Home / Dicas e Tutoriais / Windows 10 Dissecado! O que Há de Melhor (E o que Ainda Falta)

Windows 10 Dissecado! O que Há de Melhor (E o que Ainda Falta)

Olá pessoal.

Instalei o Windows 10 (codnome Treshold, que traduzido é “Limiar”), poucos dias após o lançamento que foi no mês passado (Julho de 2015), e desde então, o usei esporadicamente e despretensiosamente. Mas na última semana comecei a usá-lo com o intuito de analisar a fundo e descrever neste artigo o que achei de mais interessante na usabilidade deste sistema operacional que é o mais popular e usado no mundo.

Minha análise irá levar em consideração recursos que existem em outros sistemas operacionais e que a Microsoft agregou e também outros recursos que, ao meu ver, ainda ficaram faltando, e estabilidade, desempenho, novos apps, e etc.

A análise é grande, e para termos uma ideia de tudo o que será descrito fiz um índice, abaixo, caso você queira ir diretamente a um tópico específico.

Indice

1 – Estabilidade e Desempenho

1.1 – Estabilidade

Em termos de estabilidade, não reconheci ainda nenhum bug sério, tais como aplicações que travaram, mas é preciso citar um que pode incomodar:

O menu iniciar e as janelas travaram ao menos três vezes durante os dias que o usei, inabilitando a restauração ou troca de janela ou ativação do menu iniciar, tendo sua recuperação acontecido automaticamente em cerca de 5 segundos depois.

Isso me lembra de como o processo Windows Explorer, (que também faz o gerenciamento das janelas), de vez em quando, travava nas versões anteriores, e por vezes tornava necessário reiniciar o processo através da ferramenta Gerenciador de Tarefas do Windows, mas no caso do Windows 10 ainda não precisou chegar a tanto.

Sobre “erros conhecidos” divulgados pela Microsoft:

No site da Microsoft existe o registro de alguns erros conhecidos tais como a reativação da geolocalização e o gerenciamento de políticas de grupo. Confira aqui: Release Notes.

Instalação e Suporte a hardware antigo

Claro que pouca coisa oficialmente foi declarada, mas sei de alguns casos em que o Windows 10 não instala em determinadas máquinas. Já em outros casos mais isolados, quando se roda o primeiro Windows Update a máquina trava de vez e é complicado reverter.
Instalei o Windows 10 já num total de 5 máquinas e nessas não tive nenhum problema de instalação, nem de update, mas em uma delas, tive que ir ao site do fabricante HP e baixar e instalar manualmente diversos drivers, mas após o procedimento, não houve nenhum problema. Em um netbook que instalei, o hardware era de 10 anos atrás, um processador Atom de 32 bits com 2GB de ram, mas funcionou perfeitamente e reconheceu todos os drivers.

Mesmo após instalar todos os drivers e rodar um Windows Update para que os driver também sejam atualizados, recomendo e sempre rodo alguma ferramenta de terceiros para atualizar os drivers. Geralmente uso o Glary Utilities e o Iobit Driver Booster.

Veja também:
Como Resolver Problemas de update do Windows-10 O que fazer depois de instalar o Windows-10

1.2 – Desempenho

Não cheguei a realizar um teste de benchmark mesmo, que seria uma instalação limpa em duas máquinas com mesmo hardware, uma com Windows 8.1 e outra com Windows 10 e usar softwares de benchmark para medir alguma melhora de desempenho. Por isso deixarei a minha impressão do uso no dia a dia, levando em consideração que em novas instalações o Windows sempre se comporta bem e rápido, e que problemas aparecem depois de um certo tempo de uso.

Bom, em suma após quase um mês depois de instalado, e uma semana de uso intenso, neste quesito ele vem se destacando bem. O sistema dá a impressão de estar um pouco mais rápido e leve, as buscas no Menu iniciar são incrivelmente rápidas e até agora não senti deterioração de desempenho que geralmente acontece no Windows conforme o tempo passa. No caso do uso de aplicações que usam o novo DirectX12 como games, senti, (embora a placa gráfica usada, não seja uma high-end) que o desempenho foi muito bom, mas falarei disso mais especificamente na parte sobre o DirectX12.

Em sites especializados em Benchmark, ele se mostrou em comparação ao Windows 8.1, apenas um pouco melhor, quase um empate mesmo.

Neste artigo da PCWorld, existe uma evidência de que a diferença é muito apertada, praticamente um empate:

win10perf-100597158-large

Obs. Gerenciador de Tarefas não mudou.

Ao analisar desempenho usando o gerenciador de tarefas, pude perceber que este programa que foi muito melhorado com a chegada do Windows 8, desta vez não recebeu nenhuma atualização.

2 – Versões e Comparativo de Recursos

São 4 versões: Home, Pro, Enterprise e Education.
E a Lista completa do que existe em cada versão pode ser visto aqui: https://technet.microsoft.com/en-us/windows/dn798751

Site Microsoft. Pode baixar aqui a versão Enterprise com 90 dias de teste gratuito.No canto grifado, existe o release notes e outros links interessantes.

Site Microsoft. Pode baixar aqui a versão Enterprise com 90 dias de teste gratuito. No canto grifado, existe o release notes e outros links interessantes.

Na página em inglês existem mais opções nos links, inclusive o release notes citados com alguns erros conhecidos, e a lista detalhada de diferenças entre versões que poderá baixar em pdf. Eu baixei o Pdf e criei uma imagem dele cortada, para melhor visualização:

features by versions

 

Obs. Já instalou o Windows e quer saber o que fazer depois de instalado? Então, dê uma olhada neste outro artigo.

