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Instale o OwnCloud no Ubuntu 14.04 LTS ou 14.10

Olá pessoal.

Recentemente publiquei um artigo sobre como criar um servidor de arquivos web, tal como o Dropbox, usando o Pydio no Linux.

Hoje farei outra coisa semelhante utilizando outro software. Desta vez trata-se do OwnCloud.

Diferenças entre o ownCloud.org e ownCloud.com, versão da comunidade e versão Enterprise

Apenas para não confundirmos, existe a owncloud.org que fornece o software opensource gratuitamente, versão apelidada de “versão da comunidade” para que nós criemos nosso próprio servidor web de arquivos, e existe a companhia ownCloud.com, que oferece serviços utilizando o mesmo software. A versão Enterprise da ownCloud.com é paga e fornece toda a infraestrutura na nuvem para a sua empresa (servidores, redundância, recuperação, segurança e etc).

Mas como vamos instalar em nosso ambiente, usando nossa infraestrutura, então tratamos aqui da versão da comunidade encontrada na owncloud.org.

Requisitos

O servidor ownCloud pode ser instalado no Linux ou Windows, no Linux publicado através do Apache. No Linux é basicamente um Web Server LAMP (Linux, Apache, Mysql, PHP). O banco de dados que ele usa por padrão é o SQL-lite, mas você deverá usar o Mysql ou o Postgre no lugar e eles mesmo recomendam fazer isso por questões de desempenho. No Windows ele é publicado através do IIS.

Existe uma variedade de Distribuições Linux em que você poderá instalá-lo. Você pode instalá-lo em um Linux Desktop sem problemas, mas em ambiente de produção é altamente recomendável um Linux Server, com boa capacidade de processamento e memória, e claro um IP fixo em sua rede.

oc-sistemas

Além de ser acessível aos usuários via web, ou seja de qualquer navegador em qualquer dispositivo, ele possui clientes de desktop para Windows, Linux, Mac e móveis como Android e iOS, que sincronizam automaticamente tudo o que o usuário colocar na sua pasta do owncloud.

oc-arch-overview

Funcionalidades

  • Armazenamento de Arquivos Convencional ou via WebDAV
  • Interface do Usuário Simples e Intuitiva
  • Sincronização Multiplataforma (Windows, Linux, Mac e Android)
  • Compartilhamento com usuários de seu servidor ou de outros
  • Integração com Servidores de Armazenamento Externos (Se você possuir contas no Dropbox, GoogleDrive, or Amazon S3).
  • Opção para Criptografia de arquivos
  • Favoritos (marcar arquivos como favoritos)
  • Gerenciamento de Usuários e Grupos (via OpenID ou LDAP)
  • Integração com LDAP / Active Directory
  • Integração com funcionalidade de checagem de antivírus.
  • Edição de Texto e Documentos Online e Colaborativa
  • Galeria de Fotos
  • Visualizador de Vídeos
  • Visualizador de PDF (usando o PDF.js)
  • Visualizador de arquivos ODF (.odt, .odp, .ods)
  • Controle de Versão de Arquivos
  • Recuperação de Arquivos apagados
  • Edição de Arquivos e suporte a pré visualização para PDF, imagens, arquivos de texto, Open Document, arquivos do Word e ainda mais.
  • Calendário (CalDAV)
  • Address Book – Contatos (CalDav)
  • Application Store – Instalação de novos APPS em um clique.
  • Agendador de Tarefas
  • Streaming de Músicas
  • Encurtador de URL
  • Mozilla Sync – Armazenamento de todo o seus dados do Mozilla Firefox, pode ser armazenado e sincronizado no servidor do ownCloud.
  • Visualização de Eventos dos Usuários e logs (para o administrador)
  • Gerenciamento de Cotas
  • Arquivos de exemplo no primeiro login e manual de uso

 

Apps

O que me chama a atenção são os Apps que você pode adicionar ou desabilitar, já que alguns já vem por padrão, como o visualizador de arquivos, visualizador de imagens, calendário, agenda de contatos e etc.

Existe até mesmo uma loja de apps https://apps.owncloud.com/ onde você poderá baixar e instalar diversos outros apps como dashboards, e outros diversos recursos para aprimorar ainda mais seu Web File Server.

owncloud9

 

Então, vamos a instalação?

