Home / Dicas e Tutoriais / Checando a Previsão do Tempo Usando Apenas o Terminal no Linux

Checando a Previsão do Tempo Usando Apenas o Terminal no Linux

Hoje uma dica simples, de como consultar a previsão do clima.

Apesar de podermos fazer isso de várias formas no Linux, como por exemplo, através de widgets como o Screenlets ou o Conky, ou usando applets em sua dock, como vemos no Docky ou no Cairo-Dock. Algumas distros também acompanham apps de clima como vemos no Gnome com o Gnome-Weather ou você pode instalar o “My-weather-indicator”.

Na imagem abaixo podemos conferir a previsão do clima das 3 formas: Na dock (cairo-dock) do lado direito, no widget Screenlet do lado esquerdo e no app Gnome Weather bem grande.

Usando o Terminal

Hoje, vamos de algo menos trivial, e talvez até mais simples do que esses apps, applets e widgets. Trata-se de digitar um comando no terminal e checar o clima.

Isso se faz através do programa/comando para terminal “cURL”. Este comando irá consultar o site web “wttr.in” que fornece as previsões climáticas para o mundo todo. Então usaremos o comando “curl” para ler este website e mostrar seus resultados.

O comando cURL serve para isso, não apenas para este site, mas para diversos outros, já que sua função é transferir dados de sites através de suas URL (endereço).

Instalando o cURL

No Debian, Ubuntu e derivados:

sudo apt-get install curl

No OpenSUSE:

sudo zypper install curl

No CentOS, Fedora e derivados:

sudo yum install curl
sudo dnf install curl

Usando o Comando

Agora que já está instalado, basta usar o comando abaixo. Por padrão ele pega a localização climática mais próxima automaticamente.

curl wttr.in

Muitas vezes o ponto de localização mais próximo não reflete o clima da sua cidade com muita precisão, então nesse caso, você pode definir a cidade que deseja consultar (no meu caso Itu):

curl wttr.in/”Itu”

Outras opções como por exemplo, mudar a unidade de Celsius para outra, ou consultar pelo código de sua cidade você poderá encontrar com o comando:

curl wttr.in/:help

E pegue o guarda-chuva que hoje vai chover!!!

Abraços.

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...