Os artigo abaixo baseia-se no uso do Windows 10 versão Enterprise.

3 – Aparência:

Com certeza houve avanços interessantes nisso. Não tem como deixar de notar o quanto eles se inspiraram no Linux e Mac e solicitação de muitos usuários e técnicos para adicionar algumas funcionalidades e alterar a aparência.

3.1 – Janelas:

O tema: O tema de janelas com barra superior branca e as vezes cinza lembra muito o Mac OS X, e também pelo tamanho da barra superior das janelas lembra muito o tema Adawita do Linux.

Os botões de Minimizar, Maximizar e Fechar, ficaram bem discretos da cor da barra da janela, mudando para vermelho apenas quando passa-se o mouse por cima:

Botoes Janela

A parte interna e caixas de diálogos, também ficou na cor branco gelo. Também a remoção das bordas laterais das janelas (como nas janelas do Linux). Ficou muito clean, e elegante!

edge

3.2 – Ícones Cheios de Cor

Existe um novo tema de ícones, mas a Microsoft continua conservadora nesse quesito, pois não houve grandes alterações, mas está ok.
Este novo tema de ícones agora tem cores mais vivas, parece mais achatado seguindo essa tendência “flat” e pequenas alterações no desenho.

windows_10_icon_pack

explorador3

Obs. Se quiser baixar uma versão não oficial do pacote de ícones, que está no site Deviantart, para instalar em seu Windows 7/8/8.1, pode clicar no botão abaixo.

Windows 10 Icon Pack Deviantart

3.3 – Efeitos Simples

Os efeitos de minimizar e abrir ficaram legais, como se as janelas saíssem e voltassem para barra de tarefas. Nada muito ousado e nem muito diferente do que já existia.
Obs. A ação de fechar uma janela não tem efeito nenhum.

3.4 – Wallpapers

O conjunto de wallpapers é pequeno.
São onze imagens armazenadas em C:/Windows/Web, e em subpastas lá.
Seis delas são imagens de flores, quatro de paisagens, e uma a principal. Clique para ver e baixar.

Mas o Wallpaper padrão ficou muito legal! É esta janela que emite uma luz na poeira com raios de feixe de laser também.

wallpaper

Uma arte trabalhosa realizada por um estúdio que a Microsoft contratou para fazer.

Wallpaper Slideshow em Múltiplos Monitores

Outra coisa bacana que melhorou foi a troca automática de Wallpapers usando múltiplos monitores. Antes várias imagens corriam pelas telas, mas apenas as mesmas imagens passavam pela mesma tela, quando correndo como slideshow. Agora todas as imagens passam por todas as telas que você estiver usando.

4 – Funcionalidades de Produtividade:

4.1 – Sete Mudanças na Barra de Tarefas

Essa sim mudou!
Tirando o fato de que ela ainda tem as funcionalidades que todos já estão habituados, tais como, guardar os programas em execução, permitir fixar ícones nela, possuir um preview de programas minimizados nela quando passa-se o mouse por cima e permitir agrupar instâncias de um mesmo programa, agora, ela mudou em mais algumas coisas:

1 – Agora ela é bem escura e um pouco mais fina.
2 – O botão do Menu Iniciar está menor.
3 – O indicador de programas em execução é uma linha azul no rodapé do ícone.
4 – Ela ganhou um espaço para a Cortana, o assistente de busca do Windows (que trabalha com voz também, mas por enquanto apenas em inglês).
5 – Ela ganhou um ícone do “Visão de Tarefas” (Multi-task view).
6 – Ela ganhou um ícone da Central de Notificações na bandeja.
7 – Seus ícones da bandeja são monocromáticos, lembrando muito a os ícones da barra de um smartphone com Android.

barra de tarefas

Area de notificacao

4.2 – Ícones da Bandeja – novas caixas

Ainda falando sobre os ícones da bandeja, ao clicar neles – Data e Hora, Som, Rede e Bateria, novas caixas de visualização são abertas.
Estas caixas ficaram bem legais, com aparência translúcida.

Obs. Na caixa de rede, notamos novos modos “Disponível” e “Modo Avião”, e na caixa Bateria, notamos botões para acesso as configurações de “Economia de Bateria” e “Ajuste do Brilho” (no meu caso está em 100%).

4.3 – Nova Central de Ações

Você se lembra da antiga Central de Ações? Aquela da “bandeirinha”? Conforme imagem abaixo.

Central de acoes antiga

Anteriormente ela te avisava apenas sobre questões de segurança, tais como, se você estava sem um programa de antivírus/spyware, ou com o Firewall desligado, desempenho, Updates, e etc.

Agora ela inclui todos os tipos de notificações em uma lista translúcida que vai de baixo até em cima da tela.
(Achei parecidíssima com a do KDE).

central de acoes2

 * Ela possui em seu rodapé, botões de acesso fácil à algumas configurações do sistema.

 * Ela te avisa de processos do sistema, tais como, um update do Windows instalado, e-mails recebidos, notificações do Facebook, Twitter, caso você use o app, Aniversários e outros itens de seu Calendário, e muito mais. E ao clicar na notificação, ela abre o app correspondente.

