Home / Dicas e Tutoriais / 10 Distribuições Baseadas no Arch Linux

10 Distribuições Baseadas no Arch Linux

Olá pessoal, hoje eu gostaria de falar um pouco sobre as principais Distribuições baseadas em Arch Linux.

O artigo é do site Linux Descomplicado e é muito completo, e por isso, estou repassando o artigo aqui na íntegra, e agradecendo ao Linux Descomplicado, especialmente ao seu fundador e autor do artigo, Ricardo Ferreira.

Introdução

O Arch Linux (ou apenas Arch) é uma distribuição desenvolvida de forma independente. Segundo o site oficial, ela tem como propósito geral ser uma distribuição versátil; cujo desenvolvimento é focado na simplicidade, minimalismo e no código elegante. Por focar nisso, muitos usuários estranham o fato do Arch ser disponível, inicialmente, apenas na linha de comando (“tela preta”). Mesmo assim, possui diversos adeptos no mundo. Portanto, por conter características e princípios fundamentais da filosofia GNU – liberdade para usar, instalar e configurar como bem desejar – o Arch Linux vem ganhando diversos trabalhos adeptos que se baseiam na sua arquitetura. Assim, tal como o Ubuntu Linux, existem também várias distribuições que derivam do Arch Linux.

O Arch Linux foi fundada por Judd Vinet, em meados de 2002, e é otimizada para processadores i686/x86-64. Além disso, o Arch Linux não possui versões (como o Ubuntu, por exemplo). Pois é, uma distribuição rolling release, ou seja, o sistema é atualizado continuamente. Você obterá acesso às novas versões simplesmente mantendo o sistema atualizado através do gerenciador de pacotes. Isso permite que o usuário tenha um sistema sempre atualizado e com novos pacotes.

QUER SABER MAIS ?!

ENCONTREI NA REDE

Então, se você gostou da proposta do Arch Linux, mas ainda não está disposto para encarar um sistema como esse. E gostaria de ter contato com distros Linux mais visuais (gerenciadores e janelas gráficas), sem perder a essência do sistema Arch; você precisa conhecer essas 10 distribuições Linux, totalmente, baseadas no Arch Linux.


1 – ARCHBANG

ArchBang Linux é uma distribuição super leve – recursos gráficos mínimos. Utiliza o gerenciador de janelas Openbox , é rápido , e é adequado tanto para sistemas desktop quanto para portáteis .

SITE OFICIAL

Fonte imagens


2 – ANTERGOS

Antergos é um sistema operacional moderno, elegante. Ele começou a vida com o nome de Cinnarch, uma mistura do ambiente gráfico Cinnamon com a distribuição Arch Linux. Contudo, o projeto alterou seus objetivos iniciais e agora oferece uma escolha de vários desktops, incluindo GNOME 3 (por padrão), Cinnamon, Razor-qt e Xfce. Além disso, o Antergos inclui seu próprio método de instalação via interface gráfica.

Fonte Imagens


3 – CHAKRA

Chakra GNU/Linux é uma distribuição poderosa originalmente. Ela possui um instalador gráfico, detecção automática de hardware e configuração, a última versão do desktop KDE, e uma variedade de ferramentas e extras.

SITE OFICIAL

Fonte Imagens


 4 – BRIDGE LINUX

Bridge Linux é uma distro voltada para desktops. Ele vem com as quatro opções de escolha: GNOME , KDE, LXDE ou Xfce . Ao contrário do Arch, Bridge Linux  vem em um dos ambientes de desktop gráficos disponíveis e fornece um conjunto pré-instalado de aplicações, as mais comuns; disponível a partir de repositórios do Arch Linux.

SITE OFICIAL

Fonte Imagens


5 – MANJARO LINUX

Manjaro Linux é uma distribuição GNU/Linux baseada nos pacotes estáveis do Arch Linux, tornando-o 100% compatível com essa distribuição. É desenvolvida de forma independente por uma equipe da Europa (Áustria, Alemanha e França). O objetivo dele é oferecer uma alternativa simples aos usuários que gostam das características do Arch Linux (usuários mais avançados) como a sua velocidade, os seus pacotes sempre atualizados, a sua leveza e o seu princípio Rolling Release. Além do mais, essa distribuição apresenta um visual moderno e agradável, com um instalador simples. Por fim, Manjaro é adequado para recém-chegados, bem como usuários experientes no Linux.

