Home / Dicas e Tutoriais / Android / Lançado o Whatsapp Web
whatsapp-web

Lançado o Whatsapp Web

Eis a boa notícia: através de seu blog oficial, os administradores do mensageiro informaram que uma versão web do WhatsApp para Google Chrome acaba de ser disponibilizada.

Para começar a utilizar o serviço basta apenas acessar o endereço https://web.whatsapp.com no seu navegador da Google e escanear o código QR com o WhatsApp do seu smartphone (botão “WhatsApp Web” localizado no menu). A funcionalidade, ao menos por enquanto, só está disponível para Android, Windows Phone, BlackBerry e BlackBerry 10 e só estará visível para aqueles que tiverem a última versão do aplicativo instalada.

Essa versão web do WhatsApp, a bem da verdade, é apenas uma extensão do aplicativo para o smartphone. O app ainda precisa estar conectado no aparelho (ou seja, vinculado a um número de telefone) e conectado à internet para que o WhatsApp Web funcione. Por enquanto, uma versão para o iOS ainda não foi liberada por causa das políticas da plataforma da Apple que provavelmente não permitem que o recurso funcione corretamente. Também não é mencionada a possibilidade de essa funcionalidade desembarcar em outros navegadores.

whatsappWhatsApp Web

 

Veja o WhatsApp Web em funcionamento

Se até agora você estava duvidando de que esta notícia estava falando a verdade, viemos aqui para comprovar o que foi dito. A imagem a seguir mostra o WhatsApp Web em funcionamento através do Google Chrome, exatamente como o site do programa havia mencionado. A sua versão para navegador conserva todas as funcionaldiades da variante mobile, como aquele aviso de quando a mensagem é lida, emoticons, envio de anexos e tudo mais.

whatsapp2WhatsApp Web em funcionamento.

Além disso, uma funcionalidade extra do WhatsApp Web chamou bastante nossa atenção: caso o seu Google Chrome esteja habilitado para emitir notificações (ajuste provavelmente relacionado à opção encontrada em Configurações > Privacidade > Configurações de conteúdo… > Notificações) é possível que a Área de Trabalho passe a exibir as mensagens assim que elas cheguem ao navegador (exatamente como na imagem abaixo).

 

whatsapp3Notificação da Área de Trabalho.

 

Como Conectar

Neste tutorial, ensinaremos os leitores a configurar o WhatsApp Web para utilizá-lo no navegador da Google. Como vocês verão, os passos são extremamente simples (independente de qual seja a plataforma) e não requerem conhecimentos avançadíssimos para ter o mensageiro funcionando diretamente em seu computador. Preparados?

 

Passo 1: atualizar o WhatsApp no seu smartphone

O primeiro passo essencial é atualizar o aplicativo em seu aparelho. O processo exato pode, obviamente, diferir de uma plataforma para outra, mas no geral é muito simples.

No Android, basta apenas acessar a Play Store, ir em “Meus Apps” no menu e aceitar a atualização do WhatsApp disponível (que provavelmente já está liberada para todos). Caso você não tenha o mensageiro em seu aparelho, só é preciso instalá-lo para que a última versão passe a integrar seu smartphone.


Atualizando o WhatsApp.

Passo 2: acessar o WhatsApp Web no Google Chrome

Em seguida, é preciso acessar o seguinte endereço para conseguir utilizar o mensageiro no PC: https://web.whatsapp.com/. Um código QR é exibido, assim como uma caixa de seleção para manter-se conectado e um breve tutorial para cada plataforma.

Caso a opção “Mantenha-me conectado” esteja desmaracada, o WhatsApp Web será desconectado automaticamente após um longo tempo de inatividade, evitando que outras pessoas possam usar o mensageiro.


WhatsApp Web no Google Chrome

Passo 3: ler o código QR

No WhatsApp para o smartphone, acesse o menu e encontre a opção “WhatsApp Web”. O aplicativo vai abrir a câmera traseira e funcionar como um leitor de códigos QR. Escaneie a imagem do computador e espere a página atualizar.

Pronto! O WhatsApp Web já está configura e pronto para ser utilizado no computador. Vale ressaltar que ainda é necessário manter o aparelho conectado à internet e o aplicativo configurado no smartphone. Caso contrário, o WhatsApp Web perderá a conexão e não funcionará corretamente.


Lendo o código QR.


Mensagem exibida com o smartphone perde a conexão com a internet.

Passo 4 (extra): habilitar as notificações na Área de Trabalho

Para permitir que o mensageiro exiba notificações de novas mensagens na Área de Trabalho, basta apenas clicar sobre o link “Ativar notificações na área de trabalho”. Uma janela pop-up será mostrada, ensinando o que deve ser feito. Proceda conforme o ensinado – apenas clicando em “Permitir” na barra superior que aparecer – e pronto!


Mensagem para ativar as notificações na Área de Trabalho.


Pop-up ensinando como ativar as notificação na Área de Trabalho.

 


É só clicar em “Permitir”.

…..

Dava para ser mais fácil? Provavelmente não. Então siga o nosso tutorial e aproveite para usar todas as funcionalidades do PC enquanto conversa no mensageiro mais popular para smartphones. E o melhor disso? Tudo em um lugar só!

É isso aí pessoal,

Abraços

Cleuber

Fonte(s)

Share

About cleuberadmin

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

eos15b

Review Elementary OS 0.4 Loki

Olá pessoal, Depois de aguardar ansiosamente ...