 * Também integrado a ela ele traz caixas que deslizam (da direita para a esquerda no rodapé da tela) com as notificações citadas acima.

notificacoes2

Suas funções também remetem as notificações de um smartphone com Android, e daí podemos ver o projeto de tornar o Windows convergente, o qual a Microsoft chamou de Continuum. Ou seja, poderá usar um smartphone como um PC e o Windows Phone automaticamente se tornará um Windows Desktop quando plugado a uma tela, teclado e mouse.

windows-10-phones-continuum-100582394-large

4.4 – Cortana

Cortana Windows

Nos testes de uso dela em inglês, houve algumas dificuldades dela entender algumas palavras, mesmo pronunciadas com bastante clareza. Testei algumas frases simples como “My cat can eat a whole watermelon” (meu gato consegue comer uma melancia inteira), e o resultado foi apenas “my cat watermelon” (rs). Bom, esperamos melhoras em breve para se equivaler ao Siri da Apple ou o Google Now, que funcionam muito bem e em português. A previsão de chegar em português do Brasil é para 2016.

Após instalar o pacote de idiomas em português do Brasil, você não poderá mais testá-la em inglês.

cortana no support

Halo-4-Cortana

Obs. Você sabia que a Cortana é um personagem do jogo Halo da Microsoft? Sim ela é a inteligência artificial que ajuda Master Chief, o astronauta protagonista do jogo, (assim como o Jarvis ajuda o Homem de ferro).
Sua voz é narrada pela atriz Jen Taylor. Ideia muito bem aproveitada e sem precisar gastar nenhum centavo de direitos autorais, já que o jogo já é da Microsoft.

 

 

Obs. O que achei ruim é o espaço que o Cortana ocupa na barra.

cortana-space

Exceto em outros monitores (quando você usa mais de um), ou quando você posiciona a barra na lateral da tela.
Nesses casos, a Cortana se torna um pequeno ícone de lupa (muito melhor ao meu ver).

Assim:

cortana menor cortana menor2

4.5 – Explorador de Arquivos

Além da mudança no nome, (pois antes era Windows Explorer), o que eu acho bom, já que alguns usuários confundiam os nome Windows Explorer com Internet Explorer, ele ganhou algumas funções interessantes.

1 – Pastas Frequentes e Arquivos Recentes: Lista quando é aberto, os últimos arquivos acessados e pode facilitar bastante

2 – Acesso Rápido: Apesar de já existir antes, agora ele auto-adiciona pastas que são mais acessadas à este menu.

explorador2

Obs. O que faltou e que pena que ainda não veio: O Explorador de Arquivos trabalhar com abas como os navegadores.

4.6 – Menu Iniciar

Menu Iniciar Repaginado:

Sim, ele está de volta, e não mais em tela cheia como no Windows 8/8.1, e com os apps dentro dele.
Mas ainda é possível deixá-lo em Tela cheia como no Windows 8.

Ele Manteve o redimensionamento dos blocos (tiles) em 4 tamanhos (grande, largo, médio e pequeno), mas agora é possível posicioná-los com mais liberdade.Os efeitos do menu iniciar ficaram muito bacanas também. Os blocos agora giram em uma animação 3D e a imagem deles passam para baixo quando ele atualiza o conteúdo.

O botão direito do mouse sobre ele ainda, (ou as teclas de atalho, Win+X), abre um menu rápido de administração do sistema.

Menu Iniciar hiden menu

4.7 – Aero Snap

O Aero Snap agora permite organizar melhor as janelas quando dividindo a tela entre elas. Ficou muito legal.

Multi-doing-image-1024x589

Agora ele permite agora divisão de janelas em 4 partes de sua Área de Trabalho.

snap-divided

O Aero Snap ficou mais inteligente, permitindo que você escolha a segunda janela a repartir a tela, quando a primeira é colocada em um canto. Confira no vídeo mais abaixo no post que mostra como funciona.

snap-divided2

Obs. O Alt+Tab também ficou melhor, com uma visualização mais abrangente das janelas abertas, quando se há muitas.

4.8 – Visão de Tarefas (Multi-task View)

O Visão de tarefas (gosto mais do termo em inglês “multitask view” que seria “visualização multi-tarefas”), foi criado para ser como o “Spread Windows” do Linux Ubuntu, ou o com mesmo nome “Multitask View” do Linux Elementary OS ou o “Mission Control” do Mac OS X.

É uma poderosa ferramenta de gerenciamento de janelas, que vai além de um simples Alt+Tab, e ela permite também gerenciar múltiplas Áreas de Trabalho quando acionado. Ela é ativada com as teclas Win+Tab.

multitaskview

4.9 – Controle por mouse de Janelas não Selecionadas

Isso parece uma coisa pequena e sem importância, mas faz uma tremenda diferença.

Exemplo:
Imagine que você esteja vendo uma página na Internet e precise rolar ela para continuar lendo, mas em outra tela, você está editando um documento do Word. Então você não quer clicar na janela do navegador de internet, rolar a página para baixo, depois clicar no documento do Word para continuar editando-a. Você quer apenas passar o mouse sobre a página da internet, rolar ela com a rodinha do mouse e sem trocar de janela, continuar editando seu documento.

Sim, isso é controlar janelas que não foram selecionadas apenas passando o mouse por cima e rolando a página.
Isso é muito, mas muito útil mesmo, e já era presente no Linux agora está presente no Windows também. Confira no vídeo abaixo:

4.10 -Vídeos Demonstrativo

Confira no vídeo a maioria das novidades citadas:

4.11 – Windows Hello

Permite que você faça login no Windows por reconhecimento facial ou de leitura biométrica, mas é preciso ter uma câmera específica com infra vermelho, que funcione com o programa ou um leitor de digitais compatível.

hello

5 – Funcionamento dos Apps

No geral houve uma reformulação de todos os apps e adição de alguns novos. O resultado ficou muito bom e tráz uma experiência muito melhor para o usuário, especialmente aquele usuário que não gostava dos apps, por eles ficarem sempre em tela cheia, ou por demorarem a carregar entre outros desgostos.

