Home / Dicas e Tutoriais / Windows 10 Insider Preview Build 10130 Testada – Primeiras Impressões

Windows 10 Insider Preview Build 10130 Testada – Primeiras Impressões

Olá galera,

A Microsoft, recentemente, em seu evento Build 2015, realizou a apresentação dos novos aprimoramentos no desenvolvimento do Windows 10. E também disponibilizou a nova Build 10074 para download.

Ainda mais recentemente saiu uma atualização da Build para a 10122, e hoje a 10130, porém não é possível baixar esta ISO pronta. Para ter essa Build é necessário instalar a 10074 e depois fazer um Update. Ele baixará e praticamente instalará o Windows novamente, e isso é bem perceptível pelo tamanho do download e pela tela de boas vindas e configuração inicial que você terá que repetir.

Sim, a mensagem diz: “Seu PC será Reiniciado Muitas Vezes. Sente-se e Relaxe” (kkk)

Eu fiz tudo isso, e passarei agora as minhas impressões sobre o produto.

Aparência

E o Windows 10 vem melhorando muito nos últimos anos nesse quesito, começando com o Aero desde o Windows Vista que ficou marcado pelo mau desempenho, até um equilíbrio no Windows 7, uma mudança no Windows 8 que diminuíram as transparências e vários refinamentos que culminaram em sua última versão Windows 8.1 Update 1. E agora mais uma pequena evolução nesse sentido.

Menu Iniciar

Muitos usuários consideraram que algumas funcionalidades deveriam voltar como o menu Iniciar no formato de menu mesmo como era no Windows 7 + os Apps janelados dentro dele e etc.

Pois bem, a Microsoft ouviu os usuários e um desenvolvedor independente chamado Jay Machalani. Ele chegou a ser chamado para reuniões na Microsoft. Então, o menu iniciar foi repaginado ganhando os Tiles dos Apps da Modern UI (sim, as aplicações em quadradinhos) dentro dele. O legal foi que na versão 10122, elas tem uma animação 3D em flip, conforme a imagem abaixo. (depois na versão 10130 o efeito foi desativado, mas espero que volte na versão final) O Menu é em um tom de cinza escuro, e é possível redimensioná-lo.

windows10122h

Tema de Ícones e Janelas

Finalmente a Microsoft atualizou o tema de ícones, mas nada muito drástico. Observe abaixo no Windows Explorer, (que agora é chamado de Files Explorer), ele tem a aparência flat com a barra da janela bem clara, (seguindo a aparência clean do iOS8) e ícones mais coloridos. Os botões de controle de janela, (minimizar, maximizar e fechar) ficam bem discreto, mostrando uma cor vermelha apenas quando você passar o mouse sobre o botão de fechar.
Creio que ficou muito bom.

windows10122b

windows10-lixeira
O ícone da lixeira também ganhou cara nova no Desktop.

Barra de Tarefas, Área de Notificação e Novos Ícones

Barra de Tarefas

A barra de tarefas ele lembra muito a interface de um Smartphone, mais escura, com ícones menores e mais simples e minimalistas.

Ícones na Barra

O ícone do Windows que aciona o menu iniciar está menor e foi acrescentado um ícone que remete a três janelas, trata-se do “Task View”, recurso que mostra todas as janelas em execução, tal como o “Mission Control” do Mac OS, ou como o “Spread Window” do Gnome3 e Unity, interfaces presentes em distribuições Linux, como o Ubuntu.

windows10122e

Também vemos uma caixa de busca ao lado do menu iniciar que é o Cortana (o buscador e controlador por voz do sistema), mas ele não funciona no idioma português do Brasil ainda. Então para que ele funcione, você deverá deixar suas opções de localidade e idioma configuradas para os EUA. Ao lado tem o ícone do Projeto Spartan, o novo navegador da internet que substitui o Internet Explorer e que na versão final deverá chamar-se Microsoft Edge, e o ícone da loja.

