Home / Dicas e Tutoriais / Como Instalar o Unreal Tournament 4 ‘Pre-Alpha Season’ no Linux

Como Instalar o Unreal Tournament 4 ‘Pre-Alpha Season’ no Linux

Olá pessoal, hoje uma dica muito fera para o público gamer que joga no Linux.

Vamos instalar o Unreal Tournament no Linux, sim qualquer distribuição Linux (Isso porque basta baixar e rodar o game). Este game utiliza a premiada engine criada juntamente com ele chamada Unreal Engine, que hoje em dia é plataforma de vários outros games.

Unreal Tournament é um jogo gratuito de tiro em primeira pessoa (FPS), focado em alguns tipos de batalhas entre times, como a Deathmatch (batalha da morte, onde seu time tem que sobreviver ao outro) e batalhas de roubo de bandeira. Geralmente um time é o azul e o outro o vermelho. Você poderá jogar contra a máquina participando de um time com inteligência artificial, ou em um time real entre pessoas ao escolher um servidor onde há pessoas de diversos lugares do mundo conectadas a ele, ou hospedar seu próprio servidor para jogar em sua casa com seus amigos que estiverem com seus equipamentos lá conectados à sua rede.

Esta nova versão “4 Pré-Alpha”, está com gráficos muito bem desenhados e mapas muito bacanas, confira nas imagens abaixo.

unreal-tournament  maxresdefault

ue4-win64-test-2015-09-08-10-45-09-37-1920x1080-661059144

Pré Requisitos de Hardware

Essa informação eu vou ficar devendo. Isso porque não existe no site deles essa informação, e nem mesmo no fórum oficial.

Então basta-me dizer o que a maioria de nós já sabemos, que quanto melhor e mais atual for seu hardware, melhor será a qualidade gráfica do game.

E claro que o bom senso também nos obriga a sabermos que é preciso ter no mínimo um processador Dual Core (Mas Quad Core ou superior é o mais ideal), 4 GB de memória ram, (mas 8 ou superior é o mais ideal), e uma placa gráfica, seja da NVidia, ou da AMD, que seja ao menos de média potência (mas de alta performance é o mais ideal), e um disco rígido Sata é ideal e se for SSH, será ainda muito melhor.

O espaço em disco necessário é de 27 GB que é ocupado depois de instalado, além do download que é de 8 GB.

No meu caso, instalei em um notebook e em um PC de casa, com placas de vídeo médias e em ambos está rodando muito bem. Vou passar a configuração de meu note:

PC de casa

Processador: Core i5 – Quad-core, 2.8 Ghz
Memória Ram: 8 GB
Placa Gráfica: AMD Radeon
HD: 1TB Sata 3

Notebook

Processador: Core i7 – Octa-core, 2.8 Ghz
Memória Ram: 16 GB
Placa Gráfica: NVidia GTX 950M
HD: 1TB SSD

Download

É preciso primeiramente ter uma conta registrada na Epic Games, fabricante do game, então crie ou faça login.

Depois disso basta baixar o arquivo no link abaixo:

UT4 Download

Você será direcionado a esta página e então basta ir até o final dela e clicar em “YES to get the Linux client”, conforme imagem abaixo. Opcionalmente, você poderá baixar mapas adicionais desenvolvidos pela comunidade clicando em “HERE”.

O Download é um arquivo compactado tipo zip e tem o tamanho de quase 10 GB, mas depois de descompactado tem o tamanho de quase 30 GB.

Se você baixar os mapas adicionais você será direcionado e deverá receber uma notificação que terá acesso a esses itens conforme esta imagem:

Instalação

Na verdade, como eu mencionei anteriormente, a instalação é feita simplesmente através da descompactação. Você pode descompactar para o local onde você deseja que o jogo permaneça instalado, ou descompactar no mesmo local de sua pasta de downloads, a escolha é sua. No meu caso, eu tenho uma pasta de Games de Linux instalados, e foi lá que eu movi o arquivo zip e então, o descompactei (e depois apaguei o arquivo zip).

