Home / Dicas e Tutoriais / Arrumando as Janelas do Gimp
gimp2

Arrumando as Janelas do Gimp

Pessoal, apanhei muito até conseguir arrumar as janelas do Gimp a meu contento. Então resolvi compartilhar aqui as dicas que encontrei no site do Gimp Brasil.

Dúvida básica de iniciantes, aprenda a reabrir uma janela que você fechou acidentalmente, descubra como reorganizar janelas e junta-las, entre outras coisas.
Nessa postagem vamos conhecer um pouco sobre a interface do GIMP e também dois métodos de configurar suas janelas.

GIMP e sua interface

Para começarmos vamos ver na imagem abaixo como o GIMP aparece logo após instalado, isso para quem nunca usou / instalou o GIMP antes, pois se já instalou ele alguma vez anteriormente, suas configurações de posicionamento das janelas ficarão salvas.

Como vocês podem ver, o padrão do GIMP são 3 janelas, a primeira janela da esquerda é a Caixa de Ferramentas, a do meio é a janela principal conhecida como Área de Modificação e a janela da direita é a de Diálogos. Para saber mais sobre a interface do GIMP veja essa postagem: Conhecendo o GIMP e a sua interface.

Com o lançamento do GIMP 2.8, tivemos uma nova opção no GIMP, o modo Janela Única, como vocês podem ver na imagem abaixo. Para habilitar o modo janela única, acesse o Menu / Janelas / Modo janela única.

Logo abaixo vamos ver 2 métodos para configurar as janelas do GIMP, caso você tenha acidentalmente fechado todas janelas ou então está apenas buscando melhorar a organização das janelas.

Método 1

Como vocês podem na imagem acima, tanto no lado esquerda na caixa de ferramentas como também no lado direito na janela de diálogos, ambas estão aparecendo a seguinte mensagem “você pode arrastar diálogos de encaixe para cá”, pois estão vazias sem janelas.

 Para recuperar as janelas perdidas acesse o menu Janelas

Escolha a opção Diálogos de encaixe

 Aí você escolhe qual janela você quer (por exemplo, o de “camadas”).

 Nesse exemplo escolhi o de “Camadas”, a Janela de Camadas aparecerá na parte da direita que seria a janela de diálogos.

5º Para colocar essa janela na Caixa de Ferramentas, clica e segure o clique, na parte circulada em vermelho escrito “Camadas”, se soltar ela no meio do GIMP igual na imagem acima, ela ficará avulsa, mas se soltar na Caixa de Ferramentas, ela vai se acoplar na parte escrita “você pode arrastar diálogos de encaixe para cá”.

Repita os mesmo passos para acrescentar mais janelas. 


Método 2

Nesse segundo método, vamos ver como adicionar mais abas ou janelas em um lugar só, mas caso você não tenha nenhuma janela ou aba adicionada na caixa de ferramentas, igual na imagem do exemplo acima, esse método não funcionará, pois necessitamos de ao menos uma janela ativa na caixa de ferramentas.


Nesse exemplo acima, temos duas janelas ou abas adicionadas na Caixa de Ferramentas, a janela de Camadas e a Opções de Ferramentas.

Para adicionar mais abas ou janelas na Caixa de Ferramentas, vocês podem fazer isso clicando na seta circulada na imagem acima.

Após feito o primeiro passo, aparecerá uma janela, nela você escolhe a opção “adicionar aba”.

Na nova janela que aparecer, você terá uma lista de opção de janelas ou abas que você pode escolher para ser adicionada na Caixa de Ferramentas.

Após escolhida a janela, ela aparecerá como uma aba na Caixa de Ferramentas, como vocês podem ver na imagem acima, no passo 4º.

Após mexer tanto com as janelas, você alterou tudo e não gostou e quer voltar como o GIMP era quando você instalou pela primeira vez, para isso acesse o Menu / Editar / Preferencias, na janela que abrir (imagem abaixo) escolha na parte esquerda a opção “Gerenciamento de janelas” e na parte direita escolha “Restaurar posições das janelas para os valores padrão“.

É isso aí,
Cleuber
Share

About cleuberadmin

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

2 comments

  1. Muito Obrigado, Fiquem com Deus

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

eos-loki-final-8

Elementary OS 0.4 Loki Lançado – Baixe Agora!

Olá pessoal. Depois de uma angustiante ...