Instalação dos Pré-Requisitos:

Vamos nos certificar que todos os pacotes estão atualizados:

sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade -y

Instalando o Apache:

apt-get install apache2

Instalar o PHP:

apt-get install php5 php5-mysql

Vamos instalar alguns módulos do PHP requeridos pelo ownCloud:

sudo apt-get install php5-gd php5-json php5-curl php5-intl php5-mcrypt php5-imagick

Instale o Banco de Dados MySQL:

apt-get install mysql-server

Aumentando a segurança do MySQL (Opcional)

Por padrão, o MySQL não vem com as opções de segurança rígidas. Você pode proteger MySQL usando o script mysql_secure_installation”. Você deve ler cada passos cuidadosamente que irá definir a senha de root, remover usuários anônimos, não permitir o login remoto, e remover o banco de dados de teste e acesso de teste para tornar mais seguro o MySQL.

sudo mysql_secure_installation

Criando a Base de Dados e Usuário do Banco

Faça login como root no MySQL:

sudo mysql -u root -p

Agora rode um comando abaixo de cada vez, lembrando que você pode dar o nome que quiser ao usuário do banco e à base que irá criar, e substitua no primeiro comando o texto ‘suasenha’ pela senha que preferir dentro das aspas.
(Anote o nome que definirá do usuário, base e senha, pois os utilizaremos mais tarde).

CREATE USER 'ownclouduser'@'localhost' IDENTIFIED BY 'suasenha';
CREATE DATABASE ownclouddb;
GRANT ALL ON ownclouddb.* TO 'ownclouduser'@'localhost';
FLUSH PRIVILEGES;
exit

owncloudb

Instalar o ownCloud

Vamos instalá-lo no Ubuntu 14.04 LTS, mas você pode instalá-lo no Ubuntu 14.10 também.

Para Ubuntu 14.10:

Adicionando a chave do repositório no apt:

wget http://download.opensuse.org/repositories/isv:ownCloud:community/xUbuntu_14.10/Release.key 
sudo apt-key add - < Release.key

Adicionando o Repositório e instalando:

sudo sh -c "echo 'deb http://download.opensuse.org/repositories/isv:/ownCloud:/community/xUbuntu_14.10/ /' >> /etc/apt/sources.list.d/owncloud.list"
sudo apt-get update
sudo apt-get install owncloud

Para Ubuntu 14.04 LTS:

Adicionando a chave do repositório no apt:

wget http://download.opensuse.org/repositories/isv:ownCloud:community/xUbuntu_14.04/Release.key
sudo apt-key add - < Release.key

Adicionando o Repositório e instalando:

sudo sh -c "echo 'deb http://download.opensuse.org/repositories/isv:/ownCloud:/community/xUbuntu_14.04/ /' >> /etc/apt/sources.list.d/owncloud.list" 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install owncloud

A saída da instalação é como esta abaixo.

Observe que ele irá instalar as dependências que estiverem faltando, (caso não tenha instalado previamente), instalará os APPS da ferramenta e irá configurar o PHP e configurar e reiniciar o serviço do Apache.

owncloudowncloud2

Obs. Para instalar em Outras Distribuições acesse: http://software.opensuse.org/download/package?project=isv:ownCloud:community&package=owncloud ou clique na imagem abaixo.

oc-sistemas

Altere as permissões da pasta /var/www/owncloud/apps/:

Após a instalação, existe um erro que acontece, por conta de permissão na pasta do apps do owncloud no sistema de arquivos.

owncloud3

Para resolver antes que aconteça com você, execute os comando abaixo:

sudo chmod -R 777 /var/www/owncloud/apps

owncloud4

Acesse-o pela primeira vez e conclua o setup

Primeiramente nos campos Username e Password, você irá criar o seu usuário Admin.

Repare que logo abaixo, existe uma mensagem de Aviso de Desempenho que diz que o uso do banco de dados que vem por padrão, o SQLite é desencorajado. Eles recomendam o uso de outro banco, como o MySQL/MariaDB ou o PostgreSQL.

owncloud5

Clique então na seta para baixo e altere a Base para usarmos o MySQL (opção do meio) que instalamos e criamos a base.

Neste momento é importante que usemos os dados que anotamos de nome de usuário do banco, senha do usuário, e nome da base.

Preencha então os três campos, Database User, Database Password, e Database Name. E clique em Finish Setup.

owncloud7

Pronto, agora você verá esta tela:
Pode fechar esta tela de Bem Vindo.

owncloud8

Vamos começar criando alguns usuários.

Clique na seta para baixo ao lado do nome de seu usuário no canto superior direito da tela. E então selecione Usuários.

owncloud21Agora pode começar a criar. Basta dar um nome e uma senha e definir o grupo dele (se é admin ou não). Você poderá criar outros grupos também.

owncloud22

Feito isso volte para sua tela inicial. clicando no ícone da casa ou no logotipo da nuvem.

