Home / Dicas e Tutoriais / Como Instalar o ONLYOFFICE 5.1 no Ubuntu, Debian e Derivados

Como Instalar o ONLYOFFICE 5.1 no Ubuntu, Debian e Derivados

Olá galera.

O ONLYOFFICE é um pacote de escritório de código aberto que inclui editores de documentos, planilhas e apresentações, integrados com  uma plataforma de colaboração. A solução está disponível como um serviço de nuvem e para implantação em uma rede privada. Além disso, os editores do ONLYOFFICE integram-se a soluções comerciais populares, como o Nextcloud e o SharePoint. O projeto está sendo desenvolvido desde 2010, no momento em que o número de usuários cadastrados ultrapassou 5 milhões de pessoas.

O ONLYOFFICE é uma suíte de escritório multiplataforma, ou seja, Windows, Linux, Mac e Android. Ele permite que você o use de forma colaborativa e online com uma conta nos servidores da empresa, ou apenas localmente em seu computador. A versão para desktop é chamada de ONLYOFFICE Desktop Editors e possui 3 aplicativos, Documento, Planilha e Apresentação e inclui suporte para muitos formatos, tais como PDF, TXT, DOCX, DOC, ODT, RTF, HTML, EPUB, XLS, XLSX, ODS, CSV, HTML e PPTX.

É possível também usar a versão completa online em teste por 30 dias. Basta acessar o onlyoffice.com. Basta fazer um cadastro e testar por 30 dias e depois ele passa a ser pago pela assinatura do serviço. Você ganhará um endereço com o seu nome de login, como o meu por exemplo, o meu é “cleuber.onlyoffice.com”.

Servidor Local Gratuito

Em 2016 eu postei um tutorial aqui para a instalação do servidor do ONLYOFFICE localmente o que possibilita uma empresa usá-lo, criando usuários, compartilhando documentos entre departamentos de forma colaborativa e usar alguns módulos a mais, tais como Servidor de E-mail, CRM, Pessoas, Projetos e Comunidade. Tudo open source e grátis.

Suíte de Escritório Local e Gratuita

A suíte ou pacote de escritório, pode ser instalada localmente e usada normalmente sem qualquer conexão com servidor local ou conta na nuvem se quiser. A ferramenta também permite interagir com serviços populares de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, OneDrive, Dropbox, Box, OneDrive e SharePoint com a possibilidade de editar ou comentar os vários documentos entre vários usuários.

Instalação ONLYOFFICE Desktop Editors

Neste tutorial iremos instalar o Desktop Editors, ou seja os aplicativos Documento, Planilha e Apresentação que você poderá usar localmente e se quiser integrá-lo à nuvem.

No Debian, Ubuntu e derivados:

Abra o terminal, copie e cole os comandos abaixo:

1 – Adicione o repositório

sudo sh -c "echo  'deb http://download.onlyoffice.com/repo/debian squeeze main' >> /etc/apt/sources.list"

2 – Baixe e instale a chave

sudo apt-key adv --keyserver hkp://keyserver.ubuntu.com:80 --recv-keys CB2DE8E5

3 – Atualize seu apt

sudo apt-get update

4 – Instale o Desktop Editor. Durante a instalação, será solicitado criar uma senha para o banco de dados MySQL (sugiro que use a mesma senha do seu usuário ou root)

sudo apt-get install onlyoffice-desktopeditors

Agora é só usar o Desktop Editor através do seu menu.

É isso aí galera,

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...