Home / Dicas e Tutoriais / 5 Distribuições Linux Para Máquinas Antigas ou Com Baixo Hardware

5 Distribuições Linux Para Máquinas Antigas ou Com Baixo Hardware

Olá pessoal, em meu artigo recente: Sobre Ubuntu, Convergência, Outros Ambientes Desktop e Outras Distribuições Baseadas em Ubuntu, falo um pouco sobre performance do Ubuntu, sendo que não o considero um sistema operacional pesado, porém em máquinas muito antigas ou com baixo hardware, o ambiente desktop padrão dele, o Unity, não se comportará adequadamente. Também falo neste artigo sobre o Ubuntu com outros Ambientes Desktop mais leves como o Lubuntu, XubuntuSalix OS, e LXLE, SliTaz, 

Então o melhor a fazer se você tem uma máquina muito fraca ou antiga, é instalar um ambiente desktop mais leve em seu sistema ou usar um outro Sistema Operacional Linux que seja mais leve.

Abaixo algumas idéias de Distribuições leves;

Bodhi Linux

Bodhi Linux é uma distribuição baseada no Ubuntu destinada para computadores com poucos recursos de hardware. O estilo do sistema Bodhi prevê poucos programas instalados, somente os extremamente necessários. Isto acaba exigindo poucos recursos computacionais e faz com que se torne realmente útil para PC’s mais antigos. O mínimo exigido para rodar o Bodhi Linux é apenas: 300+MHz CPU, 128MB RAM e 2.5GB de disco!

Porteus

Porteus é rápido e leve (menor que 300MB na instalação). É baseado no Slackware Linux. A distribuição começou a partir da comunidade do Slax Linux, outra distro leve baseado no Slackware. Possui o kernel atualizado constantemente e com suporte a 32-bits e 64-bits. Com suporte gráfico Razor QT e KDE 4 para as versões 32 e 64 bits, respectivamente. Além do suporte ao LXDE.

Para ter acesso a todas suas características acesse o Portal Oficial para mais informações.

Puppy Linux

Criado em 2003, por Barry Kauler, o Puppy Linux é extraordinariamente pequeno, mas muito completo. A distribuição foi desenvolvida do zero, não é baseada em nenhuma outra distribuição.

Slax Linux

Baseado no SlackWare, o Slax é um sistema Linux moderno, portátil, pequeno e rápido, com um excelente design. Apesar de seu pequeno tamanho, Slax proporciona uma vasta coleção de software pré-instalado para uso diário, incluindo uma interface gráfica bem organizada e ferramentas de recuperação úteis para administradores de sistema.

Zenwalk

Zenwalk (antigo MiniSlack) é uma distribuição Linux para computadores antigos fundada por Jean-Philippe Guillemin. Também é baseada no Slackware, mas cada vez mais se vem distinguindo dele, mas mantendo a compatibilidade com o mesmo. O ZenWalk necessita de apenas 128 MB de memória RAM e de um processador Intel Pentium III.

Bom, é isso aí,

Essa dica agradeço ao site: LinuxDescomplicado

About cleuberadmin

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

2 comments

  1. Rodrigo Vieira Eufrasio da Silva

    Eu utilizo o Lubuntu, desde a versão 12 e nunca tive problemas. Recomendo para usuários windows, versões 95,98, NT, ME, 2000, XP E SEVEN.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

Coisas Básicas a Fazer Depois de Instalar o Elementary OS 0.4 Loki

Olá pessoal. Como vocês devem saber, ...