Home / Dicas e Tutoriais / Linux Deepin 15 Lançado – Confira as Novidades

Linux Deepin 15 Lançado – Confira as Novidades

Olá pessoal,

Estou de volta com o primeiro post do ano hoje e com uma novidade interessante.

Trata-se do chinês Linux Deepin. Sim, esta distro que cativou muita gente pela sua aparência elegante e boas funcionalidades.

Fiz um review da versão 14.3 que era muito legal (creio que até mais legal que esta).
E pouca coisa mudou desde então, alguns refinamentos nas caixas de diálogos, e detalhes do tema de ícones e no tema das janelas. As maiores mudanças são internamente, pois agora ele é baseado em Debian Jessie (e não mais em Ubuntu) e tem a versão mais nova do Kernel Linux.

A ISO de instalação do sistema possui 1.8 GB, então o sistema fica no meio termo entre um enxuto e um repleto de programas para todos os usos, o que eu acho bom já que não adianta baixar um sistema de 8GB com mais de 200 programas se o usuário não irá usar tudo, e também porque tendo um sistema mais enxuto, o usuário quando quiser, poderá adicionar os programas que desejar.
Então, acredito que ele traz um conjunto bom, essencial e equilibrado de softwares, porém sem jogos, que fica à escolha do usuário instalar depois.

Veja como está:

deepin2015-default
como pode-se perceber, mudou pouca coisa em relação a versão anterior 14.3

Os pontos fortes dela em geral são:

Aparência e Funcionalidades

  • Tema de ícones próprio e muito bacana por sinal;
  • Dock próprio com ícones;
  • Lançador de aplicações próprio em tela cheia na Dock, tal como a Dash do Ubuntu ou o da Apple;
  • Visualização de diversos aplicativos abertos, tal como o Mission Control da Apple, ou o Spread Windows do Ubuntu;
  • Hot Corners, como o da Apple, do Ubuntu (através do compiz), ou do Elementary OS;
  • Um ambiente desktop próprio chamado Deepin shell
  • Central de configurações que fica em uma barra lateral do lado direito quando acionada,

Pacote de Wallpapers

Embora não seja um item essencial, pois você pode colocar seus próprios wallpapers quando quiser, todos nós ficamos ansiosos para checar os novos wallpapers quando sai uma versão nova do sistema operacional. E existem algumas distros que não tem muito bom gosto na hora de fornecer um bom conjunto de wallpapers do sistema. Já outras, nos dão um colírio para nossos olhos com belas coleções de wallpapers para ninguém botar defeito. Puro “eye candy”.

No caso do novo Deepin, eu daria uma nota 8, pela beleza dos wallpapers, conjunto equilibrado, misturando paisagens da natureza, arquitetura e alguns desenhos vetorizados.
Só não dou 10, pois o wallpaper padrão não mudou, e acho que a coleção poderia ser maior, pois contém apenas 15 wallpapers.

Eles foram escolhidos através de um concurso de Wallpapers promovido pela Deepin e com alguns prêmios interessantes para os vencedores.
Você pode checar online os wallpapers enviados pelos usuários e os vencedores. Eu entrei no site e baixei os wallpapers que estão no sistema e muitos outros bacanas que encontrei na exposição do site. O link é o seguinte:

http://www.deepin.org/2015/wallcon/

wallpaper-hottest

Se você já instalou o Deepin e não achou os wallpapers na localização padrão das outras distros (/usr/share/backgrounds), não se preocupe.
A pasta dos Wallpapers do Deppin fica na seguinte localização: /user/share/personalization/themes/deepin/wallpapers

Caso queira copiar para sua pasta de imagens, basta dar o seguinte comando:

sudo cp /user/share/personalization/themes/deepin/wallpapers/* ~/Imagens/

Como as imagens estão protegidas por estarem em subpastas da raiz, e virem de lá, rode o comando para alterar a permissão delas após copiá-las:

sudo chmod 777 ~/Imagens/*

Mas se ainda não instalou e quiser já baixar os wallpapers do Deepin, veja a galeria abaixo (eu dei uma reduzida e otimizada no tamanho sem perder qualidade com o Riot):

Apps Próprios

Deepin Store, Deepin Music Player, Deepin Movie, Deepin Terminal, Deepin Screenshot, Deepin Boot Maker e o novo Deepin User Feedback (app para enviar seu feedback aos desenvolvedores do Deepin).

