoramento
Sobre Deploy de Softwares e Ciclo de Vida de TI 

É isso aí,

Abraços

Cleuber

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About cleuberadmin

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

2 comments

  1. Oi, meu nome é João Paulo como pode ver na identificação, eu vim lhe dar os parabéns pelo Ótima postagem, e lhe agradeceria muito se poder postar mas de seu conhecimento, pois sou um estudante de gestão em TI, e seria de grande ajuda suas postagens a respeito do assunto.

    • cleuberadmin

      Opa João, beleza?
      Valeu pelo elogio. Legal, sou formado em Gestão de TI e esta é uma área do site em que preciso colocar muitos artigos, mas fique tranquilo que por ter pedido, vou dar prioridade a isso, pois trabalho nessa área também e tenho bastante coisa para compartilhar.
      Abraço 🙂

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