Após o download, basta descompactar o pacote zip, e com o seu gerenciador de arquivos navegar até a pasta descompactada e entrar nas subpastas /Engine/Binaries/Linux/. Aqui basta abrir o terminal (geralmente clicando numa área em branco e escolhendo a opção “Abrir com > Terminal”, ou “Ações > Abrir terminal aqui” ou apenas “Terminal” (isso irá depender de seu ambiente desktop e/ou gerenciador de arquivos.

ut-running1

ut-running2

(Claro que se você for um usuário mais experiente, poderá chegar até a pasta mencionada navegando diretamente pelo terminal, ou seja, abrindo ele e digitado “cd /caminho/da/pasta/Engine/Binaries/Linux/”.

Executando o Game

Para rodar o game é preciso agora se certificar que o arquivo UE4-Linux-Shipping está com permissão de execução como um programa. Pela imagem acima você pode ver que sim, mas se houver dúvidas, basta clicar com o botão direito sobre o arquivo/Propriedades/Permissões e checar a última informação com caixa de seleção “Permitir que este arquivo execute como um programa”. Se a caixa estiver ticada, então está ok. Se for necessário, marque um tique dentro da caixa, ou no terminal digite “chmod + x UE4-Linux-Shipping”.

Agora basta rodar o game pelo terminal:

./UE4-Linux-Shipping UnrealTournament

E entrar com seu login e senha, mas espere…

Obs. Problema para digitar suas credenciais de login.

Descobri que isso é um bug que ocorre quando o game inicia em tela cheia. Para resolver isso, basta iniciar o game da seguinte forma:

./UE4-Linux-Shipping UnrealTournament -windowed

Você pode estar satisfeito em sempre rodar o jogo assim ou pode querer criar um atalho.

Criando um atalho

Uma das coisas que podem facilitar rodar o game é criar um atalho que você poderá ver em seu menu/lançador de aplicativos, em sua dock ou em sua Área de Trabalho.

Para isso, primeiramente, você precisará baixar um ícone para seu atalho. Eu baixei esse do Google mesmo e você pode baixar esse aqui (clicando com o botão direito sobre a imagem, e escolher “salvar a imagem como”).

ut-icon

Agora para criar o atalho, basta abrir seu editor de texto e digitar:

[Desktop Entry]
Name=Unreal Tournament 4
Comment=Unreal Tournament 4
Categories=Game
Icon=/home/caminho-que-vc-salvou-o-ícone/UT-icon.png
Exec="/local-que -vc-descompactou/UnrealTournament/Engine/Binaries/Linux/UE4-Linux-Shipping" UnrealTournament -windowed

Agora basta salvar o atalho onde desejar, com o nome que quiser, e salve na Área de Trabalho por exemplo, e após isso, dê permissão de execução no atalho, novamente basta clicar com o botão direito sobre o arquivo e dar permissão de execução nele, ou um “chmod +x” no arquivo, conforme expliquei anteriormente.

Obs. Se o game não rodar e aparecer um erro.

Se acontecer um erro como “failed to open descriptor file ue4.uproject” como abaixo:

Neste caso, basta editar seu atalho na linha “Exec” para ficar assim:

Exec="/local-que -vc-descompactou/UnrealTournament/Engine/Binaries/Linux/UE4-Linux-Shipping" UnrealTournament -SaveToUserDir -windowed

Da mesma forma você poderá rodar o game com um comando assim:

exec /lugar-que-descompactou/Linux/UnrealTournament/Engine/Binaries/Linux/UE4-Linux-Shipping UnrealTournament -SaveToDir

Obs. Recomendo que este atalho seja copiado e colado em /usr/share/applications, para que esteja disponível nos menus de seu sistema.

Você pode fazer isso abrindo seu navegador de arquivos (Nautilus, Dolphin, Files), como root e colando lá, ou através do terminal com o o comando “sudo cp -r /lugar-onde-salvou/Unreal-Tournament.desktop /usr/share/applications/”. Confira na imagem abaixo).

E pronto, seu atalho estará presente em seu menu e você poderá arrastar ele para a sua dock também (caso use uma).

ut-shortcuts

Agora na próxima vez que quiser rodar basta clicar em um dos ícones. Configure o game conforme desejar, alterando a qualidade dos gráficos de acordo com a potência de sua placa gráfica.

E…tchanammmm.

ut-running3

Boa diversão galera.

 

Abraços,

Cleuber.

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...