5.1 – Apps “Janelados”

Sim, finalmente agora você pode abrir os apps como se fosse programas normais e redimensioná-los como quiser, coisa que só era possível fazer no Windows 8.1 com a ajuda do programa “Modern Mix” da Stardock.

apps janelados

Obs. Desse jeito a Stardock vai ter queda nas vendas de alguns produtos, pois pelo menos uns 2 deles, o Windows 10 agora já vem com tais funcionalidades. Um deles é o já citado Modern Mix e o outro é o Start8 que traz de volta o menu do Windows 7 no seu Windows 8. Agora lançaram o Start10 que dá um menu alternativo ao Menu iniciar, mas agora eu não vejo nenhuma necessidade mesmo, mas se alguém se interessar, segue uma ilustração abaixo.

Start10 Side-By-Side-comparison

Obs. Também existe um artigo que fiz que explica como personalizar a aparência do Windows 8, e que pode servir para o Windows 10 em diversos aspectos. Se tiver interesse: Tranforme o Windows 8

5.2 – Apps em Português Instalados Automaticamente

Esse é um ponto muito positivo!

No Windows 8/8.1, quando você instalava o Windows, se seu disco de instalação fosse multi-language, ao invés de single language, ou seja você instala o Windows em inglês e depois baixa o pacote de idiomas em português.

Daí o que acontecia os apps email, pessoas, calendário, esportes e notícias eram todos em inglês (email, people, calendar, sports e news)

E para que eles ficassem em português, depois de instalar o pacote de idioma em português do Brasil no seu Windows, você deveria removê-los manualmente e depois instalar os apps novamente, em português do Brasil. (é mole?)

Bom, agora isso mudou (aleluia). Assim que você instala o pacote de idiomas, seu Windows começa automaticamente a remover e instalar os apps corretos e já preenche o Menu iniciar com eles corretamente.

Apps portugues

5.3 – Apps Mais Rápidos

Muitos usuários se queixavam que os apps demoravam muito para abrir, e quando abriam, ficava com aquela “rodinha de pontinhos” girando enquanto ele carregava o conteúdo e preenchia o app com ele.

Parece que a Microsoft deu um jeito nisso. Aparentemente foi melhorado o processo de alimentar/carregar informações do cache tornando o carregamento do conteúdo dos apps dinâmicos muito mais rápido. Pelo menos até agora está muito rápido e muito mais rápido que o Windows 8.1.

6 – Novos e Renovados Apps

6.1 – App Introdução

Este é Um app para Descobrir e pesquisar a respeito das novidades e recursos do Windows 10.
Muito útil. Sugiro começar por ele.

Ele tem categorias sobre a maioria das funcionalidades que descreverei aqui.

Introducao

6.2 – Fotos (Remodelado)

O App Fotos merece uma atenção especial.
Ele foi remodelado e agora monta coleções de suas fotos, organizadas por data em uma linha do tempo com rolagem muito bacana ou por álbuns também. E integrado ao One Cloud.

imagens-win10b

Outra coisa legal é que quando você abre um foto, é possível editá-la, fazer correções automáticas, girá-las, compartilhá-las e etc.
Obs. A rodinha do mouse, ao invés de dar zoom, passa para a próxima foto ou a anterior, se rodar para baixo. Para dar zoom agora, é preciso usar a tecla Control+Rolar Mouse.

imagens-win10c

Obs. O Visualizador de Imagens do Windows não vem mais como padrão.
No Windows 8/8.1, o app Imagens já era o padrão, mas podíamos mudar isso para o tradicional Visualizador de Imagens do Windows.
Agora ele vem bem escondido, e para podermos usá-lo e defini-lo como padrão, temos que acrescentar diversas chaves de registro ou através de um programa.
Saiba mais como resolver em: como-habilitar-o-visualizador-de-imagens-no-windows-10

6.3 – Loja (Remodelado)

O App da Loja também foi remodelado e agora contém muitas novidades bacanas.

* A primeira é a aparência que está bem mais clean no tema do Windows 10.
* Possui um slideshow muito legal com os destaques, e diversas melhorias no fluxo de transações de aquisição e instalação de apps, gratuitos ou pagos.

Repare na Gestão de Downloads agora:
Os apps estão em lista, com barras de progresso dos downloads individuais e com downloads simultâneos.
“…muuuuito melhor”.

Install apps

* Possui novas categorias Músicas e Filmes que podem ser adquiridos e abertos com os apps “Groove Música” e “Filmes e Programas de TV”.

Veja a diferença abaixo da Loja antiga e a nova.

Loja antiga

Loja Antiga – Windows 8/8.1

loja

Loja Nova – Windows 10

6.4 – Groove Música (novo)

Ele roda suas músicas locais e também músicas compradas online na Loja

Groove musica

Obs. Em contrapartida ao app Imagens, o Windows Media Player ainda vem instalado no Windows 10 e pode ser alterado para ser o padrão, se desejar fazê-lo.

6.5 – Filmes e TV (novo)

Ele roda seus vídeos locais e também músicas compradas online na Loja

videos app video apps

A parte de TV dele exibe seriados comprados na Loja.

