Já há algum tempo tenho esperado o lançamento desta versão do Super Tux Kart (STK), que parece ser um grande avanço para o game: http://cleuber.com.br/index.php/2014/05/18/supertux-kart-nova-engine-grafica-traz-evolucao-ao-game
Lembrando que este game é open source, então depende do trabalho voluntário de algumas pessoas que se comprometem em melhorar o game gratuitamente para nós.
Novo mecanismo de processamento
– Esta atualização obtém o novo motor gráfico chamado “Antartica”. O destaque deste novo motor é a luz e sombra melhorado que faz STK 0.8.2 parece muito melhor do que as versões anteriores.
– É interessante notar que este novo motor requer OpenGL 3.1, e, embora as configurações gráficas podem ser alterados para alcançar FPS jogável.
Mapas Melhorados
– Os velhos mapas “Island” e “Jungle” foram substituídos por novos e melhores chamado “Gran Paradiso Island” e “Cocoa Temple”. Esses mapas são lindos, e demonstra a qualidade destes mapas adicionados no jogo.
Pré-requisito para opção Multiplayers
– Contas online foram adicionados para se preparar em jogar na opção multiplayer. Embora a opção multiplayer ainda não está pronto, a equipe STK fez que ele “será o nosso foco principal uma vez que o lançamento é feito”.
– Sua conta também irá permitir que você conecte conquistas de torneios e poderá ficar em contato com seus amigos.
Editor de Grand Prix e como jogar
– A nova versão inclui muitas mais novidades – inclui diferente módulos de kart, com base no trabalho GSoC deste ano, aleatório Grand Prix, um editor de Grand Prix e muito mais.
Rode o vídeo abaixo em qualidade HD para ver melhor a qualidade.
Instalação
Para ter esta versão, você vai ter que compilar o jogo a partir do código fonte, porque esta é uma versão beta.
Obs. A instalação com todas os parêmetros opcionais pode ser vista aqui: http://supertuxkart.sourceforge.net/Build_STK_on_Linux.
Aqui irei colocar o processo de instalação padrão.
1 – Instale os pré requisitos:
No Fedora:
yum install gcc-c++ autoconf automake git-core libogg-devel libvorbis-devel libXrandr-devel mesa-libGL-devel mesa-libGLU-devel openal-soft-devel fribidi-devel subversion libcurl-devel cmake libbluedevil-devel
No Debian / Ubuntu e Derivados:
sudo apt-get install autoconf automake build-essential cmake git libogg-dev libvorbis-dev libopenal-dev libxxf86vm-dev libgl1-mesa-dev libglu1-mesa-dev libcurl4-openssl-dev libfribidi-dev libbluetooth-dev subversion libxrandr-dev zlib1g-dev libpng12-dev libjpeg-turbo8-dev
2 – Baixe o Código Fonte e os Assets (Arquivos do Game, imagens, músicas e etc).
Os arquivos de instalação do jogo são divididos em duas pastas “stk-code” e “stk-assets”, então você precisará baixar as duas com os seguintes comandos:
git clone https://github.com/supertuxkart/stk-code.git stk-code
svn checkout https://svn.code.sf.net/p/supertuxkart/code/stk-assets stk-assets
As duas pastas devem ser baixadas para a mesma pasta de seu computador, provavelmente elas serão baixadas em sua pasta “Home”.
3 – Compilando o SuperTuxKart
Agora basta rodar os comando abaixo um a um.
cd stk-code
mkdir cmake_build
cd cmake_build
cmake ..
make -j2
sudo make install
Pronto, agora para rodar o jogo basta acessar a pasta “./usr/local/share/supertuxkart/data” e rodá-lo diretamente daí, ou criar um atalho onde desejar.
Por aqui jogando suave, mas se estiver com algum problema aí, recomendo aguardar a versão final.
Agora, ele tem a opção de jogo online, e você pode cadastrar e confirmar através de seu e-mail.
Abra seu e-mail e confirme no link
É isso aí,
Abraços,
Cleuber