Home / Dicas e Tutoriais / Gnome 3.18 Lançado – Conheça as Novidades

Gnome 3.18 Lançado – Conheça as Novidades

GNOME 3.18 foi lançado e é um lançamento cheio de novos recursos e melhorias visuais como o arredondamento de bordas.

Os trabalhos sobre o lançamento foi em ir para os últimos seis meses, ea versão final que compreende as pilhas de software GNOME, o GNOME Shell e uma suíte de aplicativos do núcleo está disponível para download como fonte a partir de hoje.

Distribuições de Linux, Fedora major, Debian e Arch, fará com que o GNOME 3.18 disponível para instalar nas próximas semanas ou através de futuras atualizações distro.

As Melhores Funcionalidades & Mudanças

O GNOME 3.18 dispõe de grandes e pequenas mudanças totalizando 25.112 mudanças realizadas por mais de 700 desenvolvedores.

Embora alguns dos novos recursos possam parecer menores isolados, eles somam um coletivo impressionante, fazendo esse Ambiente Desktop um dos mais avançados que existe.

Vamos dar uma olhada nos novos recursos e mudanças que acho que você vai gostar mais.

Integração Google Drive

gnome-google-drive

Como confessos fãs do Google, estamos muito satisfeitos pelo GNOME 3.18 agora tornar possível  acessar o Google Drive diretamente do aplicativo de arquivos  e arquivo de selecionador de diálogos.

Como o Google nunca realmente ofereceu um cliente para Linux, esta é a próxima melhor coisa.

Configurar o Google Drive no GNOME 3.18 tem sido muito fácil. Você pode adicionar sua conta do Google em Configurações> Contas on-line e, “err”, é só isso! Google Drive mostra-se como um compartilhamento de rede na barra lateral do app Arquivos.

O Google Drive no GNOME 3.18 comporta-se de forma muito semelhante ao resto de seus arquivos e pastas: arquivos podem ser abertos usando seus aplicativos normais, e pastas podem ser criadas como pastas normalmente. Também é muito fácil de fazer upload de arquivos no Google Drive – tudo que você tem a fazer é mover ou copiá-los de para sua pasta.

Melhoramentos no Gerenciador de Arquivos

transferências de arquivos gnome

A Mmelhorias do gerenciador de arquivos não se limitam a integração  com os serviço de nuvem. O GNOME tem feito diversas melhorias no modo como o gerenciador de arquivos se parece e se comporta, incluindo:

  • Opção “outros locais” adicionada à barra lateral para arquivos de rede / partes remotas do grupo
  • O diálogo de progresso durante a ação de copiar/mover arquivos agora é exibida no novo botão barra de cabeçalho (ver imagem)
  • A criação/renomear arquivos agora usa caixas de diálogos pop-up
  • O diálogo de Abrir/Salvar agora suporta pesquisa
  • Os menus de contexto acionados pelo botão direito do mouse estão agora acessíveis na tela sensível ao toque ao manter pressionada a tela
  • Proeminentes bookmarks de criação de destinos exibidos ao arrastar os arquivos/pastas
  • Pesquisa recursiva desativada automaticamente quando pesquisar locais remotos
  • Listas de arquivos recentes mostram agora o local completo de cada arquivo

Brilho da tela automática

Você usa o GNOME em um laptop ou em um PC “all-in-one” que tem um sensor de luz integrado?

Se assim for, você vai ficar feliz em saber que o GNOME agora é capaz de usá-lo para controlar automaticamente o brilho da tela.

Isso ajudará a garantir que a tela será sempre ajustada para tornar fácil a visualização, mas também ajuda a reduzir o consumo de bateria.

Melhor Toque Screen

Você usa o GNOME em um laptop ou tablet com uma tela multi-touch?

Se assim for, você vai ficar feliz em saber que a manipulação texto na tela é facilitada no GNOME 3.18.

Você pode selecionar, cortar, copiar e colar texto com mais facilidade, graças a maiores alças de seleção de texto e novos menus “pop-over” que oferecem ações de edição de texto comum.

Updates de Firmware Feitos Facilmente

Atualização de Firmware O Easy Way

Quando foi a última atualizar o BIOS do computador, ou o firmware para um periférico exótico ligado por USB? Ou você nunca se importou em instalar essas atualizações?

