Home / Dicas e Tutoriais / Melhor Antivírus de 2016 – Primeiro Semestre

Melhor Antivírus de 2016 – Primeiro Semestre

Existem muitas empresas que fabricam produtos de antivírus para o seu PC com Windows e empresas que utilizam Windows em seus PCs, e que procuram fazer um produto que realmente nos proteja de tantos ataques. E sabemos que as opções de produtos gratuitos não trazem a mesma proteção que as soluções pagas.

Os produtos pagos, oferecem não apenas proteção a um número maior de ameaças, como também diversos tipos de proteção diferentes, por isso são considerados suítes de proteção, pois possuem diversos módulos de proteção e o de antivírus/antispyware é apenas um deles.

Outros módulos geralmente incluem web reputation (bloqueia a comunicação com sites contaminadores), firewall (protege seu sistema contra ataques à portas de rede), anti-phishing (protege contra armadilhas que conduzem o usuário a instalar um malware clicando em um link, por exemplo), proteção por heurística (a inteligência artificial detecta uma ameaça pelo comportamento de um programa), proteção do e-mail, proteção através de IDS (intrusion Detection System, protege contra tentativas de intrusão), e outros mais, garantindo proteção pró-ativa, impedindo que a ameaça chegue ao seu sistema e contamine-o.

Caso o sistema tenha sido contaminado, estes softwares possuem outras funcionalidades para limpar arquivos infectados, excluir o malware e/ou colocar o malware na quarentena. Mas o ideal é que a proteção pró-ativa não deixe que um malware chegue a esse ponto.

Dentre as principais marcas, estão:

av-tests6

 Mas quais destas marcas são realmente efetivas na proteção e combate a estas ameaças?

Aqui vamos ver resultados de testes de algumas soluções de mercado, realizados por uma organização que fornece um relatório semestral com os resultados, chamada AV-Comparatives.

 

av-tests7

Então, aqui não há informação baseada em opinião, e sim, apenas resultados.

Você poderá conferir estes dados em av-comparatives.org para ver e os gráficos, ou baixar lá os relatórios completos em formato pdf.
Eu porém irei exibir apenas os dados mais importantes para este artigo.

Dezenas de Milhares de malwares são usados nos testes.

Análises Que Usaremos

1 – Real World Protection
2 – File Detected
3 – Heuristic Behavior
4 – Antiphishing
5 – False Alarm
6 – Performance

Vamos Aos Relatórios

1 – Real World Protection Test

Este provavelmente é o teste mais importante, pois testa o nível de proteção do produto no geral com todas as suas funcionalidades ligadas e não individualmente.
Este teste contém relatórios completos de ensaio dinâmico do produto a longo prazo.
Estes testes avaliam as capacidades de proteção do “mundo real” das suítes de antivírus, com configurações padrão (incluindo todos os recursos de proteção).

Este “Teste de proteção Real-World” foi premiado e reconhecido pelo “Standortagentur Tirol” e “Award Cluster para a inovação em ciência da computação” e pelo “Governo austríaco” em 2012 e recebeu o “Award Constantinus” em 2013.

E o top 5 foi:

1 – BitDefender
2 – ThreatTrack Vipre
3 – Trend Micro
4 – F-Secure
5 – Kaspersky

real-world

2 – File Detected Test of Malicious Software

Cuida de mostrar a taxa de detecção de malwares por produto, incluindo a taxa de falso positivos (que são quando o software de antivírus detecta uma ameaça que na verdade não é um malware).
Este é para análise de vírus de arquivo e não entra detecção por heurística (comportamento) aqui.

file-detect

E o Top 5 foi:

1 – AVIRA
2 – Kaspersky
3 – Bitdefender
4 – BullGuard
5 – Emsisft

 

3 – Heuristic Behavior Test

Trata de analisar a capacidade do software de antivírus usar Inteligência Artificial para detectar ameaças pelo comportamento de um software em execução, mesmo que ele não esteja catalogado como malware e o antivírus não o tenha detectado como tal. Neste caso, se algum software em execução se comporta como um malware (usa portas de rede como um, explora o sistema como um e etc), o antivírus protege o computador contra ele.

