Home / Dicas e Tutoriais / Review Linux Deepin 14.3
en31

Review Linux Deepin 14.3

O Linux Deepin é uma Distro chinesa que vem ganhando destaque desde 2013, quando eu havia apresentado ela aqui no site em sua versão 2013, e em sua versão 2014 beta. Hoje estamos na versão final 14.3. E no começo deste ano, ela ganhou um novo update e algumas melhorias significativas.

Hoje irei apresentar algumas destas melhorias que notei no sistema.

1 – Aparência (sempre começando por ela)

A aparência do Deepin é uma coisa que nos chama a atenção desde o início.
E aqui vale adiantar que nesse quesito ele é original, com personalidade própria, apesar de ser baseado no Ubuntu, ele não lembra em nada seu sistema pai.

Grub Personalizado

Este background de céu estrelado acompanha todo o tema padrão do Deepin, desde o menu do grub, até o carregamento do sistema e depois até a tela de login e por fim a Área de trabalho. Fica bem uniforme e elegante.

deepin-boot-screenb

Agora com suporte a EFI também. Ele adiciona uma entrada no sistema EFI de sua BIOS. Confira na imagem abaixo ele fazendo isso quando se dá um comando “update-grub”.

DeepinScreenshot20150608161033

Tela de Login

Este é um item que considero que o Deepin recebe a melhor nota dentre as Distribuições Linux. Sua tela de login além de ser muito bonita, com o background já citado de céu estrelado, recebe uma animação de estrelas voando, e tem a imagem do usuário em um círculo no centro da tela. Cheque no vídeo abaixo.

Tema GTK+, Janelas e Ícones

O Deepin segue com um tema GTK+ escuro e tema de janelas simples, porém o que chama a atenção é seu tema de ícones que nesta versão recebeu um tema padrão novo chapado (flat) e muito colorido e bonito.

deepinscreenshot20150313165618

Coleção de Wallpapers

Ele vem com 14 Wallpapers, todos com temas de paisagens da natureza e são muito bonitos. Claro que você poderá adicionar outros que desejar.

Deepin-personalizacao-wallpapers

2 – Funcionalidades de Produtividade

Dock e Launcher

Ela também segue a tendência de fornecer funcionalidades que se iniciaram no Mac OS X, como uma dock, com um laucher nela para mostrar e pesquisar aplicativos através da digitação. A dock pode ser personalizada para parecer uma barra de tarefas.

en31

dock_1_en dock_2 dock_3

Agrupamento de Ícones na Tela

Essa é uma novidade interessante. Colocar ícones e documentos e pastas na Área de Trabalho pode ser útil para muita gente. Nos smartphones com Android por exemplo essa é uma funcionalidade muito útil de criar pastas ou grupos de aplicativos, agora presente também no Deepin, fantástico!

Aliás, você encontrará alguns elementos muito parecidos com um smartphone em sua “DE” (“Desktop Enviroment” – ambiente desktop), o “Deepin DE”. Ou será que os smartphones que parecem com o Linux? Eis a questão!

app_group_en

app_group_detail_en

Ações com botão direito do Mouse

Esta funcionalidade também pode ser matadora.
Clicando com o botão direito do mouse sobre uma aplicação você poderá:

  • Abrí-la,
  • Enviá-la para a dock,
  • Adicionar para que ela rode ao iniciar o sistema (esta é ótima),
  • Desinstalar (essa também é ótima).

É aí que a gente se pergunta: “Porquê que ninguém pensou nisso antes?”

Clicando com o botão direito do mouse sobre a dock, você poderá alternar o estilo dela e método de ocultação e configurações da área de notificação.

deepin-right-click

Hot Corners

Essa é uma funcionalidade indispensável para mim. Com ela, eu escorrego o ponteiro do mouse em um canto da tela e pronto, a ação é realizada.

Esses são os famosos hot corners, funcionalidade também presente no Ubuntu, Elementary e Mac OS X, no Ubuntu é configurável por meio do Compizconfig-Settings-Manger ou do Ubuntu-Tweak, no Elementary é nativo na Central de Configurações do Sistema.

No Deepin, é nativo também bastando clicar com o botão direito na tela e escolher a opção “Cantos” e redefinindo a ação desejada para cada canto. Por padrão o canto inferior direito abre o System Settings, o inferior esquerdo volta para a área de trabalho, e o superior esquerdo abre o Menu, e o superior direito não faz nada, mas você pode adicionar.

deepin-hot-corners

Central de Configurações e Personalização

As configurações do Sistema são ativadas por padrão utilizando o hot corner inferior direito, ou clicando no ícone na dock, e ela centraliza esta tela no lado direito de seu monitor, com um menu que abrange a maioria das coisas necessárias para configurar seu Deepin, desde configurações de aparência, temas do sistema, temas de ícones, wallpapers e etc até configurações do sistema mesmo, com vídeo, audio, teclado e etc.

deepin-system-settings

Abaixo, mostrando os itens das configurações do sistema, escolha de Papel de parede, Imagem do usuário, tema de ícone e tema de Janelas.

Deepin-personalizacao

Suporte a Múltiplos Monitores Melhorado

Outro destaque é para a configuração das telas usando múltiplos monitores. É possível escolher o monitor Principal, para ele jogar a dock e menus lá.
Realmente muito bom.

DeepinScreenshot20150608151408

3 – Programas

O Deepin não é super “Out of Box” como o já citado Pinguy OS, ou o Haze OS, e algumas outras, mas oferece programas próprios e algumas coisas muito boas e diferenciadas, além do que, você poderá instalar as aplicações que desejar depois da instalação do sistema.

