Home / Dicas e Tutoriais / Elementary OS 5.0 Juno Beta – Disponível Para Download

Elementary OS 5.0 Juno Beta – Disponível Para Download

E aí galera,

Como vocês devem saber eu sou um entusiasta por distribuições Linux e os motivos são muitos. Dentre elas, uma das minhas favoritas, (talvez a favorita), é o elementary OS (eu nunca me acostumo a escrever com a primeira letra minúscula como deve ser por causa da maneira que foi criada). Muitas vezes ela é chamada apenas de “eOS”.

A Distro favorita de cada um pode variar bastante, mas o Elementary é o que mais me agrada aos olhos e na praticidade de uso com funcionalidades de Desktop e Apps exclusivos que eu gosto muito. Talvez esse seja o principal appeal do Elementary OS – beleza e sofisticação! Creio que outra distro que tem inovado tão rapidamente quanto é o Linux Deepin.

A versão Juno do eOS promete algumas novidades, mas a maioria ainda é surpresa que será revelada no lançamento da versão.

Nome da Versão “Juno” e Mudança na Numeração

Como sabemos, a nomenclatura das versões do Elementary OS sempre são nomes de personagens da mitologia. Anteriormente tivemos o “Luna”, Freya, e agora Juno.

Na mitologia romana, Juno é a esposa de Júpiter e rainha dos deuses. É representada pelo pavão, sua ave favorita. Íris era sua servente e mensageira. Sua equivalente na mitologia grega é Hera. O sexto mês do ano, Junho tem esse nome em sua homenagem.

Versões anteriores do sistema operacional foram numeradas 0.1, 0.2 e assim por diante, com 0.4 sendo a versão mais recente. Essa tendência não continuará mais; a próxima versão do sistema operacional será, de fato, a versão 5.0, e não 0.5, como muitos esperavam.

Para ser honesto, não tenho uma ideia real do motivo pelo qual o projeto Elementary decidiu implementar a mudança de numeração, no entanto, imagina-se que o salto tem algo a ver com “5.0” soando mais como uma versão apropriada que “0.5”. O valor mais baixo de 0.5 sugere que o sistema operacional está a meio caminho de alcançar um marco apropriado de 1.0.

Em suas primeiras versões, o número de versão 0.1, 0.2 e etc, pode ter funcionado para humildemente simbolizar que o sistema ainda estava em fase inicial, sem chegar a primeira versão perfeita 1.0 ainda, mas o elementary OS há tempos é uma excelente distro Linux e se classifica regularmente entre os dez primeiros no Distrowatch.

Por isso, o Elementary tem mais do que merecido um número de versão adequado, você não acha?

Data de lançamento

Isso também é um mistério, visto que esta Distro não trabalha com um cronograma de lançamento (o que eu acho ótimo), eles apenas “lançam quando está pronto”.

Eu gosto desse modelo, pois distros que criam um projeto de lançamento muitas vezes tem que cumprir os prazos sem que os itens estejam de fato prontos, e depois que são lançados oficialmente, após esperarmos alguns dias e durante as semanas subsequentes eles liberam uma tonelada de atualizações que corrigem diversas coisas.

No elementary OS não é assim. É dada uma previsão não precisa do lançamento, mas pode passar da previsão e bastante. Demora-se um pouco mais até que tudo esteja estável e livre de bugs o máximo possível e então é lançado. Isso traz mais qualidade no produto final.

Quais as Novidades Que Sabemos?

A quinta versão principal do sistema operacional apresentará grandes mudanças na aparência, adequação e funcionalidade do sistema operacional, desde o Pantheon desktop e o gerenciador de janelas Gala até a variedade de aplicativos que vêm pré-instalados.

Muitas dessas alterações visuais estarão mais presentes em softwares de terceiros projetados para a distribuição e distribuídas por meio do App Center do elementary

O App Center tem atualmente cerca de 95 aplicativos (você pode visualizá-los aqui). Com recursos adicionais de tema, novos widgets Granite e APIs de desktop disponíveis na nova versão, esse número certamente aumentará – e estou ansioso para ver (e abordar) o que seus desenvolvedores criaram!

Abaixo, outros novos recursos e alterações do Elementary OS Juno 5.0 que você pode estar interessado em conhecer:

  • Recurso de luz noturna
  • Painel da área de trabalho agora se adapta ao papel de parede de fundo
  • Ícones de indicador de sistema animados
  • Applet de bateria melhorado com alternância com o clique do meio para mostrar a  porcentagem
  • Novo Instalador e Ferramenta de Configuração Inicial
  • Suporte aprimorado do HiDPI
  • Notificações não são mais mostradas por padrão para muitos aplicativos
  • Novo efeito de som em novas notificações
  • Sobreposição de atalhos aparece ao pressionar a tecla Windows / Super
  • Novo modelo de permissão para aplicativos usando o localização

Este é apenas um resumo conciso; muito mais mudanças ao lado destas estão incluídas. Indique suas mudanças favoritas nos comentários abaixo.

Um Review Completo será feito quando a distro for lançada em sua versão final.

Download Beta

Antes de você baixar o element OS Juno Beta , tenha em mente que o Juno ainda está em desenvolvimento ativo. A versão final será enviada com uma correção de bugs, ajustes de sistema e outras sutilezas que estarão presentes.

Elementary OS 5.0 Juno

É isso aí galera, abraços.

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...