Home / Dicas e Tutoriais / KDE 5.7 Lançado – Confira as Novidades

KDE 5.7 Lançado – Confira as Novidades

Que o KDE é uma dos melhores Ambientes Desktop que existe, isso todos sabem. E desde a chegada de sua versão 5, vieram muitas melhorias.

E agora com a versão 5.7 a equipe de desenvolvimento do KDE apresenta diversas novidades, que você poderá ver no vídeo e na lista passada abaixo pelos desenvolvedores.

Workflows Melhorados

Lista de Ações no KRunner

Em nossa versão anterior nós adicionamos Jump List ações para acesso mais rápido a determinadas tarefas dentro de um aplicativo.Este recurso foi estendido e essas ações também são encontrados através do KRunner agora.

Ir Lista de Ações Em KRunner

Itens da agenda no Calendário

Itens da agenda no Calendário

Plasma 5,7 marca o retorno da visão de agenda no calendário, que fornece uma visão rápida e facilmente acessível de compromissos futuros e feriados.

Arrastando aplicativos para dispositivos de áudio

Arrastando aplicativos para dispositivos de áudio

Muitas melhorias foram adicionadas para o applet de controle de volume: ele ganhou a habilidade de controlar o volume em uma base por aplicativo e permite mover a saída de aplicativos entre dispositivos usando arrastar e soltar. Também implementada é a capacidade de aumentar o volume acima de 100%.

Ícones Mudam de Cor para combinar com o Tema

Ícones Tint para combinar Highlight

Para melhorar a acessibilidade, ícones Breeze dentro das aplicações estão agora tingidas de acordo com o esquema de cores, da mesma forma como ele é feito dentro de Plasma. Isso resolve situações em que nossos ícones escuros padrão agora poderão aparecer melhor em superfícies escuras.

Suporte ao Kiosk Melhorado

O Framework Kiosk fornece métodos para reduzir a habilidade de personalização do espaço de trabalho, a fim de fornecer uma opção ao administrador para que ele impeça que os usuários em uma empresa ou ambiente público de realizar ações ou modificações indesejadas. Plasma 5.7 traz muitas correções acerca de impor tais restrições. Notavelmente, o arranque de aplicações se tornará somente leitura se widgets são bloqueados por meio de políticas de Kiosk, ou seja favoritos são bloqueados no lugar e aplicações já não podem ser editadas. Além disso, a restrição de execução de comandos irá impedir KRunner do mesmo modo começando em primeiro lugar.

Nova bandeja do sistema e Gerenciador de tarefas

A bandeja do sistema foi reescrito do zero para permitir uma base de código mais simples e mais fácil de manter. Embora a sua interface de utilizador só tenha recebido algumas pequenas correções e polimento, muitos problemas causados pela natureza complexa dos applets de miniaplicativo e ícones de aplicativos internos foram resolvidos.

Da mesma forma, a barra de tarefas ganhou um backend completamente reformulado, substituindo o antigo que já tem sido em torno nos primeiros dias da nossa área de trabalho. Enquanto o velho backend tem muitas características adicionais ao longo do período de tempo que foi usado, o novo tem um desempenho notavelmente melhor e podem ser projetados de forma mais limpa e direta que os requisitos eram conhecidos de antemão. Tudo isso irá garantir maior estabilidade e confiabilidade, e à ele também foi adicionado suporte para Wayland, que foi uma das omissões mais visíveis em nossos previews da tecnologia Wayland.

Passos enormes Rumo Wayland

Betty o Fuzzpig Testes de Plasma Wayland
“Betty the Fuzzpig” – Testes do Plasma sobre Wayland

Esta versão traz Plasma mais perto do novo sistema de janelas Wayland. Wayland é o sucessor do sistema de janelas X11 que tem décadas de idade, e traz muitas melhorias, especialmente quando se trata de renderização tear-free e flicker-free (livre de quebras e cintilação), bem como melhorada a segurança. O desenvolvimento de Plasma 5.7 para Wayland foi focada na qualidade do compositor Wayland KWin. Mais de 5.000 linhas de auto-testes foram adicionados ao KWin e outras 5.000 linhas foram adicionadas ao KWayland que agora é lançado como parte do KDE Frameworks 5.

Os fluxos de trabalho já implementados foram estabilizados e são garantidos para funcionar corretamente, com fluxos de trabalho básicos agora totalmente funcionais. Mais fluxos de trabalho complexos ainda não estão totalmente implementados e podem não fornecer a mesma experiência que no X11. Para ajudar a depuração de um novo console de depuração foi adicionado, o que pode ser lançado através KRunner usando a palavra-chave “KWin” e integra funcionalidade conhecida a partir das ferramentas xprop, xwininfo, XEV e xinput.

Outras melhorias incluem:

  • Quando nenhum teclado hardware estiver conectado, um teclado virtual é mostrado em vez disso, trazendo uma experiência convergente suave para tablets e conversíveis
  • O protocolo de sub-superfície é agora suportado o que significa que Configurações do sistema funciona corretamente e não mais erroneamente abrirá várias janelas.
  • Configurações do mouse, como a aceleração do ponteiro, e o touchpad pode ser activado/desativado através de um atalho global. A configuração do touchpad ainda está faltando.

Suporte ao teclado virtual no Plasma Wayland

Live CD / Pendrive

A maneira mais fácil de experimentá-lo é subir uma imagem gravada em um CD ou Pendrive. Você pode encontrar uma lista de Live Images com Plasma 5 no KDE Community Wiki.

Pacote Principal

Distribuições criaram, ou estão em processo de criação, pacotes listados na nossa página de wiki.

Fonte downloads

Você pode instalar Plasma 5 diretamente da fonte. Do KDE
Na wiki da comunidade tem instruções para compilá-lo.
Note-se que Plasma 5 não co-instala com Plasma 4, será necessário desinstalar versões mais antigas.

Conclusão

Logo essa atualização chegará a maioria da Distribuições Linux que fornecem suas imagens com KDE também. Até lá, podemos apenas torcer para que isso aconteça logo, ou os mais apressados, podem baixar e testar a imagem para ver de antemão os avanços.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...