Programas Próprios

Ele tem o Deepin Video e Deepin Music, tem o Deepin Store que é sua loja de programas, tem um próprio aplicativo de screenshot, e o terminal que eu acredito ser um fork do terminal do Ubuntu.

deepin-programas-proprios

Deepin Store

Esta melhorou bastante com itens agora em português e não mais em chinês como era antes, e apresenta bem os programas de forma bem categorizada.

Deepin-Store

Deepin Video e Deepin Music

Estes são aplicativos próprios bem simples que dão personalidade a distro por serem próprios.

Deepin Music Deepin Video

color-logo-wps

O WPS Office ou Kingsoft Office é um projeto chinês que faz um clone do Microsoft Office, então, qualquer semelhança não é mera coincidência. E ele lhe permite trocar o tema para um escuro por exemplo. É muito bom mesmo.

wps-office-1

crossover

CrossOver

 

Este, assim como o Playonlinux é um frontend para o Wine, fornecendo uma lista de aplicações Microsoft testadas e compatíveis para serem rodadas dentro do Linux via Wine e fornecendo um ambiente de instalação gerenciada que cuida de alguns detalhes para você como configurações de perfis do programa que estará instalando, que incluem bibliotecas adicionais e outras dependências. Porém o CrossOver que é desenvolvido pela empresa Codeweavers é pago, mas no Deepin você poderá usá-lo gratuitamente graças a um acordo que o Deepin fez com a Codeweavers.

deepin-crossover deepin-crossover2

Então pode ficar tranquilo e começar a rodar suas aplicações Microsoft favoritas no Linux através deste programa, claro que, de preferência, se se elas estiverem na lista de programas compatíveis.

 

4 – Por baixo do Capô – Estabilidade

Baseado em Ubuntu

Isso pode ser considerado por muitos usuários do Linux ótimo, e para alguns ruim, mas para mim é realmente ótimo, pois o Ubuntu tem um projeto antigo baseado em Debian que é um pioneiro no mundo do Linux, é sólido em relação ao desenvolvimento, tem uma comunidade enorme, e tem uma empresa grande, a Canonical, que se mantém realizando melhorias e lançando versões estáveis a cada dois anos, que são as versões denominadas “LTS” (Long Term Support), com suporte de 5 anos. E o Linux Deepin é baseado no Ubuntu. Atualmente a 14.04.2, então o Deepin segue quase a mesma nomenclatura, agora estando na “Linux Deepin 14.3”.

Mesmo sendo baseado em Ubuntu, como eu disse, ele tem personalidade própria.

Algumas distros baseadas em outra, se descuidam com estes detalhes, como o artigo que escrevi sobre o Pinguy OS em que nesses três detalhes aparece o nome Ubuntu, ao invés do nome da distro. Aqui vemos que no Deepin está tudo correto. Nome correto no grub, nas informações do sistema (about) e no nome interno analisado via terminal. Muito bom!

deepin-boot-screenc deepin-lsb deepin-about

Atualizações (um problema de velocidade resolvido)

Na versão anterior ao tentar rodar um simples update (sudo apt-get update/upgrade), a distro baixava da China as atualizações numa velocidade horrível independentemente de sua banda de internet, e poderia levar um dia/noite inteiro para concluir.

Agora nesta versão, ao abrir o Deepin Store, o sistema verifica o “mirror” mais próximo, e te envia uma mensagem, dizendo que está trocando o mirror para o da sua região (no meu caso ele mostrou um da Universidade Federal do Paraná) e quando se dá OK na mensagem ele irá mudar a fonte dos downloads para o mais próximo de você e o update acontece de forma muito rápida.

Por isso ao iniciar o Deppin, não abra o terminal e digite “sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade”, pois vai demorar. Abra a Deepin Store antes e espere estas mensagens aparecer. Daí vai ser muito rápido.

Confira nas imagens abaixo:

DeepinScreenshot20150608165110

DeepinScreenshot20150608165140

DeepinScreenshot20150608165249 DeepinScreenshot20150608170010
Embora esteja escrito Servidor Espelho Official (Chinene Mainland), ele está baixando do Brasil e foi muito mais rápido. Atualizou a Distro toda em 5 minutos.

DeepinScreenshot20150608170833

 

Conclusão

Linux Deepin é uma Distro relativamente nova, lançada em 2013, mas com uma proposta muito boa e funcionalidades úteis e interessantes, além de uma aparência devastadora a começar pela tela de boot e tela de login. Com certeza tem personalidade própria.

Não a considero, por enquanto, melhor que alguns outros, como o próprio Ubuntu, Mint, Elementary, openSUSE, e etc, por isso a uso mais como uma distro opcional e para teste, mas esse é meu gosto e opinião, mas ele está seguindo um caminho próprio e muito bom.

Creio que mais alguns anos esta Distribuição Linux estará mais universal, madura e mais adequada para ser uma distro que poderá ser usada como a principal de muitos usuários. Para isso existe um projeto chamado “deepin International Project”, onde se você for desenvolvedor poderá unir-se ao time do Deepin através do grupo do Google deles, https://groups.google.com/forum/#!forum/deepin-developers.

Abraços,

Cleuber

 

Share

About cleuberadmin

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

4 comments

  1. Olá, bom dia,

    Parecer ser uma distro muito bem acabada, sendo ela ubuntu-based, os comandos de terminais como apt-get seriam os mesmo?

    abrcs, Rony

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

eos-loki-final-8

Elementary OS 0.4 Loki Lançado – Baixe Agora!

Olá pessoal. Depois de uma angustiante ...