heuristic

E o Top 5 foi:

1 – Bitdefender
2 – F-Secure
3 – eScan
4 – Kaspersky
5 – BullGuard

4 – Antiphishing Test

Trata de impedir que o usuário receba ameaças do tipo Phishing, que são armadilhas, induzem o usuário a uma ação que ele pensa ser legítima, como um e-mail com um link de um banco, mas na verdade o link instala um vírus.

anti-phishing

Os melhores foram:

1 – Kaspersky
2 – Fortinet
3 – Bitdefender
4 – Trend Micro
5 – ESET

5 – False Alarm Test

Este teste analisa apenas quantas ameaças detectadas na verdade não eram ameaças. Este engano cometido pelo software de antivírus é chamado de “falso positivo”.
Uma observação muito importante é que um programa antivírus que não detecta muito bem as ameaças, também poderá não detectar bem falsos positivos (por não detectar bem nada), com algumas exceções, pois há marcas que detectam bem as ameaças, e não cometem tantos enganos com falsos positivos (como a Trend Micro por exemplo).
Porém, nem todas as marcas que foram bem nesse teste, são marcas que podem oferecer alto nível de proteção. Já marcas que detectam demais falsos positivos, provavelmente protegem bem seu sistema, mas precisam de ajustes pelos desenvolvedores para não cometerem tantos enganos. O melhor deste teste é usá-lo juntamente com o “Real World Protection” e “File Detect Test” para saber se uma marca que protegeu bem contra ameaças, e cometeu poucos enganos. Também pode-se julgar em primeiro olhar que o meio termo aqui seja aceitável (entre sétimo e décimo quarto lugar).

false-alarm

Neste caso os “melhores” foram:

1 – ESET
2 – Trend Micro
3 – McAfee
4 – BullGuard
5 – eScan

E os piores foram:

1 – Avast
2 – Microsoft
3 – Fortinet
4 – AVG
5 – Avira

6 – Performance Test

Estes testes avaliam o impacto do software anti-vírus no desempenho do sistema, como programas em execução em segundo plano – como software de proteção antivírus em tempo real – e quanto usam em porcentagem, os recursos do sistema. Ou seja se o software é muito “pesado”.

performance

Os melhores (usam menos recursos da máquina):

1 – AVIRA
2 – ESET
3 – Bitdefender
4 – Kaspersky
5 – Avast

Os piores (usam mais recursos da máquina):

1 – Trend Micro
2 – Microsoft
3 – Tencent
4 – Lavasoft
5 – Fortinet

false-alarm

 

Resultado Final

Vou reforçar aqui que o teste Real World Protection, é o principal teste e o resultado dele é o que deve trazer o ranking de melhor antivírus.
De acordo com esse relatório o ranking é o seguinte:

results-realworld

Porém, se analisarmos quantas vezes as marcas aparecem em todos os testes, temos um resultado quase parecido, mas que também precisa ser levado em consideração.

results

top-five3

Obs. Coloquei o número de aparições na coluna ao lado, mas vale lembrar que as três primeira colunas referem-se a testes mais relacionados com proteção em geral (Realworld, File Detect, Heuristic), então eles devem pesar mais no veredito, por isso coloquei os vencedores nessa ordem (levando em conta também o peso do teste).

Conclusão

Existe uma “dança” entre as 5 principais marcas que você viu aqui, e elas trocam de lugares mensalmente, mas geralmente estão entre os 5 melhores e já receberam muitos prêmios de qualidade por suas capacidades protetoras. Levando em consideração testes mensais e os trimestrais também, quem venceu foi a marca Bitdefender, que eu posso considerar já a melhor suíte de proteção de 2016.

No final do ano, postarei o resultado do segundo semestre e o resultado final de melhor do ano, mas pelos resultados contidos aqui, você já poderá confiar nessas marcas vencedoras e adquirir um programa de proteção que lhe atenda bem de acordo com suas necessidades (pois você pode levar em consideração os fatores presentes em cada teste separadamente, como por exemplo, melhor performance, caso tenha uma máquina não muito potente).

Bom pessoal, é isso aí.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...