Home / Destaques / Variety – Seu Trocador Automático de Wallpaper

Variety – Seu Trocador Automático de Wallpaper

Olá pessoal,

Eu já havia postado aqui sobre os trocadores de wallpapers para Ubuntu, no artigo “Mundando Totalmente a Aparência do seu Ubuntu 14.04”

Este artigo acima, tem uma parte que explica sobre a instalação dos trocadores de wallpapers, (ou Papel de Parede), e citei o Wallch e o Variety.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o Variety.

Recentemente foi lançada a versão 0.5.1, que trouxe muitas melhorias e algumas novidades interessantes.

variety2

O que há de novo nesta versão?

  • Consertado o suporte à URLs da coleção Wallbase
  • Vinculados os Links http: para começarem com “//”
  • Atualizado arquivos de idioma
  • Rápido acesso à preferências de citações
  • Engine de Citações: diferentes notificações ou avisos quando os sites estão indisponíveis e quando os critérios de pesquisa são ruins.
  • Mudanças nos Filtros – removido o “charcoal”, adicionado o “soft blur”
  • Opção para revelar a imagem limpa quando usando qualquer efeito
  • Adicionado link de fontes recomendadas sobre a lista de fontes de imagens
  • Citações: Melhorada a busca por etiquetas para Goodreads; arquivos locais também suportam formato de imagem “fortuna”
  • Mrgd nos plugins do variety
  • Atualizado diálogos do Wallbase – está mais simples e permite inserção de palavras chave ou URL
  • Atualizado WallpapersNetDownloader para trabalhar com atuais sites Wp.net
  • Atualizado WallbaseDownloader para trabalhar com atuais sites do Wallbase site
  • Editor de Citações agora trabalham com trilhas (consertada potencial falha de segmentação)
  • Tratamento adequado de sinais de segmentação
  • Consertada as citações ruins nas seções do Cinnamon no “set_wallpaper”
  • Diversas correções de bugs

 

Instalação

Para instalar o Variety no Ubuntu/Linux Mint abra o Terminal (Press Ctrl+Alt+T) e copie e cole e execute os seguintes comando:

 

Configurações

Aba General

variety3

O Variety permite que você defina wallpapers de uma pasta local de seu computador ou de sites da internet e se desejar os troque automaticamente dentro de um tempo definido por você.

Ele já vem com diversas fontes de Wallpapers configuradas e você poderá escolher quais deseja usar ou não, podendo também adicionar fontes de wallpapers da internet ou local, clicando no botão “Add” e no botão “Edit” para editar os dados de uma fonte de Wallpapers.

Entre as fontes de imagens da internet, estão alguns canais interessantes como o Flickr do Yahoo, o “NASA Astronomia – Imagem do Dia“, Earth – Mapa da Luz do Sol na Terra em tempo real, e vários outros canais, como o Natureza, Folhas, Outono, Macro e etc.

Quando um Wallpaper da internet de um destes canais que foi aplicado em sua tela lhe agradar muito, você poderá marcar o wallpaper como Favorito e ele baixará o Wallpaper para a pasta “home/seu usuário/.config/variety/Favorites”.

Se a fonte de Wallpapers tiver o item Favorites marcado, ele usará as imagens dos seus Favoritos quando estiver trocando de wallpaper, também! Isso é fantástico.

Cheque estas opções abaixo. Repare que eu desmarquei todas as fontes da internet, deixando apenas uma pasta local e os Favoritos marcados. Também defini o tempo de troca em 3 minutos.

 

Aba Effects

variety5

Filters:

Randomicamente você poderá aplicar uma gama de efeitos às imagens, tais como Pintura a Óleo, Borrado (blur), Escala de Cinzas e etc.

Quotes:

Mostra Randomicamente Citações de Sabedoria em seu Desktop

Você poderá alterar a cor do texto, tamanho do texto e posição e as fontes da interntet que alimentam estas citações com os sites como o Goodreads e TheQuotations.com.

Poderá também buscar por tipos de citações por categorias como “engraçados” ou “inspiradoras”, ou um autor específico como “Albert Einstein” preenchendo os campos Tags e Author. Deixando estes campos em branco ele exibirá aleatoriamente.

Clock:

Mostra um relógio digital no Desktop. É possível alterar o tamanho dele, só não consegui mudar ele de lugar. Para este tipo de widget eu prefiro realmente usar o Screenlets ou o Conky.
relogio

Aba Sync and Social

variety6

É aqui que uma mágica acontece.

O Variety criou um site chamado VRTY.ORG e armazena diversos Wallpapers.

Você cria uma conta no site e poderá quando estiver logado, escolher um wallpaper e definí-lo como Wallpaper ou Favorito, se escolher como Favorito, ele automaticamente será baixado e se o item Favoritos nas opções do Variety estiver selecionado, ele será exibido no seu Desktop quando chegar a vez dele. E também isso será sincronizado em todos os computadores que você tiver o Variety instalado e estiver logado com sua conta.

variety7

variety-sync

Nas outras abas “Manual Downloading”, “Color and Size”, “Customize”, e “Tips and Tricks”, as configurações não são tão importantes.

Dica 1: Em Customize, uma das coisas que dá para fazer é mudar por exemplo a cor do ícone, de claro para escuro. Caso o tema do seu Linux seja claro, opte pelo ícone escuro e vice-versa.

Dica 2: Uma dica importante é que ele suporta o “Drag and Drop”, então você poderá arrastar um link, pasta ou imagem ao ícone na barra de seu Ubuntu que ele adicionará esta fonte à sua base.

Dica 3: Ele também conta com um seletor de wallpapers, que pode ser aberto clicando no ícone e logo depois em “Wallpaper Selector”

variety9

Uma barra com miniaturas dos Wallpapers aparecerá logo em seguida. Clicando com o botão esquerdo do mouse sobre uma imagem, ela será aplicada como wallpaper, e com o botão direito do mouse o menu aparece e se desejar, poderá fachá-la.

variety10

Dica 4: Também rolando a rodinha do botão do meio do mouse (scroll), para cima ou para baixo, em cima do ícone do Variety na barra superior, você poderá adiantar ou voltar o wallpaper da fila.

 

Bom agora é só curtir.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

3 comments

  1. Gostaria de aprender a colocar um wallpaper como imagem de logon. quando inicia o computador para colocar a password

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...