Fonte Imagens


6 – BBQLINUX

O BBQLinux é uma distribuição Linux, baseada no Arch Linux. Tem como principais características:  o LightDM como gestor de logins, tem o seu próprio instalador gráfico, chamadobbqlinux-installer. Além disso, vem com o Android SDK pré instalado e o Yaourt pré-instalado (gestão de pacotes AUR). A instalação é muito simples, ao estilo do Ubuntu. Disponível uma versão LiveCD. Por fim, o ambiente gráfico Mate como opção.

SITE OFICIAL

Fonte Imagens


7 – PARABOLA GNU/LINUX

Parabola GNU/Linux tem como objetivo proporcionar uma distribuição totalmente livre com base nos pacotes do projeto Arch Linux (mesmo sendo considerado variante não-oficial). O objetivo é oferecer aos usuários controle total sobre seu sistema. Parabola GNU / Linux é oferecido pela Free Software Foundation (FSF) como uma distribuição de software totalmente gratuito.

SITE OFICIAL

Parabola-2012-10-17-Is-Based-on-Linux-Kernel-3-6-2-2

Parabola-2012-10-17


8 – POLIARCH

PoliArch é um GNU / Linux usada para a gestão, a manutenção e recuperação do computador. O objetivo do PoliArch é fornecer uma maneira rápida e fácil de realizar a gestão de negócios / administração no computador, tais como a criação e edição de partições do disco , backup e restauração de dados, a possibilidade de acesso aos documentos de um sistema deixa de funcionar. O sistema vem com vários softwares, pré-instalados.

SITE OFICIAL


9 – ARCH ASSAULT

O Projeto ArchAssault visa oferecer recursos para os Pentesters (hackers éticos) e profissionais de segurança . Em linhas gerais, todos aqueles que, de alguma forma, lidam com sistemas Linux. Obviamente , o benefício aqui é que aqueles que gostam de usar o Arch Linux; possam trabalhar com técnicas de segurança usando uma distro específica para este fim.

SITE OFICIAL


10 – BLACKARCH

BlackArch Linux é projetado para Pentesters e pesquisadores de segurança . É fornecido com vários gerenciadores de janelas leves , incluindo Fluxbox  e o Openbox. Ele vem com mais de mil ferramentas especializadas para testes de penetração e análise forense.

SITE OFICIAL

About cleuberadmin

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

5 comments

  1. Faz um ano e meio que fiz a troca do Linux Mint pelo Manjaro/Cinnamon no meu pc master.
    Após muitos anos usando derivados do Debian,optei pelo Manjaro por sua velocidade e o enorme
    poder de customização e configuração.
    Abç

  2. Airton Quinello Junior

    Boa noite Cleuber! Sou novo no mundo do Linux, comecei com o elementary OS, passei pelo Ubuntu, Fedora, Debian, e fui experimentando…
    E algo que sempre fiz no decorrer deste tempo foi passar por aqui no seu site para pegar dicas! Digo sinceramente, este site é realmente muito bom! Parabéns, pois o conteúdo é excelente! E olha que procurei coisas sobre Linux hein…
    Mas algo que gostaria bastante era de experimentar o Arch Linux! Tenho a imagem dele em DVD-R e tentei instalar, mas cara, é bem complicado!!!
    Ainda mais para um novato! Sei que ele não é bem uma distro para iniciantes, e pelo visto, você tem de configurá-lo inteiro na unha, mas você poderia me passar um tutorial para instalá-lo de maneira básica na minha máquina?
    Acho que seria muito bom, principalmente porque nesse mergulho mais profundo no Linux, tenho certeza de que além de aprender mais, me apaixonaria mais ainda por esse sistema, pois o que não faltam são elogios sobre esta distro (o Arch!)!
    É… Está ficando cada dia mais difícil, para mim, voltar para o Windows…

    Espero que possa me ajudar!
    Desde já, muito obrigado e um grande abraço!

    • cleuberadmin

      Poxa Airton, que depoimento. Obrigado pelos elogios e por suas visitas ao site.
      Sabe, eu não coloco artigos o tempo todo no site, pois trabalho normalmente em meu emprego, e cuido de minha família também, mas gostaria de colocar artigos com mais frequência aqui.
      Mas o que eu coloco são coisas que eu mesmo testo e uso pegando prints para criar os tutoriais com o maior capricho possível.
      Eu também acho que o Arch dá trabalho para instalar do zero, já fiz uma vez, mas não ficou bom…kkk.
      Agora eu uso uma Distro baseada em Arch que já vem pronta.
      Trata-se do Apricity OS (http://www.cleuber.com.br/index.php/2016/02/12/linux-apricity-os-review).
      Em breve tentarei instalar o Arch do zero e farei um post aqui também.
      Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

openSUSE e Fedora Integrados ao Windows e Ubuntu na Windows Store

Bom dia galera. Hoje, estou repassando ...