GNOME 3.18 introduz uma nova forma mais fácil de atualizar o firmware do dispositivo através da integração com o serviço Linux Vendor Firmware.

Este projeto oferece uma maneira para que os fabricantes de hardware distribuiam atualizações de firmware para os usuários do Linux. O GNOME suporta o serviço completamente, e permite atualizações de hardware do dispositivo para ser instalado ao mesmo tempo que as atualizações de software regulares.

Novo App Calendário

gnome-calendário-app

O Calendar, o aplicativo de calendário do GNOME desktop está finalmente pronto.

O aplicativo foi introduzido no formulário de visualização durante a liberação 3.16 e é uma ferramenta de calendário do desktop simples que integra totalmente com as Contas GNOME Online.

Ele permite que você alternar entre as vistas de mês e ano, adicionar, editar e eventos para busca, calendários de importação a partir de serviços on-line e ver os eventos em forma de lista.

Novo App de Caracteres e Emojis

gnome-emoji-pallette

Tudo bem, então o novo aplicativo caracteres (chamados de “Characters”) não é estritamente  um selecionador emoji, mas vamos testá-lo: é o que a maioria de nós vai acabar usando.

O “Characters” promete oferecer “uma maneira fácil de encontrar e usar uma variedade de caracteres”. Ele agrupa caracteres por categoria (por exemplo, pontuação, imagens, etc) para fácil navegação. Ele lembra de forma útil os seus caracteres utilizados mais recentemente.

Outras características incluem a busca (por meio da Visão Atividades) e caracteres específicos da localidade com base no idioma de entrada do sistema.

Conheça o “GNOME To Do”

Novo no GNOME: Um To Do App

O “To Do” chega como um app preview no GNOME 3.18,

To Do, é descrito como “gerenciador simples de tarefas pessoais”. Ele permite que você adicione tarefas, tarefas de grupo e até mesmo os marque por cores. Ao clicar em uma tarefa, abre-se o painel lateral onde você pode adicionar notas e definir horários ou datas de vencimento.

Uma útil visualização “Hoje” faz manter em cima as coisas mais fáceis também.

O Progresso do GNOME Wayland

A experiência GNOME em Wayland fica melhor e melhor a cada lançamento.

Menu de Sistema GNOME

GNOME em Wayland agora tem suporte para HiDPI monitores e adiciona a capacidade de copiar / colar e arrastar / soltar entre janelas e, mais impressionante, entre Wayland e aplicações legadas X11!

Outras mudanças notáveis:

  • Menu de status do sistema foi refinado (de novo)
  • Compartilhar o Bluetooth está agora acessível através de configurações de Bluetooth
  • GNOME Maps pode indicar a direção; agora suporta coordenadas de latitude e longitude.
  • GNOME música suporta Last.fm e scrobbling
  • Auto-rolar habilitado
  • Nova experiência “primeira execução” no cliente de IRC Polari

Instale o GNOME 3.18 no Ubuntu

Ubuntu 15.10, que deve ser lançado no próximo mês, inclui GNOME 3.16 e não o GNOME 3.18.

Mas não se preocupe, pois os PPAs semi-oficiais, não suportados e de de teste do GNOME 3 disponíveis para o Ubuntu deverão prover uma pilha de pacotes do GNOME 3.18 packages para o Ubuntu 15.10.

Irei fornecer mais informações sobre como adicioná-los, e atualizar o Gnome 3 no Ubuntu, após o lançamento do Ubuntu 15.10. Nesse meio tempo, se você quiser usar a liberação de março de GNOME 3.16 no Ubuntu 15.04, você pode seguir este guia passo-a-passo.

Teste o GNOME 3.18 Por Si Mesmo

Se você não quiser esperar, poderá baixar uma imagem live-cd baseada no openSUSE 13.2 e kernel 4.1, para experimentar os novos recursos por si mesmo.

Download GNOME 3.18 (x64)

Pode usá-la em máquina virtual. Eu em minha VM tive alguns problemas no live-cd, então parti para a instalação diretamente. E na tela de login, que foi para o modo texto, e então loguei como root e fiz o comando startx para subir a interface, e depois rodou bem.

É isso aí,

Abraço,

Cleuber

fonte(s): OMG Ubuntu

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...