6.6 – Clima (Remodelado)

Eu era um dos usuários que não apreciava o app Clima antigo. Ele as vezes apresentava a previsão errada e por vezes travava.
Agora, além de correções de bugs anteriores, ele recebeu uma cara nova e uma animação do céu interessante quando ele é aberto.
Obs. Quando é de noite ou chovendo ele acompanha com o ilustração do clima no fundo ficando muito bonito mesmo.

clima

6.7 – Email (Remodelado)

No email percebi pequenas alterações

6.8 – Calendário (Remodelado)

Com integração à diversos serviços de e-mail, o calendário agora mostra muito mais num formato bem mais detalhado.

6.9 – Notícias e Esportes (Remodelados)

Não tem mais aquela notícia em destaque em tela cheia e agora é possível navegar entre categorias de notícias. Ficou muito melhor mesmo.

6.10 – Mapas (novo)

Agora ele vem com um app de Mapas.

mapas mapas2

6.11 – Xbox (novo) – Esse Merece Destaque!

Ele mostra seus Jogos da Loja, mas permite adicionar jogos que já estavam instalados no Windows.
Permite integração com XBox e com a Live, por exemplo, jogar um mesmo jogo no PC online com um amigo que está jogando no Xbox.
Permite a gravação em vídeo trechos jogados, e streaming.

xbox app3

Veja um vídeo da Microsoft na época do preview do app

https://www.youtube.com/watch?v=qd1cvxemumc

6.12 – App 3D Builder (novo)

hololens

Um app para edição e desenvolvimento de objetos 3D.
Creio que com o objetivo de trabalhar com o Hololens.
Ele já vem com alguns modelos, mas permite o upload de outros trabalhos.

O HoloLens é um óculos de projeção 3D que vem com o Windows instalado.

Veja no Vídeo do Hololens, manipulando objetos 3D, usando este app:

6.13 – Configurações ou Painel de Controle Imersivo (novo)

Parece estranho para mim ao menos, ter 2 painéis de controle. Um tradicional e outro que é um app.
Mas parece que faz sentido quando pensamos que o Windows 10 pode ter versões para Smartphones e neles as pessoas usarão o Painel de Controle Imersivo (app). Mais estranho é que algumas funções que não estão presentes no Painel de Controle tradicional, estarão no app do Painel de Controle e vice-versa.

Um exemplo é criar exceções de scan do antivírus Windows Defender. Embora seja possível desativá-lo no Painel de Controle tradicional, é apenas no app imersivo que conseguimos fazer esse tipo de configuração. Na minha opinião, ficou meio confuso isso. Espero que futuramente todas as funções estejam presentes nos 2 Painéis de Controle.

Outro exemplo é que o Windows Update não está mais no Painel de Controle tradicional, estando agora apenas no app imersivo.

Mas o app Configurações permite agora algumas novidades em configurações inerentes ao Windows 10.
Existem muitas opções dentre deste app, mas citarei algumas abaixo.

 

1 – Rede e Internet e Sensor de Wi-Fi

Agora neste item, falando sobre Wi-fi, além do modo avião, em opções avançadas, existe o Wi-Fi Sense que permite que você conecte-se automaticamente à conexões Wi-Fi que seus contatos compartilham com você ou você com eles. O compartilhamento é automatico pois essa opção vem ativada por padrão, o que eu sugiro desabilitar.

Importante observar é que a senha recebida pelo modo compartilhado o Wi-Fi Sense ou sensor de Wi-Fi, não é armazenada em seu dispositivo ou de seus amigos, e sim internamente no sistema, e na Microsoft, e a Microsoft alimenta esse banco compartilhado de senhas Wi-Fi de seus usuários. Sim ela vai ter todas as senhas Wi-Fi dos usuários.

Mas você pode desativar a opção de compartilhar suas senhas dos seus Wi-Fi memorizadas com seus contatos.
É o segundo interruptor, conforme imagem abaixo. (na imagem ainda está ligado)

wi-fi sense

Uso de dados

Este recurso parece mesmo com os de Smartphones e mostra quantos Gigabytes você trafegou usando cada tipo de conexão.

uso de dados

2 – Item Privacidade

Aqui você encontrará dezenas de configurações de privacidade, nos sub menus localização, contatos, microfone, calendário e etc.

Privacidade

Aplicativos em Segundo Plano

Um item importante é o Aplicativos em Segundo Plano. Essa funcionalidade permite que você escolha quais aplicativos vão trabalhar mesmo quando você não os está usando. Eles podem receber informações, enviar dados, atualizarem-se e etc. Desligando-os, poderá ajudá-lo a economizar bateria. Eu desabilitei alguns.

apps em 2 plano

Modo Tablet

Em Configurações/Sistema, temos uma série de recursos, como configuração de Multitarefas, Múltiplas áreas de trabalho e etc. Uma delas que também considero importante mencionar é o “Modo Tablet”. Quando ativado o Windows, esconde a barra das janelas, ícones na barra de tarefas e etc, se tornando mais como uma interface de tablet.

Isso também pode acontecer através do uso do recurso Continuum, que trás um popup sempre que você conectar um teclado à um tablet com Windows 10.

Abaixo um vídeo que exemplifica melhor o recurso Continuum.

6.14 – Calculadora (nova)

A calculadora do Windows aparentemente agora é um app, então mudou bastante. O visual dela está muito bacana seguindo o tema do Windows 10.
Agora ela faz algumas coisas a mais que antes, tendo uma função de “Conversor”, podendo fazer conversões de Volume, comprimento, peso e massa e temperatura. Muito legal.

calculadora2calculadora

Obs. Porém, ao utilizá-la, notamos que algumas coisas simples não foram colocadas como navegar no histórico das operações com a tecla backspace, e até depois de voltar, editar elementos da operação, para refazê-las e obter os resultados diferentes. Coisas que a calculadora tradicional fazia.

