Home / Dicas e Tutoriais / Ubuntu 15.04 Beta Final Disponível – Confira as Novidades

Ubuntu 15.04 Beta Final Disponível – Confira as Novidades

Foi lançado recentemente a versão Beta 2 (final) do Ubuntu 15.04. A versão final será liberada dia 23 de Abril.

 Confiram o cronograma:

ubuntu1504beta

O Que Virá de Novo no Ubuntu 15.04

O Ubuntu 15.04 trará principalmente correções de bugs e melhorias de usabilidade que é o cartão de visita da Vervet Vivid.

Init para o Systemd

Esta é uma das mudanças mais significativas que aconteceu em Ubuntu em anos, que é a mudança do init.d para o systemd como sistema de inicialização da distribuição.

Unity 7.3

O Ambiente Desktop padrão do Ubuntu, o Unity recebe uma nova rodada de refinamentos este ciclo de lançamento.

Menus Localmente Integrados

Os Menus Localmente Integrados (LIM) vem ativado por padrão no Ubuntu 15.04 , a incorporação de menus de aplicativos dentro da borda da janela, em vez de colocá-los na parte superior da tela – mesmo que seja apenas com este beta que menus integrados localmente aparecem em janelas sem foco.

Mostrar Menus Sempre

Uma pequena mudança que chegou em Janeiro é a opção ‘Mostrar Menus Sempre’ que aborda as preocupações que alguns usuários tiveram sobre menus desaparecendo quando se passava o mouse sobre eles.

Se você não gosta da opção de menus integrados localmente você não tem que usá-los. Um botão na Configuração do Sistema> Aparência> Comportamento permite menus voltarem para o comportamento antigo, para que qualquer pessoa que preferir os seus menus dobrado ordenadamente na parte superior da área de trabalho pode reverter rapidamente a sua forma preferida de trabalhar.

Botões de Shutdown e Logout na Dash

Na Dash, a opção de logout e shutdown agora aparecem corretamente quando em tela cheia, e pequenos ajustes para as animações sobre login e logoff devem fazer a experiência de inicialização e desligamento mais rápida.

Compiz 0.9.12

O gerenciador de janelas Compiz ganha uma correção muito necessária da nVidia que resolve questões de branco ou preto janelas para os usuários com o driver proprietário Nvidia habilitado.

Compiz agora suporta totalmente o ambiente de trabalho MATE, complementado por uma atualização GTK-Windows-Decorator para suporte ao Gnome2 (na qual o MATE se baseia).

Kernel e Programas

Mas o que chama mais a atenção é a nova versão do Kernel, 3.19.2, que trás melhoras no desempenho, nova geração de drivers para placas Intel, Nvidia e AMD, diversos programas em suas novas versões trazidas do Gnome, tais como o Monitor do Sistema e o Eye of Gnome.

Programas

tabela

 

Com Outros “Sabores”.

Sabemos que o ambiente Desktop padrão do Ubuntu é o Unity desde 2012. Mas vale dar destaque há alguns outros ambientes.

logo-kubuntu-292x300
O Kubuntu que está muito bonito, agora que o ambiente Desktop KDE com Plasma 5 vem por por padrão e está mais estável também. Ele apresenta refinamentos, correções de bugs e funcionalidades tweaks graças ao rápido Plasma 5.2.1 neste beta. Também recebe aplicações do KDE 14.12.2 , que vem carregado com correções de bugs e atualizações de tradução, e o novo  LibreOffice 4.4.


xubuntu_logo_3mouse_large 

Já o Xubuntu 15.04 apresenta uma nova ferramenta de configuração LightDM, um papel de parede somente para desenvolvedores e suporte aperfeiçoado para a configuração de vários monitores. O gerenciador de janelas XFCE agora pode lidar com previews de janelas e decorações lado do cliente.

 

ubuntu-mate-logo

 

Já o ambiente Desktop MATE, padrão no Linux Mint juntamente com o Cinnamon, e que é um fork ou derivação do Gnome 2, agora se tornou um sabor oficial do Ubuntu, sendo adotado oficialmente e integrado ao projeto Ubuntu da Canonical. Ou seja, você poderá baixar o arquivo “.iso” do Ubuntu Mate que agora é um dos “sabores” padrão diretamente do site de releases da canonical.

“O Status Oficial do Ubuntu MATE dá acesso a uma gigante infraestrutura da Canonical…”

 

[metaslider id=6285]

 

Download

Ubuntu 15.04 Beta 2 – Unity – Download Kubuntu 15.04 Beta 2 Download

 

Lubuntu 15.04 Beta 2 Download

É isso aí pessoal, baixe seu sabor favorito e bons testes, pois daqui poucos dias teremos a versão final.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...