Home / Dicas e Tutoriais / Plasma 5.4 Foi Lançado e Vem Cheio de Novos Recursos

Plasma 5.4 Foi Lançado e Vem Cheio de Novos Recursos

Olá pessoal,

Hoje vamos falar das novidades do Plasma 5.4. O Plasma é o nome da Área de Trabalho do Ambiente de Trabalho KDE e KDE Software Compilation (pois o KDE envolve diversos programas).

Esta versão 5.4 ainda não foi lançada nos repositŕorios oficiais das distribuições Linux que usam o KDE, por isso seu uso não pode garantir total estabilidade, recomendando-se que seja feita em ambiente de teste ou em máquina virtual.

Novidades

Novo Applet volume áudio

Nosso novo applet de volume de áudio trabalha diretamente com PulseAudio, o servidor de som popular para Linux, para lhe dar controle total sobre as configurações de volume e saída em uma interface simples muito bem projetadas.

plasma-screen-audiovolume-shadows

Painel lançador de aplicações

Plasma 5,4 traz uma inteiramente nova Application Dashboard lançador fullscreen em kdeplasma-addons: Com todos os recursos do menu do aplicativo inclui dimensionamento sofisticado para o tamanho da tela e navegação espacial teclado completo. O novo lançador permite que você encontre facilmente e rapidamente aplicações, bem como documentos recentemente utilizados ou favorited e contatos com base em sua atividade anterior.

plasma 5,4 dashboard fullscreen

Galore Work

O Plasma 5.4 traz mais de 1.400 novos ícones que abrangem não só todas as aplicações do KDE, mas também fornecendo trabalhos de arte temáticos para aplicativos como o Inkscape, Firefox e LibreOffice proporcionando uma sensação nativa mais integrada.

Novos ícones
Apenas alguns dos novos ícones nesta versão

Histórico no KRunner

KRunner lembra agora suas pesquisas anteriores e automaticamente completa a partir do histórico enquanto você digita.

plasma-screen-krunner-shadow

Gráficos úteis em redes miniaplicativo

O applet Networks agora é capaz de exibir gráficos de tráfego de rede.Ele também suporta dois novos plugins VPN para se conectar através de SSH ou SSTP.

kde-network-applet-graphs

Wayland Technology Preview

Com Plasma 5,4 a primeira prévia liberada da tecnologia de uma sessão de Wayland. Em sistemas com drivers gráficos livres é possível executar Plasma usando KWin, Wayland compositor de Plasma e X11 gerenciador de janelas, por meio de configurações de modo de kernel. O conjunto de recursos suportados atualmente é impulsionado pelas necessidades do projeto Plasma móvel e mais recursos orientados de desktop ainda não estão totalmente implementados. O estado atual ainda não permite usá-lo como um substituto para desktop baseado Xorg, mas permite para testá-lo facilmente, contribuir e assistir vídeos. As instruções sobre como começar a Plasma em Wayland podem ser encontrados nas páginas wiki do KWin. Apoio Wayland vai melhorar em versões futuras, com o objectivo de chegar a uma versão estável em breve.