6.15 – OneNote (novo)

Este programa vem quando você instala o pacote Office, mas a Microsoft disponibilizou um app dele para o Windows 10 que é “somente leitura” para consultar suas anotações, mas na verdade ele permite criar anotações nele normalmente. Claro que existe um ícone que o redirecionará à loja para adquirir uma licença. Mas enquanto isso, é possível usá-lo normalmente.

one-noteone-note2

6.16 – Alarmes e Relógio

Este teve poucas alterações, mais voltadas ao design, e uma nova função de Relógio mundial.

6.17 – Complemento para o Telefone

Agora a Microsoft se encarrega de se sincronizar com o seu smatphone, mesmo Android e iPhone.
Basta entrar com os dados de sua conta e ele se encarrega de fazer a sincronização.

complemento telefone

6.18 – Gravador de Voz

Um simples app para gravar sua voz

gravador-voz

6.19 – Contatar o Suporte

Um simples app que te direciona a página de suporte da Microsoft

contatar o suporte

6.20 – Comentários do Windows – “feedback” (novo)

Um simples app que te permite enviar um erro que ocorreu com você ou enviar sugestões.
Eu já enviei as minhas.

6.21 – Outros Apps Comuns

Câmera = Permite usar sua web cam
Adquira o Skype = Baixa o Skype apenas (te direciona à página de download)
Adquira o Office = Baixa o Office (te direciona à página de download)
Pesquisar = Abre a pesquisa Cortana apenas
PDF Viewer = Não vem mais, agora arquivos pdf são abertos pelo Edge

7 – Novos e Antigos Programas

7.1 – Microsoft Edge (novo)

O Novo Navegador padrão da Microsoft, o Edge (na fase de desenvolvimento chamado de projeto Esparta) é muito bacana e tem um desempenho muito bom, muito veloz em abrir páginas.

 

* A caixa de pesquisa também é caixa de endereço, ou seja, você pode pesquisar ou digitar um endereço para ele ir diretamente à página solicitada.
* Ele permite realizar anotações, compartilhar e favoritar, através dos botões no lado direito da barra superior.
* As anotações podem ser salvas e consultadas posteriormente.

E muito mais, confira no vídeo

7.2 – Internet Explorer (antigo)

Se você quiser acessar sites de bancos, páginas do governo, entre outros e que usam Java e outros plugins ou que exijam instalação de controles activeX, esqueça do Edge, pois ele não foi feito para isso. Ele foca em ser mais limpo e livre de addons que possam impactar seu desempenho.

Se você precisar acessar essas coisas, o Internet Explorer 11 ainda vem escondidinho.

7.3 – Windows Media Player

Sem nenhuma alteração visível, ele ainda vem como opção ao app padrão Groove Músicas

mediaplayer

7.4 – Prompt de Comandos (Antigo, mas melhorado)

Agora com Suporte a Teclas de Atalho de Teclado

Obs. como no terminal do Linux. “Os administradores piram”. (rsrs)

28123509547423

Cópia de texto (Ctrl + C ou Shift + Insert):
Copia a linha de código como em softwares de edição de textos. A cópia de todo o texto do Prompt de Comando pode ser feita por “Ctrl + A”.

Cola de texto (Ctrl + V ou Ctrl + Insert):
Cola texto copiado.

Encontrar texto (Ctrl + F):
Executa a ação de busca no Prompt de Comando (imagem abaixo).

terminal encontrar texto

Movimento de cursor (Shift + setas direcionais):
O cursor se move entre as linhas de código, por meio das letras, através das teclas para cima, para baixo, direita ou esquerda.

Seleção de palavras (Ctrl + Shift + setas para os lados):
Move o cursor para os lados, selecionando as palavras escritas na esquerda ou direita das linhas.

Cursor para o final da linha (Shift + Home ou End):
Move o cursor para o começo ou para o final da linha selecionada.

28123954919433

Cursor para final ou começo da página (Shift + Page Up ou Page Down):
O cursor pode ser direcionado para o começo ou final da tela.

Seleção de texto no “screen buffer” (Ctrl + Shift + Home ou End):
O texto entre o começo ou final do “screen buffer” pode ser selecionado por meio deste comando.

Ative o “mark mode” (Ctrl + M):
Antes, somente um clique com o botão direito do mouse ativava esta função no Prompt de Comando.

7.5 – Acessórios

7.5.1 – Lista de Acessórios que continuaram

acessorios

 

* Bloco de Notas
* Conexão com a Área de Trabalho * Diário do Windows (novo)
* Ferramenta de Captura
* Gravador de Passos
* Internet Explorer (agora se tornou acessório)
* Mapa de Caracteres
* Notas Autoadesivas
* Painel de Entrada de Expressões Matemáticas
* Paint
* Visualizador XPS
* Windows Fax and Scan
* Windows Media Player (agora se tornou um  acessório)
* WordPad

 

 

7.5.2 – Diário do Windows (novo)

Este acessório tem a cara de um caderno mesmo.
Serve teoricamente para fazer anotações, assim como o OneNote, mas mais simples e sem integração com a nuvem.

diario

7.6 – DirectX12 (nova versão)

“Está Animado? Você Irá Ficar!”

directx12v5

Para os Gamers de plantão, a nova versão do DirectX, a 12, para Windows 10, consegue entregar mais desempenho com menos consumo de energia em todos os benchmarks (testes de performance), especialmente para quem utiliza as placas gráficas da AMD e Nvidia.
Ele chega a entregar em alguns casos cerca de até 50% mais performance.