Ele também vem com alguns outros apps, tal como o Navegador Web Chrome, Cliente de e-mail Mozilla Thunderbird (que é fantástico), e o WPS Office, sim um excelente pacote Office que é chinês também e mais alguns acessórios padrão como, calculadora, editor de texto, instalador de pacotes Gdebi (muito útil), o editor de partições GParted, e alguns outros. Segue um print da coleção completa.

deepin apps

Por Baixo do Capô

  • Baseado em Debian Jessie – O que dá muita estabilidade à distro.
  • Kernel 4.2.x – Fornece o que há de melhor em desempenho e compatibilidade com os dispositivos de hardware mais modernos, especialmente as placas de vídeo NVidia e AMD.

deepin-debian2

Os pontos fracos em geral são:

Taxa de download – Resolvido depois de mudar o Mirror

Este eu não poderia deixar de achar muito ruim, pois é um ponto negativo forte, pois tanto para baixar a ISO, como para rodar um update é um “parto”, devido a taxa de upload que os chineses disponibilizam. Eu mesmo tive que baixar a ISO do Distrowatch, pois pelo site oficial do Deepin levaria 2 dias. Já o primeiro update do sistema levou cerca de 1 hora e 30 minutos, para baixar apenas 160 MB de atualizações. Fica portanto muito complicado manter uma distro atualizada com uma taxa tão baixa de download.

Mas desde a versão 2014, o Deepin forneceu a escolha de mirrors, para alterar o servidor de download dos updates, tendo um mirror disponível em diversos países. Eu já tratei de alterar o meu aqui para São Paulo. Faça isso através do Centro de Controle > Informações do Sistema > Atualizar, e altere o servidor e atualize. Daí os downloads funcionam melhor.

deepin mirror2

CrossOver não está mais presente

deepin-crossover

Eu havia comentado na minha análise do Deepin 14, que um dos pontos fortes era que o Deepin vinha com um bom emulador de programas para Windows chamado CrossOver, e que é um programa proprietário e pago, mas devido a parceria que eles fizeram com a Codeweavers, empresa que desenvolve o CrossOver, ele vinha de graça no sistema. Bom, agora ele não vem mais. Ainda não sei o motivo, mas pode ser porque os desenvolvedores não querem mais o sistema sendo disponibilizado gratuitamente ou porque o Deepin quis manter seu sistema inteiramente open source. Mas seja lá qual for o motivo, ele não estará mais presente nesta distro.

Mas isso não é um problema muito grande, visto que se você ainda precisar emular algum programa de Windows neste Linux, basta instalar o Playonlinux, que tem a mesma função do CrossOver e usa o Wine como motor.

Tela de Login Sem Animação

Quem se lembra da tela de login da versão anterior sabe que ela era muito legal e diferente das telas de login de outros sistemas devido a animação ao estilo Star Wars.
Pois é, agora não tem mais, tendo seu fundo estático agora. Não entendi o porquê do downgrade, mas tudo bem.

Agora, ficou “so boring”…

deepin login

Não Funciona Muito Bem em Máquina Virtual

No Deepin 2014, durante a instalação em máquina virtual, ele avisava que ele não rodaria tão bem em ambiente virtualizado e que o melhor mesmo seria instalá-lo em máquina física.
Já no 2015 eu não vi este aviso durante a instalação, mas deu para perceber alguns problemas com o ambiente desktop deles rodando-o no Virtualbox, {e mesmo com o pacote “Adicionais para Convidado” do Virtualbox instalado dentro do Deepin (que é um pacote de aplicações que funcionam como drivers virtuais para o Linux rodar bem no Virtualbox)}.
O fundo da tela ficou preto e deu fragmentos na tela ao apagar um arquivo eu havia salvo na área de trabalho. (repare no canto superior esquerdo).

deepin-debian

Baixe Já

Deepin 2015 – 64bits Download

Conclusão

Acredito que possa ser uma boa distro para teste e avaliação e com certeza um concorrente de peso ao Ubuntu, Mint, Elementary e outros que seguem a mesma linha. Ele fornece uma mescla do que há de mais moderno por causa da versão do kernel, funcionalidades interessantes, presentes em outros Linux como o Elementary OS e Ubuntu, como seu lançador, dock, hotcorners, visualização multitarefas e etc, e com a estabilidade fornecida pelo Debian. Sua roupagem é muito bonita com seu tema de ícones, wallpapers, e tela de login. Ainda é um sistema muito novo e creio que ainda irá amadurecer e melhorar durantes os próximos anos.

Se quiser ver um review mais completo do Deepin baseado na versão 14.3, confira aqui: review da versão 14.3

É isso aí pessoal,

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

4 comments

  1. Que coisa linda!! Blog muito bom!!

  2. Cara, eu fui fazer o download e demorou umas 20 horas, e quase no final deu erro. Fiquei muito puto e tinha até desistido de baixar novamente, mas ai eu vi no próprio site tinha um link para uma iso que você baixava no servidor de São Paulo, ai escolhi esse e demorou umas 3 horas pra baixar! To usando ele como distro principal, bem bacana.

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...