Repare os arquivos e pastas que aparecem na sua conta, e os itens do menu lateral esquerdo: “Compartilhado com você, com outros, por link”.

owncloud20

Fazendo Upload e Compartilhando

Navegue nelas, e verá arquivos de exemplo, como na pasta Fotos.
Você pode fazer Upload para dentro desta pasta clicando no ícone de seta para cima, ou mais simples ainda, Arrastando e Soltando um arquivos para a tela.
Eu aqui fiz o upload deste arquivo de Imagem “Waterton(…).jpg”
No exemplo abaixo, cliquei em Share ou Compartilhar, e escolhi os usuários, com eles marcados, já está feito (não existe botão de OK, basta clicar fora).
No compartilhamento você pode também, se desejar, gerar um link dos arquivos, marcando a última caixinha.

owncloud12

APPS

Repare que o APP que você está utilizando é o “Arquivos”, você pode alterar o APP, clicando seta para baixo no canto superior esquerdo de sua tela.

owncloud10

 

App Imagens

Mostra uma galeria de suas imagens

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App Calendário

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App Atividade

Mostra todas as atividades ou log do sistema

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App Contatos

Permite que você importe seus contatos do seu e-mail por exemplo, basta exportar e importar aqui.

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App Aplicações

Permite você desativar ou ativar aplicações instaladas em seu sistema. Se clicar em “Mais Aplicativos”, você será direcionado à página da loja de Apps (todos gratuitos)

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Menu Admin

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Aqui você poderá configurar diversas opções administrativas do produto, como integração com e-mail LDAP /AD, opções de Compartilhamento e etc.

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Mensagens de Erro na Tela Admin – Como Resolver

Pode ser que você encontre aqui algumas mensagem de aviso de problemas a serem resolvidos. Eu me deparei com duas. Uma que dizia para mudar o character_set do PHP para UTF-8, e outra que dizia que o SSL não estava habilitado, então resolvi os 2 problemas.

owncloud-utf-8b

 

Resolvendo o Problema de “Charset = UTF-8” do PHP.ini

Este é um aviso na tela Admin. Isso se dá porque por padrão o arquivo php.ini não vem com a linha “characterset = UTF-8” habilitada por padrão.

owncloud-utf-8b

Para habilitá-la vamos editar o arquivo php.ini:

sudo gedit /etc/php5/apache2/php.ini

No arquivo, procure pela linha abaixo (se estiver usando o Gedit como eu, pressione Ctrl+F e digite a linha que deseja encontrar):

;default_charset = "UTF-8"

owncloud36

Altere esta linha, removendo o ponto e vírgula antes dela.

Agora, procure pelas sessão “mbstring” e altere as seguintes linhas, descomentando-as também (retirando o ponto e vírgula do início de cada linha):
Na imagem mais abaixo, eu juntei as três linhas para ficar mais fácil de ver. (se estiver usando o Gedit como eu, pressione Ctrl+F e digite cada linha que deseja encontrar):

mbstring.internal_encoding = utf-8
mbstring.encoding_translation = On
mbstring.func_overload = 6

owncloud35

Salve o arquivo e feche-o.

Reinicie o Apache novamente:

sudo service apache2 restart

Acesse novamente ou recarregue a página Admin do OwnCloud e…

E… Tarammmm…o aviso sobre o UTF-8 do php.ini sumiu! 🙂

 

Instalando SSL – Certificado Auto Assinado

O SSL não é obrigatório no OwnCloud, mas por questões de segurança é sempre melhor navegar usando uma conexão criptografada, ou seja “https://” ou invés de “http://” e o ownCloud recomenda muito isso.  Então colocarei aqui um procedimento para habilitar o SSL no acesso ao owncloud.

Primeiramente verifique se o openssl está instalado, se não estiver instale-o com o comando:

sudo apt-get install openssl

Agora vamos habilitar o SSL no Apache:

sudo a2enmod ssl
sudo a2enmod rewrite

Agora vamos criar uma pasta para armazenar nossas chaves:

sudo mkdir -p /etc/apache2/ssl

Agora vamos gerar as chaves:

sudo openssl req -x509 -nodes -days 365 -newkey rsa:2048 -keyout /etc/apache2/ssl/owncloud.key -out /etc/apache2/ssl/owncloud.crt

Preencha os campos da maneira que quiser, apenas no momento do nome do servidor (FQDN), preencha o seu IP, no meu caso, preenchi 192.168.1.112

Os campos “Organization, Name, Organization Unit e e-mail, eu não preenchi, apenas dei um “Enter”.

Foi assim, observe:

owncloud ssl

Agora vamos apontar nossas chaves no arquivo de configuração do Apache:

sudo gedit /etc/apache2/sites-available/default-ssl.conf

Neste arquivo, precisamos editar 3 linhas. A primeira se encontra no começo do arquivo.

