Home / Dicas e Tutoriais / Wappalyzer – Extensão do Navegador Que Mostra Estrutura do Web Site Acessado

Wappalyzer – Extensão do Navegador Que Mostra Estrutura do Web Site Acessado

IIS, Apache, NGinx, phpMyAdmin, WordPress…

O Wappalyzer é uma extensão para o Firefox e Chrome que exibe para o usuário quais tecnologias são utilizadas nos sites. Sistema Operacional do Servidor, Software de publicação Web como o Apache ou IIS, plataforma do site como WordPress, Joomla, Drupal, Blogger, do e-commerce como o Woo-Commerce, se possui Google Analytics, phpMyAdmin, YouTube e etc são apenas alguns exemplos de ferramentas detectadas pelo complemento e que são amplamente empregadas na construção de portais, blogs e sites.

Instalação no Firefox

Clique no menu e escolha a opção “Complementos” ou “Add-ons”, faça uma pesquisa pelo nome do plugin e clique em Instalar.

wappalyzer

Uma vez instalado, você poderá ver uma lista de tecnologias usadas para hospedar o site que você está acessando no lado direito da barra de pesquisa.
Ao passar o mouse sobre o ícone da tecnologia, poderá ver detalhes sobre ela e até ser direcionado a uma página que explica o que tal tecnologia faz.

No exemplo abaixo, ao passar o ponteiro do mouse sobre o ícone abaixo, ele mostra que o servidor que hospeda este site é um Windows, e ao clicar na mensagem “click for details” ele exibirá detalhes sobre o Windows Server.

wappalyzer4

Aqui abaixo no exemplo, o site do Ubuntu, hospedado em um servidor Ubuntu, com Apache e etc.

wappalyzer3

 

Aqui outro exemplo para mostrar que o site possui Google Analytics.

Exibindo as ferramentas que são utilizadas

O site do desenvolvedor você tem acesso a todas as tecnologias suportadas, as quais estão organizadas por categorias. Dessa forma fica bem mais fácil encontrar o que você deseja e se informar a respeito da última moda entre os desenvolvedores web.

No site https://wappalyzer.com/, você pode encontrar os sites com maior detecção de alguma tecnologia escolhida. Por exemplo, quero saber que sites mais estão usando o WordPress. Basta escolher WordPress no site e pronto.

wappalyzer6

wappalyzer7

Além dessas informações, é possível visualizar gráficos que mostram o quanto a ferramenta é utilizada entre desenvolvedores. Se você está pensando em desenvolver um site, pode ser uma ótima maneira de ficar por dentro das tecnologias que estão em alta.

Mais informações sobre a ferramenta

 

Não detectou nada?

Em alguns sites o Wappalyzer não consegue detectar nenhuma ferramenta. Isso pode acontecer devido o forte sistema de segurança da página, pelo simples fato do site não fazer uso de nenhuma tecnologia mais avançada ou porque os plugins e demais recursos encontram-se hospedados em outros servidores. Para testar se a extensão foi instalada corretamente e está funcionando, procure entrar em diversos sites e verificar se os ícones continuam não aparecendo.

É isso aí pessoal
Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...