Confira os resultados do Benchmark comparando o desempenho de FPS (quadros por segundo) do game Ashes of Singularity da Stardock para ver como é grande a diferença comparado ao 11.
A linha em azul é a do DirectX12.

É importante frisar que o hardware AMD mostra um incremento tão grande nos resultados porque começa muito atrás, estando mal otimizado para o DirectX 11. O salto acontece porque há muito mais espaço para o aumento. Mesmo assim, o feito ainda é considerável porque o resultado final da Radeon, em média, bate o hardware da Nvidia.

Fonte do Benchmark: Uol Adrenaline

O Directx12 é atualizado automaticamente através do Windows Update, mas você pode baixar um programa da Microsoft que checa e atualiza manualmente a versão do DirectX e o instala. Clique na imagem abaixo para baixar.

directx12-download

7.7 – Windows Defender

O Antivírus da Microsoft que sempre passou má impressão por não ser muito confiável aparentemente agora está melhor.

Um pouco do Histórico

No começo com o Windows 7, Steve Ballmer da Microsoft tinha dito que o Windows não precisaria mais de software de antivírus, o que deixou os CEOs das empresas de Antivírus enfurecidos, pois na verdade o Windows ainda precisava de um bom antivírus de terceiros.

A própria Central de ações da Microsoft, depois de instalar o Windows 7, te alertava a procurar um software de antivírus, pois o Defender se apresentava apenas como anti-spyware.

Mas então veio o Windows 8 e esse alerta sumiu, como se a Microsoft estivesse dizendo que agora não precisava mais de outro programa.
Nesse tempo, eu mesmo continuava a usar um programa de antivírus bom de mercado ao invés do Windows Defender que eu sempre desativava logo após uma instalação do Windows.

E No Windows 10?

Bom, agora parece que o produto evoluiu mais uma vez, levando mais a sério ser antivírus e spyware e receber vacinas constantemente através do Windows Update. Essas vacinas a Microsoft recebe de empresas de antivírus parceiras. Teoricamente ele deve conter as ameaças mais comuns, caso o usuário não use o computador de forma muito perigosa, afinal de contas nenhum antivírus consegue deter um usuário kamikaze.

defender updates

Eu acredito que ainda sim um bom antivírus de mercado não tem comparação, mas também gosto da praticidade de usar o programa integrado da Microsoft. Nos meus testes usei o Avira, que não impactou em nada o Windows, e depois voltei para o Defender por enquanto apenas para analisar o comportamento dele que até agora tem sido satisfatório.

defender malware

É possível desativá-lo, configurar exceções dos scans, e etc, No App Configurações/Segurança/Windows Defender

defender win10

Saiba Mais Sobre Encontrar os Melhores Programas de Antivírus.

7.8 – Retrocompatibilidade

A maior parte dos softwares de terceiros (que antes usava no Windows 8) foram testados no Windows 10 e funcionaram corretamente. Creio não haverá problemas com a grande maioria deles. Percebi apenas em alguns como o Quick Time Player e Kaspersky antivírus, ainda não é possível instalar no Windows 10, tendo que esperar que as empresas lancem versões compatíveis.

8 – Lista de Atalhos de Teclado

  • Winkey + Tab: abre a “Visão de Tarefas” para consulta a apps em execução em diferentes desktops
  • Winkey + A: abre a “Central de Ações” (acesso a notificações e à interface de ações rápidas)
  • Winkey + D: abre a “Área de Trabalho”
  • Winkey + E: Abre o “Windows Explorer”
  • Winkey + G: abre a opção “Xbox” para consulta às opções integradas de jogo
  • Winkey + H: ativa o botão Compartilhar em aplicativos do Windows 10
  • Winkey + I: ativa o “Painel de Configurações”
  • Winkey + K: abre a opção “Conectar” para conexão entre telas e aparelhos de áudio wireless
  • Winkey + L: ativa a função de bloqueio para entrada com novo login
  • Winkey + P: abre o recurso de “Projeção de Tela”
  • Winkey + R: abre a caixa para a informação de comandos por meio da opção “Executar”
  • Winkey + S: ativa a função “Pesquisar” (sem suporte à Cortana em português até o momento)
  • Winkey + X: permite acesso ao “Gerenciador de Tarefas”, “Painel de Controle”, “Gerenciador de Dispositivos” e demais opções
  • Winkey + ↑ / ↓ / → / ←: ativa o reposicionamento de janelas sobre a tela em função dos comandos acionados pelas setas direcionais (direita, esquerda, cima e baixo)
  • Winkey + Ctrl + D: cria uma nova “Área de Trabalho Virtual”
  • Winkey + Ctrl + F4: fecha uma “Área de Trabalho Virtual”
  • Winkey + Ctrl + → ou ←: alterna entre “Área de Trabalho Virtual”
  • Winkey + Shift + → ou ←: mova aplicativos entre seus monitores com este comando
  • Winkey + 1 / 2 / 3 e demais números: os programas ativados podem ser abertos por ordem de aparição na “Barra de Tarefas”.

9 – O Que Faltou?

Infelizmente, nem tudo são flores no Windows 10, mas eles estão de parabéns. Pela primeira vez noto que a Microsoft produziu um Windows atentos em fornecer funcionalidades e melhorias que seus usuários realmente queriam e pediram, forneceu algumas funcionalidades presentes em outros sistemas operacionais, Mac OS e Linux, corrigiu e repaginou muita coisa mesmo.

