Home / Dicas e Tutoriais / Elementary OS Loki com Contagem Regressiva Para o Lançamento

Elementary OS Loki com Contagem Regressiva Para o Lançamento

Bom dia pessoal.

Hoje uma excelente notícia. O Elementary OS Loki está prestes a ser lançado. Dentro de quatro dias, a equipe de desenvolvimento irá liberar o sistema operacional para todos baixarem. E eles colocaram na Home Page do site um contador regressivo para o lançamento. Semelhante ao que fizeram antes do lançamento da versão anterior.

Dia 09 de Setembro às 14:00 hs (horário de Brasília), poderemos ter o sistema disponível!

elementary-os-countdown2

loki-552x616Sobre o Nome Loki

O Elementary OS segue a nomenclatura das versões baseada nos deuses da mitologia nórdica ou germânica.
A versão anterior chama-se Freya, deusa nórdica, do reino de Asgard, relacionada ao amor, beleza e magia.
E agora nesta versão o nome é do deus da mitologia nórdica Loki, meio irmão de Thor, filho de Odin, deus da trapaça podendo assumir a forma que quiser.
Loki foi modernamente muito bem ilustrado pelas comics da Marvel e muito recentemente nos filmes como o vilão da saga Thor e Vingadores.

Sobre o Elementary OS

O Elementary OS é um sistema operacional Linux, baseado na distribuição Ubuntu e esta nova versão do Elementary chama-se Loki e é baseado no Ubuntu 16.04 LTS, que é a última versão estável de longo suporte do Ubuntu. E isso é uma coisa muito boa do Elementary OS visando oferecer estabilidade aos usuários, pois só é lançada baseada nesse tipo de versão LTS do Ubuntu que só é lançada de dois em dois anos.

Outra coisa muito boa sobre os lançamentos do Elementary OS é que os desenvolvedores apenas lançam o sistema quando ele está totalmente pronto e livre de bugs. Por isso, eles não trabalham com cronograma de lançamento, (provavelmente para não ter que assumir uma obrigação de lançar o sistema em uma data marcada ainda que não estivesse perfeito). Por isso acredito que eles lançaram essa contagem regressiva por questões de divulgação apenas, porque o sistema já está pronto.

eos-freya1

Por Que o Elementary OS é Tão Querido?

O Elementary OS ganhou muito gosto popular e rapidamente, não apenas por essas questões que citei acima, mas também por causa do que é desenvolvido e entregue no sistema. Isso é o que tem agradado a muitos. Sim, estou falando de funcionalidades interessantes e um esmero muito grande em todos os detalhes o que torna essa Distribuição Linux uma das mais bonitas que existe.

O eOS (o apelido que os usuários deram à distro) é muito bonita mesmo, logo de cara. Lembra bastante o Mac OS X, porém com sua própria identidade visual, ou seja, possui um próprio tema de janelas, o tema de ícones, tipo de tipografia próprio (fontes elementary), apps próprios desenvolvidos como variações de programas comuns do Linux, mas com melhorias muito úteis, contém um próprio padrão de desenvolvimento de apps e de aparência visual chamado elementary HIG (Human Interface Guidelines), e um próprio ambiente Desktop chamado Pantheon Shell (baseado no Gnome Shell). Tudo feito com muito cuidado oferecendo uma experiência diferente do Ubuntu e outras distribuições Linux populares.

Eles também possuem um próprio conjunto de extra apps feitos para servir como uma luva para o Elementary OS, pois usam o elementary HIG. Se você deseja ver a lista completa destes programas, para analisar e instalar todos, veja as páginas dos projetos: https://quassy.github.io/elementary-apps/apps/.

extra-apps

Melhores Extra Apps para o eOS.

eos freya

Veja também o review do eOS Freya

Conclusão

Ansioso pelo lançamento? Eu também.
Com certeza o Loki vai nos surpreender bastante, só não pode aparecer o Thor ou os Vingadores.

Assim que sair, liberarei um review aqui da Distro.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...