Nova Central de Notificações

Com uma mudança no aplicativo de notificações. Antes ele era uma bandeirinha e agora, o ícone remete é uma lista, e ao clicar sobre ele, ele abre um painel lateral com um lista de coisas que aconteceram no sistema, como um update recebido e executado. Agora ele notifica realmente o que acontece de importante no sistema. E no rodapé desta tela, ele exibe atalhos para diversas coisas no sistema, como as Configurações do Sistema ou mudar para o Tablet Mode, Airplane Mode, Rotation Lock, VPN e etc. O Painel ainda não está muito bonito ao meu ver, mas as funcionalidades são interessantes.

windows10122f

21185201520307
Na primeira versão do Windows 10, o design das notificações parecia mais bonito.

Nas configurações do Sistema foi adotado um padrão simples também.
O que notei é que agora o item Windows Update no Painel de Controle não existe mais, sendo que as atualizações do sistema são feitas aqui em Configurações e “Updates & Security”

windows10122c

Hora e Data

Quando clica-se no horário e data, agora abre-se uma aplicação, também bem clara e limpa com o calendário do sistema.

windows10122g

Task View e Múltiplos Desktops

Agora é possível através do Task View ver todas as janelas em execução e adicionar novas Áreas de Trabalho. (Quaisquer semelhanças com o Linux ou Mac OS X, não são meras coincidências). Saiba mais em Windows 10 e Suas Inovações Atrasadas

Essas funcionalidades são comuns no Mac OS X e Linux, mas a Microsoft não as havia adotado por muito tempo até que esse tempo finalmente acabou, (embora não haja ainda a adoção de todas as funcionalidades de produtividade dos sistemas concorrentes).

windows10122i

 

Novo Aplicativo Calculadora

A velha calculadorinha do Windows foi aposentada dando lugar a uma nova e cheia de recursos.

Ela agora pode ser padrão, científica, de programador, ou de conversões para realizar conversões, tais como, Octal em Decimal, Libras em Kilos, Milhas em Quilômetros, Fahrenheit em Celsius, Velocidade, Massa e etc. Ficou muito boa.

 

Bom pessoal, por enquanto é isso, pois aqui foi apenas as primeiras impressões, mas em breve colocarei uma análise completa do sistema, logo após o lançamento oficial, que parece que será em breve.

Abraços,

Cleuber

 

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

5 comments

  1. Olá Cleuber!

    também testei o 10 em uma build anterior, realmente é um avanço quanto ao windows 8 com sua interface metro que não conversa com o desktop e dá uma sensação muito esquisita.

    sinceramente, abrir mão do linux com sua liberdade é bem complicado e olha que comecei a usar a poucos meses e através de você como um dos “professores”.

    abrcs, Rony

    • Valeu Rony,
      Pois é, o universo Linux não tem comparação, com tantas Distros e Ambientes Desktop e opções de softwares open source.
      Uma vez que a gente prova e se habitua com as funcionalidades e facilidades do Linux, acho difícil “ter vontade” de usar o Windows…kkk. Talvez alguma necessidade por conta de algum programa específico, mas vontade mesmo, é mais difícil. A começar com as atualizações, como é fácil e simples e rápido rodar um update no Linux e como a mesma tarefa no Windows é um “parto”…kkk, sem falar nas funcionalidades de gerenciamento de janelas, múltiplos desktops, spread windows, customizações, compiz e etc…tudo que uso há tantos anos. E observo que um pouco disso a Microsoft começa a colocar no Windows 10 só agora. São as “inovações atrasadas”…kkk

      • Com certeza meu amigo!, mas sinceramente tenho tido sucesso com wine/POL até com instalações totalmente manuais, então nem vontade nem necessidade! rs abração!!!

  2. Os ícones do painel de controle foram feitos para o Gameboy, da Nintendo. Pavorosos, como tem sido a evolução das interfaces nesta década! Stve Jobs faz falta, isso sim. De que adianta investir trocentos milhões de dólares em hardware (e aqui incluo os sistemas dos smartphones) se as interfaces estão cada vez mais simplórias, sem o menor refinamento e distante da verdadeira evolução? Deixo aqui a sugestão para procurarem o trabalho fenomenal de D. Arnaez (Cryo64) e lamentar que esse cara não é o design chefe das interfaces das grandes empresas. Ah, dinheiro…

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...