Existem ainda algumas coisas que estão presentes no Mac e no Linux (e já enviei o feedbak à Microsoft), e que seriam uma revolução em termos de facilidade no gerenciamento de programas por exemplo, e eles não colocaram no Windows e eu ainda não sei porque, mas as listei para que possamos entender.

9.1 – Hot Corners:

Presentes no Mac e Linux servem para acionar funcionalidades com mais facilidade quando usando o mouse e passando ele em algum canto da tela onde se programou para realizar uma ação, tais como mostrar as janelas, minimizar a janela atual, mostrar a àrea de Trabalho, executar uma tarefa e etc.

hotcorners2
No Linux isso é muito comum (imagem do Elementary OS)

mac-os-x-hot-corners
No Mac também

9.2 – Mudar Wallpaper da Tela de Login (e não somente a de bloqueio).

Isso até poderia acompanhar o Wallpaper de sua Área de Trabalho.

Windows10login

loginscreen-1024x824
Tela de Login do Linux Elementary (hummm…rsrs)

9.3 – Pausar Wallpaper em Slideshow:

No Windows existe a opção maravilhosa de alterar a imagem de plano de fundo para uma pasta de imagens sua, definir o tempo automático de troca das imagens e baixar temas de Wallpapers da Microsoft. Mas não tem a opção Pausar Slideshow. E isso poderia ser adicionado ao Windows 10.

Existe a opção de “Próxima tela de fundo da área de trabalho”, e poderia ter a opção “Pausar Slideshow“.

Mudar Wallpaper

9.4 – Explorador de Arquivos Ainda não trabalha com abas

Isso eu consigo fazer usando um aplicativo chamado Clover.

clover-517x330

Isso no Mac eu nunca vi, mas no Linux está presente em todas as Distribuições

nautilus

 

9.5 – Não Permite a Personalização de Temas de Janelas e Temas de Ícones

Isso é realmente triste. Embora existam ainda diversas opções de personalização, a mais aguardada não existe. A possibilidade de mudar o tema em geral, especialmente dos ícones.

No Mac isso também é bem limitado, mas no Linux….

desktop_customization1

Obs. Mas isso no Windows é possível através de um procedimento (não recomendável) que faz uma alteração em alguns arquivos do sistema (uxtheme patcher) e permite a instalação de temas através de programas de terceiros como o Window Blinds da Stardock. E baixar diversos temas de sites como o Wincustomize.

Obs. Também existe um artigo que fiz que explica como personalizar a aparência do Windows 8, e que pode servir para o Windows 10 em diversos aspectos e usando programas de terceiros (como o Xwidget, Rainmeter e alguns da Stardock). Se tiver interesse: Tranforme o Windows 8.

 9.6 – Loja ainda não Possui Categoria de “Programas de Terceiros”, apenas apps

Seria tão bom se na Loja pudéssemos escolher e marcar para instalação programas como: Java, Flash, Firefox, Chrome, Opera, Ccleaner, VLC, Thunderbird, Gimp, Pacote Office, Photoshop e etc e etc, sem precisar instalar um a um, e depois de escolhidos bastava clicar em um botão “aplicar” para que tudo escolhido fosse instalado em fila.

(Isso é possível no Ubuntu por exemplo com o Gerenciador de Pacotes Synaptic ou com a Central de Programas do Ubuntu e em outras Distribuições Linux também com outros gerenciadores de programas e lojas)

Deepin-Store
Essa é a loja do Linux Deepin

9.7 – Ainda não existe um Gerenciador de Programas via terminal.

Embora eu tenha ouvido boatos do desenvolvimento disso pela Microsoft, isso ainda não foi lançado.
Seria basicamente a possibilidade de gerenciar programas, (pesquisar, remover e instalar) através da digitação de um comando no prompt de comando.

Imagine fazer como no Linux, se desejar ao invés de visitar a loja, instalar todos os programas necessários de uma só vez com um “comandão”, “copy, paste and run baby!”

Conclusão

Listei diversas melhorias e inovações e a Microsoft com certeza está de parabéns.

Não há como descrever todas as funcionalidades e recursos em um artigo, pois isso daria um livro, mas as mudanças mais importantes eu espero ter abordado, e se eu descobrir algo novo importante, vou atualizando aqui.

Em geral senti que o Windows está mais rápido, e o novo Defender dá a impressão de antivírus de mercado e mais seguro. Os apps melhoraram muito, e os novos apps são muito legais. Ele ganhou novas funcionalidades de produtividade e foi todo repaginado, com destaque especial para o menu iniciar e seus diversos novos apps e antigos remodelados.

Apesar dos avanços tão bons, ainda parece que faltaram algumas coisas importantes e que já estão presentes nos sistemas concorrentes há muitos anos. E torço para que esses avanços que faltam possam vir nos próximos anos, assim como vieram no Windows 8.1 as coisas que faltaram ao Windows 8, pode ser que aconteça o mesmo nos próximos updates do Windows 10.

Obs. Eis algumas dicas para fazer algumas coisas depois de instalar o Windows: O Que Fazer Depois de Instalar o Windows

Fiz uma comparação entre os sistemas operacionais mais populares, (Windows, Mac OS X e Linux Ubuntu) anterior ao lançamento do Windows 10, pode ser conferida aqui, caso tenha interesse.

Faltou algo? Tem alguma sugestão? Por favor, comente logo abaixo.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...