Home / Notícias e Curiosidades / Conheça Mr. Robot – A Série Sobre Hackers Com Nota 9.0 no IMDB

Conheça Mr. Robot – A Série Sobre Hackers Com Nota 9.0 no IMDB

Aviso de Spoiler!

warning

Se você não quer receber informações antes de assistir a série, recomendo que não leia esse post. Embora eu não conte a história com detalhes, falarei da qualidade de elementos da série, características e influências de sua estrutura. O que talvez, possa ser prejudicial para alguns que consideram melhor descobrir estas coisas por si mesmos.

Bom, sintam-se avisados! Vamos lá?!

Sinopse

elliotA série Mr. Robot criada por Sam Smaill e Steve Gollin (True Detective) e Chad Hamilton, conta a história de Elliot (Rami Malek – de The Pacifc), um jovem engenheiro da computação, que trabalha em uma empresa de cybersegurança chamada AllSafe cujo maior cliente é a E-Corp – uma multinacional maligna, detentora dos dados das maiores instituições financeiras do mundo.

Elliot sofre de transtorno de ansiedade social e ele lida com isso hackeando, em uma vida noturna de vigilante. Em certo momento ao salvar seu cliente E-Corp de um ataque hacker, ele foi envolvido pelo grupo hacker desconhecido, chamado Fsociety que fez o ataque e seu líder, um anarquista misterioso, que se chama Mr. Robot interpretado por Christian Slater.

 

A trama e personagens são muito mais complexos do que isso, e prendem o espectador a assistir do primeiro ao último episódio da temporada.

 

 

Trailer

 

Se Você é Da Área de TI Fica Melhor Ainda

Se você é um engenheiro da computação, analista programador, especialista em infraestrutura e segurança, e conhecebem os termos e nomes de tecnologias, protocolos, tipos de ataques comuns, como phishing, ataque de força bruta, ataque de Ddos, malwares em geral (vírus, trojans, rootkit…), cultura hacker e gosta de Linux, a série irá ficar muito, mas muito mais interessante, pois esses jargões são amplamente utilizados pelos protagonistas. Mas não apenas isso. Muito sobre técnicas de invasão e engenharia social para alcançar sucesso em hackear os alvos de Elliot são usados por ele e a equipe da Fsociety.

Mesmo que você não seja da área, ainda sim não perderá nada, pois esses detalhes (como ele faz o hack) são rápidos nas histórias, envolvida por muito suspense.

Altas Notas no IMDB

A série alcançou a impressionante nota de 9.0 no IMDB. Notas individuais por episódios também são dadas no IMDB, chegando a dar ao episódio 7, um 9.4. mr robot imdbIsso é uma façanha muito grande já que, mesmo os melhores filmes e séries, raramente chegam a passar de 8.5, apenas os “épicos”.

O sucesso se dá pelo estudo detalhado deste mundo, para assim compor um fidedigno roteiro da série. Isso é facilmente percebido quando alguém experiente de TI assiste a série, ao contrário de CSI-Cyber, por exemplo, onde coisas impossíveis ou inexistentes no mundo real acontecem, fazendo parte da dramatização para um público leigo. No Mr. Robot, isso não acontece. Em certos momentos, Elliot cita as limitações em realizar certas tarefas como hackear um Wi-fi com criptografia WPA2, e cita também tipos de protocolos e tecnologias e até mesmo comandos rodados em um desktop Linux fiéis a realidade para alcançar seus objetivos.

Influências de 1999 – Matrix e Clube da Luta

matrixVocê também notará desde o primeiro episódio, uma influência tremenda vinda de Matrix – 1999 (com nota de 8,7 no IMDB), quando o protagonista narra o que acontece em uma tela preta, antes de entrar em cena, sendo o Mr. Robot, um personagem que lembra muitas vezes o emblemático Morpheus (Laurence Fishburne), e o Elliot uma espécie de Neo (Keanu Reeves), mas ao invés de ficção científica recheada de efeitos especiais, temos um roteiro que cria um ambiente muito mais realístico, no social, no corporativo, na vida pessoal e perigos enfrentados pelos personagens da trama.MV5BMjIwNTYzMzE1M15BMl5BanBnXkFtZTcwOTE5Mzg3OA@@._V1_SX214_AL_

Em relação ao filme Clube da Luta de 1999, (com impressionante nota 8.9 no IMDB), a semelhança vem na meta de mr. Robot e seu grupo hacker fsociety em destruir a empresa E Corp que detém os dados das dívidas bancárias da maior parte da população do mundo, acabando assim com as dívidas das pessoas e desigualdade da distribuição de renda, um objetivo anarquista e anticapitalista já visto no Clube da Luta, mas que vale a atenção, pois o plano de destruição desta multinacional, se torna bem diferente do filme protagonizado por Brad Pitt e Edward Norton.

Essa qualidade em fidelidade que é na minha opinião a maior responsável pela alta nota no IMDB, além de contar uma boa história, claro.

Claro que com o passar do tempo, as notas podem aumentar ou diminuir.

Se lembrou do Anonymous? Não foi a Toa.anonymous2

A série também mostra a influência do grupo hacker Anonymous, quando o grupo fsociety publica vídeos para o mundo sobre sua intenção de acordar a população de uma manipulação feita pelos poderosos que  governam o mundo. Nestes vídeos eles também usam MR-ROBOT-3uma máscara teatral, mas com uma aparência diferente da usada pelo grupo hacker e cyberativista real Anonymous.

Nas introduções de cada episódio quando o texto sobre os nomes dos atores, direção e produção aparecem, ao final aparece “and a Anonymous content” (e conteúdo anônimo), que pode fazer referência a um conteúdo anônimo ou alusão ao grupo Anonimous.

Uma lembrança recente dos Anonymous foi quando eles decidiram derrubar diversos sites do governo e patrocinadores da copa do mundo da FIFA de 2014 devido a tantas corrupções que permeavam o projeto todo da copa na política do país. Se lembra disso? Existem diversos de vídeos no Youtube do grupo como o deste link.

Como Assistir Mr. Robot

A série está em exibição no canal USA Network, e embora tenha tido pouca audiência, talvez por ter um público alvo muito específico, ainda sim fez muito sucesso pela crítica e se tornou uma das séries mais baixadas em sites de torrent.

Ela será estreada neste próximo mês de Outubro no canal Space, juntamente com outras 2 séries que o canal adquiriu – Zoo e Limitless, mas ainda sem uma data específica.

Bom, boa pipoca e bom proveito!

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Ubuntu 19.04 Lançado – Confira as Novidades

Dia 14 de Abril de 2019 ...