Adicione a seguinte linha, substituindo no exemplo abaixo, o IP para o de seu servidor e mantendo a porta SSL 443, conforme abaixo:

ServerName: 192.168.1.112:443

owncloud-ssl2

E as Duas outras, basta editá-las, ficam um pouco mais abaixo no arquivo:

owncloud-ssl

E Elas Devem Ficar Assim:

SSLCertificateFile /etc/apache2/ssl/owncloud.crt
SSLCertificateKeyFile /etc/apache2/ssl/owncloud.key

E certifique-se também que esta opção SSL no texto do arquivo esteja “on”

SSLEngine on

E vamos ativar esta configuração – nosso novo “Virtual Host”:

sudo a2ensite default-ssl

E agora vamos reiniciar o serviço do Apache:

sudo service apache2 restart

OK!

Agora basta testar o acesso no navegador usando o endereço do seu servidor, no meu caso: https://192.168.1.112/owncloud

Agora o seu navegador irá pedir para confirmar a exceção de segurança do certificado e isso, nesse caso é muito bom:

owncloud-ssl4owncloud-ssl5E Pronto!

owncloud-ssl6

E depois de fazer login e ir no menu Admin… Tarammmm…o aviso sobre o SSL sumiu! 🙂 E sua conexão será bem mais segura. 😉

E não temos mais nenhum aviso. 😉

owncloud25b

Feito essas coisas o servidor está perfeito e pronto para o uso.

Curiosidade: Onde os Arquivos dos Usuários são Armazenados?

O local padrão em que os arquivos dos usuários são armazenados fica em /var/www/owncloud/data/, mas você poderá alterar isso mudando o local, para um disco fora do seu servidor como um HD externo plugado a ele, ou a uma Unidade do seu Storage, ou outro local, mas isso fica para um próximo post.

owncloud24owncloud23

Vou postar mais tarde a instalação dos clientes de sincronização no Linux, Windows e Mac, que permitirá ao usuário a funcionalidade de criar uma pasta em seus sistema operacional onde quando ele colocar arquivos nela, eles automaticamente subirão para a nuvem! Em breve.

Mas acessando tudo via Web já adianta muita coisa, sendo que em muitas empresas, o software-cliente para desktop nem é muito recomendável, pois a maioria dos usuários acabam colocando arquivos em suas pastas locais do owncloud, se esquecendo que elas serão sincronizadas, e acabam colocando arquivos que não eram para por, fazendo a maior bagunça e enchendo o servidor de arquivos que não eram para estarem lá. Então o mais recomendável para empresas, é fornecer apenas o acesso Web para os funcionários mesmo.

Se quiser comparar esse com o Pydio que também é excelente, dê uma olhada neste ARTIGO: www.cleuber.com.br/index.php/2015/01/29/crie-seu-proprio-dropbox-com-pydio-no-linux

Mais Sobre Web Server:

Se quiser saber como criar um Web Server para outros fins no Ubuntu com o LAMP (Linux + Apache + Mysql + PHP) dê uma olhada neste artigo: http://www.cleuber.com.br/index.php/2014/08/25/instalando-um-servidor-web-passo-a-passo-com-o-lamp-no-ubuntu-14-04

Também poderá instalar o WordPress no Ubuntu 14.04: http://www.cleuber.com.br/index.php/2014/08/25/instalando-o-wordpress-no-ubuntu-14-04

E ainda mais, instalar o Webmin no Ubuntu 14.04: http://www.cleuber.com.br/index.php/2014/09/02/webmin-seu-portal-web-para-gerenciar-seu-linux

 

Mas por hoje é só!

Boa diversão!

Abraços

Cleuber

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About cleuberadmin

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

20 comments

  1. tenho erro no meu owncloud que não consigo fazer upload de nem um arquivo, o erro do php esse

    file_exists(): open_basedir restriction in effect. File(/tmp/oc-not-deleted) is not within the allowed path(s): (/var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/box_jeanmajolo_com_br:/var/zpanel/temp/) at /var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/box_jeanmajolo_com_br/lib/private/helper.php#631

    não estou o que esta errado pois um tempo atras estava normal

    • cleuberadmin

      Puxa não sei como te ajudar aí amigo, mas se é problema na gravação da pasta, pode fazer um teste com o comando “sudo chmod -R 777 /caminho/da/pasta” e ver se o problema é sanado. 😉

  2. Olá bom dia. Para minha frustração achei que poderia colocar minha partição de backup como local de armazenamento para meu owncloud. Gostaria de saber como altero isso, seria dentro do banco? Obrigado.

