Home / Dicas e Tutoriais / Sobre Pacotes de Softwares, Deploy e Gerenciamento de Ciclo de Vida de TI

Sobre Pacotes de Softwares, Deploy e Gerenciamento de Ciclo de Vida de TI

O que é o programa Instalador x Pacote de Software?

Programas que rodam em plataforma Microsoft, ou seja no sistema operacional Windows, os mesmos dependem para que sejam instalados de um programa interno que os instale, (Windows Installer, MSI exec e etc). Estes programas são pacotes de software. E no caso do Windows, temos pacotes “.EXE” e o nativo “.MSI”. O pacote de software então é apenas um arquivo que contém dentro dele diversos outros arquivos e instruções, em que, ao rodá-lo ele irá extrair e instalar todos estes arquivos em seu sistema alimentar chaves de registro e etc, através das instruções contidas e opções escolhidas no processo de instalação (Wizard).

_20151011_083154

No mundo do Linux, por exemplo, o conceito é o mesmo. Temos um instalador de software, (dpkg, apt, yum e etc) e temos o pacote de software (“.deb”, “.rpm” e etc), de acordo com cada Distribuição. E no Linux você pode instalar um software através de seu código fonte também (sem ter sido empacotado, ou pré-compilado), além de algumas Distribuições como o Gentoo Linux e seus derivados que instalam programas compilando-os diretamente. E Claro que no Linux, existe o melhor uso de bibliotecas do sistema, uso de repositórios e etc.

É Possível Editar Um Pacote de Software e Por quê Personalizá-lo?

ccc724abd9703f4dda94ed80c1e68703

 Pois bem, agora imagine que no caso da plataforma Windows, você queira personalizar o Wizard de Instalação, (que são aquelas opções presentes no passo a passo de instalação do programa), removendo ou editando opções e botões, ou mais ainda, remover todo o wizard e instalar o programa sempre com opções embutidas que você definir, e que rode em modo silencioso para que não apareça nenhuma tela ao usuário final.

Isso seria muito útil para a TI. Imagine se uma empresa pudesse, por exemplo, distribuir um programa customizado pela rede (Lan) de um grande parque de computadores, sem precisar que a equipe de suporte vá de máquina em máquina realizando a instalação (…e seguindo exaustivamente o passo a passo de cada wizard de instalação). Então, isso é possível?

Sim, e muitas empresas grandes fazem isso, instalam softwares para seus funcionários, sem que eles saibam que o processo de instalação iniciou-se em suas máquinas e sem a interação do usuário ou do pessoal de suporte da TI.

Então a resposta do “porquê” é… – DEPLOY!

cloud-server-feature

Funciona da seguinte forma, um especialista de TI que previamente obteve o pacote personalizado de instalação do software, agendou em um servidor de gerenciamento de Ativos e Deploy de softwares, uma tarefa que irá rodar distribuindo o pacote de software previamente customizado, para vários departamentos, filiais e etc em determinados horários.

remoteexec

Imagine empresas que tem, por exemplo, 4 mil funcionários e em como projetos de Deploy (distribuição de software em massa) pode otimizar e muito a instalação de programas, poupando tempo,  poupando o usuário do inconveniente, e poupando o trabalho de muitos profissionais.

O Profissional

asset-management

Então temos inclusive na TI o profissional que faz a personalização de pacotes. Trata-se do “Packager”, o “Empacotador de Software”. E temos o profissional que administra ferramentas de distribuição de software entre outras coisas, que é um profissional com nível de Especialista em Asset Management em ferramentas de administração de Endpoints, ciclo de vida de TI, Ativos e etc. Muitas vezes o próprio packager é também quem faz o deploy. Esse tipo de profissional é muito requisitado na TI e possui excelente remuneração.

As Ferramentas

Então temos algumas empresas que oferecem produtos para customização de pacotes e Gerenciamento de Endpoints.
Embora eu esteja falando apenas de Package e Deploy, estes produtos tem muitas ferramentas para a gestão completa de Ciclo de Vida de TI.

cms

Entre elas, temos a própria Microsoft que tem produtos para gerenciamento endpoints, ativos, políticas de uso de softwares, deploy de softwares e etc que é o System Center Configuration Manager, que faz parte da família System Center.
System Center Configuration Manager, System Center Operations Manager, System Center Data Protection, Manager System Center Service, Manager System Center, Virtual Machines Manager.

E temos outros diversos fabricantes como a gigante Symantec com produtos para fazer personalização de pacotes e o Symantec Management Platform e Symantec Client Management Suite, para fazer dentre centenas de coisas, o deploy de software, sistemas operacionais e etc. E ainda muitas outras empresas como a LanDesk entre outras.

Laboratório e Treinamentos:

Estas empresas fornecem um trial gratuito de 30 a 60 dias para baixar os produtos, instalar em um servidor e começar a entender como elas funcionam. Você poderá baixar também o manual do Administrador (Administration Guide) e começar a conhecer melhor este mundo. Ou fazer um treinamento oficial destas empresas, ligando e agendando com eles ou centros de treinamentos credenciados. Existem também diversas consultorias de TI que trabalham com estes produtos e possuem seus especialistas certificados, e executam diversos projetos em seus clientes.

Conclusão:

No mundo da TI, temos os profissionais como analistas de suporte, analistas desenvolvedores de sistemas, analistas de banco de dados e outros diversos analistas em diversas especializações, e esta é mais uma, um Especialista em produtos para a Gestão de Ciclo de Vida de TI ou Asset Management, e o Packager. E em breve falarei mais detalhadamente sobre estes profissionais e seus produtos.

Saiba mais sobre gestão de TI:
http://cleuber.com.br/index.php/2013/06/30/gestao-da-tecnologia-da-informacao-introducao
http://cleuber.com.br/index.php/2016/01/13/gestao-de-ativos-de-ti-e-monitoramento

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...