Home / Dicas e Tutoriais / 8 Comandos Para Personalizar Seu Mac OS X

8 Comandos Para Personalizar Seu Mac OS X

O uso de comandos no Terminal do Mac OS X parece reservado a usuários avançados, aqueles que desejam (e sabem) realizar operações complicadas. O temor dos menos experientes não é infundado, já que ativar ou desativar alguns recursos pode afetar o funcionamento de todo o sistema. O truque é ter cuidado e usar os comandos corretos, como estes oito que foram testados no OS X Mavericks e que ajudam a personalizar seu Mac.

Mude a posição da Dock

Nas preferências da Dock existe a opção de movê-la para a esquerda ou a direita, além de deixá-la na parte inferior da tela. Mas, além dessa posição, o sistema permite alinhá-la a um dos cantos do lado escolhido, como é possível ver na imagem de exemplo. O comando para isso é o seguinte:

defaults write com.apple.dock pinning -string end && killall Dock

Nesse comando, end alinha a Dock ao limite inferior ou à direita, no caso de ela estar posicionada na horizontal. Troque end por start para fazer alinhamento superior ou à esquerda ou por middle, para centralizá-la no espaço, que é sua configuração padrão.

Foco em uma janela

Em algum momento dos estudos ou do trabalho pode ser interessante focar a atenção em um único aplicativo ou simplesmente não ter mil janelas abertas na tela. Uma forma de conseguir isso com o OS X é usar o Single Mode Application, acionado da seguinte forma:

defaults write com.apple.dock single-app -bool true && killall Dock

Para reverter esta função, use o mesmo comando, trocando true por false.

Adeus, Dashboard!

Vamos falar a verdade: a Dashboard não é muito útil no dia a dia. Por isso, se você não quiser mais usar a tela de widgets nem acessá-la sem querer com gestos do mouse ou trackpad (arrastando a tela com três dedos no Macbook, por exemplo), basta usar um simples comando.

defaults write com.apple.dashboard mcx-disabled -boolean true

Troque a opção true por false nessa linha de comando se quiser a Dashboard de volta.

Dock mais rápida

Se você não gosta da pequena animação sempre que precisa acessar a Dock, há duas formas de resolver isso. Para fazer com que a barra apareça mais rapidamente, caso ela esteja no modo de ocultação automática, use este comando:

defaults write com.apple.dock autohide-delay -float 0 && killall Dock

Para reverter a opção, escreva defaults delete com.apple.dock autohide-delay && killall Dock no Terminal.

Sem Central de Notificações

Se a Central de Notificações não é útil para você, a forma de remover aquele atalho no canto direito da tela e também de acabar com os alertas que ela exibe é escrever o comando a seguir no Terminal.

launchctl unload -w /System/Library/LaunchAgents/com.apple.notificationcenterui.plist && killall Dock

Para ter o recurso de volta, repita o comando e substitua a palavra unload por load.

Livre-se das janelas

Sempre que o Quicktime e a Pré-Visualização são executados, os últimos arquivos acessados são reabertos. Esse comportamento pode ser útil para quem trabalha muito com um mesmo arquivo, mas, em outras situações, só retarda a abertura dos aplicativos, além do risco de incomodar ou confundir ter várias janelas abertas. Há uma forma simples de resolver isso: no Terminal, use os comandos abaixo para impedir que estes apps carreguem janelas de arquivos:

defaults write com.apple.QuickTimePlayerX NSQuitAlwaysKeepsWindows -bool false resolve o problema com o QuickTime.

defaults write com.apple.Preview NSQuitAlwaysKeepsWindows -bool false altera o comportamento da Pré-Visualização.

Para desfazer as alterações, troque a palavra false por true nos mesmos comandos.

Mostrar arquivos ocultos

Por padrão, o OS X oculta os arquivos do sistema para que o usuário não os apague ou altere por engano. Mas, caso você precise visualizar algum destes dados, há um comando fácil de usar:

defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles true && killall Dock

Para esconder os arquivos novamente, repita o comando, substituindo true por false.

Sempre acordado

Precisa terminar um download antes que o computador entre em repouso durante a noite? O Terminal tem um comando interessante para resolver isso.

Na janela do utilitário, digite: caffeinate -t 600. Neste caso, 600 é o número de segundos que o Mac levará para repousar. Basta alterá-lo para o tempo desejado. Caso não queira que a tela se apague durante esse tempo, complemente o comando com: caffeinate -u -t 600

É isso aí!

Via: info.abril

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...