    • cleuberadmin

      Sim, é possível, mas tem que ir atrás da documentação oficial do OwnCloud. Como ele trabalha com banco, é possível adicionar uma localização nova editando arquivos de configuração e ele irá indexar o que for colocado lá. Mas isso tem que pesquisar mesmo.
      Depois eu também vou ver,
      Valeu,

      Cleuber

  3. Bom dia Cleuber

    Estou instalando o meu com o Postgresql, estou acessando o phppgadmin normal pela internet, mas o owncloud me dando essa mensagem ,
    “Erro ao verificar a versão do PostgreSQL

    Por favor, verifique se você tem PostgreSQL> = 9 ou verificar os logs para obter mais informações sobre o erro”
    a versão do postgres é 9.4.3.
    Achei um dica na net, pra alterar a versão no config.ini, que estava 8.1, alterei mas mesmo assim não sai desse erro.
    Agradeço a atençao

  4. ola Cleuber ja uso o owncloud a algum tempo o meu esta tudo funcionando certinho ate crieu meu layout proprio todo personalizado e gostaria de saber se você sabe como fa;o para personalizar esse menu lateral ja mudei ele de lado mas gostaria de fazer ele sumir e aparecer igual faz aqaui no topo de seu site gostaria de criar um icone na laeral e quando passar o mouse em cima ou clicar ele ficase aberto e clicar novamente ele fechar sabe como devo proceder

  5. Cleuber, Tenho instalado um Owncloud. Tudo aparentemente está funcionando perfeitamente. Só que ao analisar as configurações no campo de Admin, ele apresenta a seguinte mensagem de erro “Nenhum cache de memória foi configurado. Para melhorar o seu desempenho, por favor configurar um cache de memória, se disponível. Mais informações podem ser encontradas em nossa documentação .”.

    Já fiz tudos os procedimentos e tal,só que continua com a mesma mensagem. Já chegou a ver algo parecido ? será que pode ajudar.

    • Cleuber, Tenho instalado um Owncloud. Tudo aparentemente está funcionando perfeitamente. Só que ao analisar as configurações no campo de Admin, ele apresenta a seguinte mensagem de erro “Nenhum cache de memória foi configurado. Para melhorar o seu desempenho, por favor configurar um cache de memória, se disponível. Mais informações podem ser encontradas em nossa documentação .”.

      Já fiz tudos os procedimentos e tal,só que continua com a mesma mensagem. Já chegou a ver algo parecido ? será que pode ajudar.

  6. Muito obrigado pelas dicas audaram muito mesmo principalmente a parte dos apps.

  7. Cara, de todos os sites que visitei e todos os tutoriais que vi, esse é o melhor, é tanta explicação , tanto detalhe que até eu como usuario leigo senti confiança em fazer o procedimento sozinho. Parabéns 🙂

  8. Ezequiel Correia

    Cara melhor explicação do owncloud até agora porém você já liberou a parte de mudar a pasta do owncloud? é justamente isso q estou precisando.

    Parabéns

  9. Estou com um problema apenas para acessar o owncloud de outro host da rede. Da o seguinte erro:
    Você está acessando o servidor a partir de um domínio não confiável.
    Por favor, contate o administrador. Se você é um administrador desta instância, configurre o “trusted_domain” em config/config.php. Um exemplo de configuração é fornecido em config/config.sample.php.
    Dependendo da configuração, como administrador, você também pode ser capaz de usar o botão abaixo para confiar neste domínio.

  10. Ola Cleuber, primeiramente sua postagem realmente é a melhor e mais completa sobre assunto, esto comessando no linux e foi sua postagem q me ajudou a instalar o Owcloud, muito obrigado de coração. Outra coisa, acho q tem um erro no no tutoria, onde vc explica como ativar o ssl e pede para inserir a seguinte linha:
    ” ServerName: 192.168.1.112:443 ” o “:” após o ServiceName da erro.
    .
    => Estou precisando de uma ajuda, deu tudo certo porem esta dando um erro dizendo “CERTIFICADO ENTRUSTED” e nao sei mais o que fazer, pois mesmo confiando no certificado ele em seguida da a mesagem “BED REQUEST” e nao abre, apenas no Ubunto onde esta instalado ele abre normalmente a interface. Se puder ajudar ficaria muito grato. Abraço

    • cleuberadmin

      Opa Renilton, obrigado pelo feedback. Vou dar uma olhada no artigo. As vezes ocorrem erro na digitação de algum comando mesmo e dá problema.
      Vou fazer alguns testes aqui e te respondo.
      Valeu. Abraço.

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