Outras alterações e adições

  • Suporte de alto DPI melhorou
  • Menor consumo de memória
  • A nossa busca de desktop tem novo e muito mais rápido backend
  • Notas pegajosas acrescenta drag & drop apoio e navegação pelo teclado
  • Miniaplicativo Lixeira agora trabalha novamente com drag & drop
  • Bandeja do sistema mais rápido ganha configurabilidade
  • A documentação foi revisada e atualizada
  • Melhoria layout para Relógio digital em painéis finos
  • Apoio data ISO em Relógio digital
  • Nova maneira fácil de mudar formato de relógio / 24h 12h no relógio digital
  • Números da semana no calendário
  • Qualquer tipo de item pode agora ser favorito no menu do aplicativo (Kicker) a partir de qualquer ponto de vista, adicionando suporte para documentos e Telepatia contatos favoritos
  • Contatos favoritos telepatia mostrar a foto do contato e um crachá status de presença em tempo real
  • Foco melhorado e ativação movimentação entre applets e contenção no ambiente de trabalho
  • Várias pequenas correções em Vista da Pasta: tamanhos padrão melhor, correções para problemas de interação do mouse, envolvimento rótulo de texto
  • O Gerenciador de Tarefas agora tenta mais difícil de preservar o ícone derivou para um lançador por padrão
  • É possível adicionar os lançadores de aplicativos que deixam cair no Gerenciador de Tarefas novamente
  • Agora, é possível configurar o que acontece quando meia-clicando em um botão de tarefa no Gerenciador de tarefas: Nada, a janela fechar, ou o lançamento de uma nova instância do mesmo aplicativo
  • O Gerenciador de Tarefas será agora classificar a coluna-major, se as forças de usuários mais do que uma linha; muitos usuários preferem o esperado e este triagem vez que provoca menos movimentos botão tarefa como janelas ir e vir
  • Melhoria ícone e margem de escala para botões de tarefas no Gerenciador de tarefas
  • Várias pequenas correções no Gerenciador de tarefas: Forcing colunas na instância verticais agora trabalha, toque manipulação de eventos agora trabalha em todos os sistemas, fixa uma questão visual com a seta de expansão grupo
  • Desde que a pré-visualização de Propósito quadro tecnologia está disponível, o QuickShare Plasmoid pode ser usado, tornando mais fácil para compartilhar arquivos em muitos serviços web.
  • Ferramenta de configuração do monitor acrescentado
  • kwallet-pam é adicionado para abrir a sua carteira no início da sessão
  • User Manager agora sincroniza contatos para configurações KConfig eo módulo de Conta de Usuário desapareceu
  • Melhorias de desempenho para o menu de aplicações (Kicker)
  • Várias pequenas correções para Menu de Aplicações (Kicker): Hiding / reexibir aplicativos é mais confiável, correções de alinhamento para painéis de topo, “adicionar ao ambiente de trabalho ‘contra uma Vista da Pasta de contenção é mais confiável melhor comportamento, nas KActivities baseada em modelos recentes
  • O suporte para layouts personalizados de menu (através kmenuedit) e itens separador de menu em menu do aplicativo (Kicker)
  • Folder View tem modo melhorado quando no painel (segundo blog)
  • Deixando cair uma pasta no Desktop contenção oferecem agora a criação de uma View Folder novamente

Plasma 5,4 changelog completo

Instale Plasma 5.4 em Kubuntu 15.04

Logotipo do KubuntuPara instalar Plasma 5.4 no Kubuntu 15.04 você precisará adicionar o PPA KDE Backports às suas fontes de Software.

Adicionando o PPA Kubuntu backports não é estritamente aconselhado, pois pode atualizar outras partes do desktop KDE, suíte de aplicativos, estruturas do Kubuntu, arquivos de configuração específicos e etc.

Se você gosta de sua área de trabalho estável, não prossiga.

A maneira mais rápida de atualizar para o Plasma 5.4, é usar o Terminal:

sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Deixe o processo de atualização se completar. Assumindo que não surgiram erros, reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.

Se você não estiver usando Kubuntu, ou seja, você está usando a versão do Ubuntu Unity, primeiro você deve instalar o pacote de desktop Kubuntu (você vai encontrá-lo no Ubuntu Software Center).

Remoção

Para desfazer as alterações acima e fazer o downgrade para a versão mais recente do Plasma disponível nos arquivos do Ubuntu utilizar a ferramenta PPA-Purge:

sudo apt-get install ppa-purge
sudo ppa-purge ppa:kubuntu-ppa/backports

Conclusão

Agora você poderá experimentar a nova versão do KDE.

Deixe-me saber como sua atualização / teste foi nos comentários abaixo.

Abraços

Cleuber

fonte: kde.org

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...