Existem diversas soluções no mercado que oferecem uma suíte de aplicativos de escritório tal como o pacote Office, mas na nuvem. Porém a maioria delas são pagas e não são nada baratas. E também nenhuma é tão boa e gratuita como a premiada solução ONLYOFFICE.
O ONLYOFFICE foi premiado como “O Melhor Sistema de Gestão de Documentos Online” de 2015 e como o “Líder da Categoria” deste ano 2016. Então este produto é realmente coisa séria para sua empresa.
Porque Suíte Office Centralizada e Online?
Imagine as vantagens disso: Em você poder acessar documentos alocados em um único lugar, criar, editar e de forma privada ou colaborativa! Imagine a produtividade de seu escritório trabalhando assim, ao invés de cada máquina possuir diversos documentos que você não conhece e que pode perder, caso o funcionário deixe sua empresa, imagine o risco de perder documentos importantes, caso ele os apague. Agora imagine que você pode ter os documentos dos funcionários centralizados e configurar níveis de permissão a eles, e ter backup também. Imagine a economia que poderia gerar saindo do licenciamento tradicional de um pacote Office e partindo para um escritório completo online, e o melhor que você poderá instalar gratuitamente dentro da sua empresa.
Imaginou?
Então esta é a proposta do produto ONLYOFFICE!
O ONLYOFFICE é uma suíte de aplicativos de escritório e também um sistema de servidor Web para armazenamento, compartilhamento e edição colaborativa de arquivos. Permite que você acesse o conteúdo através de seu navegador web e crie e edite documentos, tais como documentos de texto, planilhas, apresentações e ainda mais, ou faça tudo isso através de apps instalados no desktop que poderão também se sincronizar com seu servidor. Permite que você configure seu sistema e administre contas de usuários, integre seus e-mails, contas do Google Drive e Dropbox e possui um sistema de CRM, módulos de Documentos e Projetos.
Então o ONLYOFFICE é um Pacote Office e um Servidor Web de Pacote Office ao mesmo tempo?
Sim. Exatamente! E um pouco mais, sendo também um gerenciador de projetos, sistema CRM, e Servidor de e-mails se desejar. E diferentemente de outros produtos que já citei aqui, tais como o OwnCloud e Pydio, o Only Office não precisa que você tenha o Apache ou o Lamp completo instalado para funcionar como servidor web, porque ele usa o Nginx como programa de publicador Web. Ou seja, a implantação é bem mais simples, bastando instalar o produto sem a necessidade de configurar um servidor web antes.
ONLYOFFICE GRATUITO = COMMUNITY SERVER
O Community Server é um sistema colaborativo de código aberto gratuito desenvolvido para gerenciar documentos, projetos, relacionamento com clientes e correspondência de e-mail, tudo em um só lugar.
Funcionalidades
- Solução de plataforma cruzada: Linux, Windows
- Gerenciamento de documento
- A integração com o Google Drive, Box, Dropbox, onedrive, OwnCloud
- Compartilhamento de arquivos
- Incorporação de documento
- Gestão de direitos de acesso
- CRM personalizável
- Formulários Web
- Sistema de Notas Fiscais
- Gerenciamento de Projetos
- Gráfico de Gantt
- Milestones, dependências de tarefas e subtarefas
- Controle de tempo
- Relatórios automatizados
- Blogs, fóruns, votações, wiki
- Calendário
- Email Agregador
- Módulo de Pessoas (banco de dados de empregados)
- Mensageiro instantâneo
- Suporte a mais de 20 línguas
Grátis Mesmo ou Pago?
Sim, o ONLYOFFICE é gratuito para download e instalação em seu servidor e desktops.
E o ONLYOFFICE possui também planos para você hospedar seu escritório web na nuvem da ONLYOFFICE em sua versão Enterprise. O que lhe permite economizar com o custo de um servidor local, e lhe permite que seus funcionários criem/editem documentos onde quer que estejam e algumas outras vantagens.
Novidades Bombásticas da Última Versão
Recentemente Nadya Knyazeva, do time de desenvolvimento do Onlyoffice lá na Rússia, entrou em contato comigo para notificar-me dos mais recentes avanços do produto. De acordo com a descrição dela o
ONLYOFFICE também abriu o código-fonte da versão mais recente e traz diversas novidades muito úteis.
Confiram as Novidades.
Agora usuários de Linux tem a vantagem de instalar a nova versão (4.0) open source no seu próprio servidor.
A nova versão do servidor de documentos possui:
- Comentários/bate-papo nos documentos;
- Edição colaborativa rápida, como no Google Docs;
- Modo de revisão;
- Histórico de versão;
- Text Arts;
- Criação, formatação e edição de estilos.
Além disso, agora os editores de documentos do ONLYOFFICE trabalham mais rápido.
O servidor da comunidade foi atualizado para a versão 8.9.0. E agora você pode:
- Convidar qualquer usuário de Internet para um evento do seu calendário;
- Receber convites de outros calendários e respondê-las;
- Usar Address Book para armazenar contatos pessoais;
- Ativar o atendedor de chamadas para enviar automaticamente respostas a mensagens recebidas;
- Criar um contato CRM da conversa via email.
Detalhes: ONLYOFFICE Nunca Foi Tão Open Source Como Agora (Inglês)
Faça download aqui: https://www.onlyoffice.com/pt/download.aspx
GitHub – https://github.com/ONLYOFFICE
QUER INSTALAR?
Então vamos a parte 2!
Parte 2 – Instalação:
Clique na imagem abaixo para ir para o artigo de instalação.
Abraços,
Cleuber