Home / Dicas e Tutoriais / ONLYOFFICE Agora Possui Versão Desktop
onlyoffice7

ONLYOFFICE Agora Possui Versão Desktop

Olá pessoal,

Hoje recebi uma notícia interessante diretamente da Nadya Knyazeva, do time de desenvolvimento do Onlyoffice. A notícia é que o Onlyoffice agora possui versão para Desktop, para Windows, Mac e Linux.

Sobre O ONLYOFFICE

O ONLYOFFICE é uma suíte de escritório online na nuvem, e você pode utilizá-lo para uso pessoal, ou pode escolher um plano para criar seu escritório online para a sua empresa. Tudo na nuvem o que traz uma série de benefícios, tais como, maior segurança já que você não corre o risco de perder seus documentos, controle de tudo o que sua empresa produz, trabalho colaborativo entre grupos de usuários, conforme você definir, confidencialidade e etc.

A suíte permite a criação de documentos de texto, planilhas, apresentações através de acesso via navegador, já que é uma aplicação web. Na versão corporativa, você ainda pode ter um sistema de CRM, e servidor de e-mails e outras ferramentas.

Também publiquei anteriormente como instalar um servidor local do Onlyoffice em sua empresa e como criar contas de usuários para que os usuários internos acessem via navegador e criem e trabalhem em seus documentos, de forma gerenciada e centralizada.

Hoje a dica é para instalar a versão Desktop do Onlyoffice.

O produto agora lançou um aplicativo que independe do navegador e de internet, ou seja, uma aplicação offline, mas que pode sincronizar com a nuvem também.

O produto é multiplataforma, ou seja, você pode baixá-lo e instalá-lo no Windows, Mac, e Linux.

Instalação

Obs. O pacote de instalação é chamado de “Desktop Editors”.

Instalando no Windows ou Mac

Basta baixar o pacote e instalar da forma tradicional.

Onlyoffice-mac Onlyoffice-windows

Instalando no Linux

Por enquanto o produto tem pacotes apenas do tipo Deb, (instalável no Debian, Ubuntu e derivados), mas em breve eles lançarão no formato RPM também.
Você pode baixar o pacote deb através do botão aqui abaixo e instalar normalmente.

Linux – Pacote DEB

Mas é possível fazer a instalação no Linux através da adição de repositório que é muito mais recomendável, já que o produto sempre estará sendo atualizado juntamente com o sistema.

Instalando Desktop Editors Via Repositório

A melhor opção é adicionando o repositório para instalar. Vamos fazer isso através destes 4 passos usando o terminal:

1 – Baixe e instale a chave GPG:

sudo wget http://download.onlyoffice.com/repo/onlyoffice.key
sudo apt-key add onlyoffice.key

2 – Agora adicione o repositório do Desktop Editors:

sudo echo "deb http://download.onlyoffice.com/repo/debian squeeze main" | sudo tee -a /etc/apt/sources.list

O pacote foi construído sobre o Debian Squeeze, e por isso ele é compatível com diversos derivados do Debian, incluindo Ubuntu e derivados.

3 – Atualize o cache do gerenciador de pacotes

sudo apt-get update

4 – Agora você pode instalá-lo facilmente com o seguinte comando:

sudo apt-get install onlyoffice-desktopeditors

Usando o ONLYOFFICE

Em Qualquer Sistema Operacional

Para começar a usar, basta abri-lo através de seu menu de programas, no Windows, no Menu Iniciar, no Mac no Spotlight e no Linux, no menu de programas ou na Dash do Ubuntu digitando “Desktop Editors”.

onlyoffice2

Se for para uso pessoal, escolha a opção Home.

onlyoffice5

 

Agora basta começar a usar!

onlyoffice8

Repare que você poderá criar três tipos de documentos: Documento de texto, Planilha e Apresentação. E também poderá abrir um documento local, conectar com um servidor, ou criar seu próprio portal.

Criando Documento de Texto, Planilha e Apresentação.

Obs. Altere o idioma para português do Brasil, usando no botão no rodapé.

onlyoffice7

onlyoffice6

onlyoffice3

Criando o Próprio Portal e Conectando o Aplicativo Nele (Opcional)

Neste caso, se você quiser criar um portal e sincronizar seus documentos com ele na nuvem, basta clicar no botão “Create Portal”, conforme imagem abaixo. O portal é gratuito, mas você pode escolher um plano pago se quiser, o que lhe dará mais opções de configurações, como colocar o logo da sua empresa entre outras coisas. Se quiser experimentar a versão paga, tem um período de testes gratuito de 30 dias. Depois desse prazo, se você não gostar ou não quiser usar, poderá voltar para seu plano gratuito.

onlyoffice4

E então você será direcionado a uma página para criar seu portal na nuvem. Basta preencher os dados que estará feito.

onlyoffice-account

Agora, portal criado!

onlyoffice-web

Conectando ao Seu Portal

Feito isso, basta voltar ao aplicativo e clicar em conectar-se, e entrar com seu nome de usuário e senha.

portal2

Pronto, conectado com sua nuvem pessoal.

portal3

Conclusão

Seja para seu escritório na nuvem ou local, o ONLYOFFICE se mostra muito bom para criar, salvar e sincronizar documentos e com diversas vantagens como o trabalho colaborativo de acordo com os grupos e permissões que você criar e tudo pode ser gerenciado facilmente no portal.

É isso aí pessoal,

Abraços,

Cleuber

Share

About cleuberadmin

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

2 comments

  1. Os acentos não estão pegando na versão desktop, na versão online eu consigo acentuar. Existe algo que pode ser feito para reverter isso?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

eos-loki-final-8

Elementary OS 0.4 Loki Lançado – Baixe Agora!

Olá pessoal. Depois de uma angustiante ...