Home / Destaques / Usando o Mozilla Thunderbird como Leitor de E-mails
thunderbird

Usando o Mozilla Thunderbird como Leitor de E-mails

Sabemos que a empresa Mozilla é muito famosa por causa de seu excelente navegador Firefox que lidera o mercado logo após o Internet Explorer (que vem por padrão juntamente com o Windows).

O que nem todos que usam o Firefox sabem, é que a Mozilla tem outros excelentes produtos, tais como o Filezilla (excelente cliente de FTP), BugZilla (para registro de bugs em versionamento do processo de desenvolvimento e teste de software), e o MOZILLA THUNDERBIRD, um cliente de e-mail que gosto muito e que falarei hoje.

Com o Thunderbird, é possível configurar sua conta de e-mail, seja ela, do Gmail, Yahoo, Hotmail/Outlook, Office365, e etc.

A interface dele é voltada para ser fácil de usar, e ele possui algumas funcionalidades que traz praticidades que eu considero indispensáveis, e que em outros clientes de e-mail, não vemos, destaque para a navegação com abas, e também para a função que faz com que ao reabrir o Thunderbird, ele reabra as mesmas abas que estavam abertas quando você fechou.

Você já testou esse programa fantástico? Se não que tal começar agora?

Ele está disponível para Windows, Mac e para Linux que está disponível nativamente nos repositórios oficiais da maioria das Distribuições, e em algumas delas, ele já vem instalado e é o cliente de e-mail padrão do sistema.

Vá para a página de download clicando na imagem abaixo:

Thunderbird-download

Tudo o que você precisa fazer, após instalado, é abri-lo e inserir seu nome de usuário e senha, que ele irá configurar automaticamente os servidores Pop/Imap/Smtp de seu provedor de e-mail, a não ser que você tenha uma conta corporativa, ou do Office 365, por exemplo. Neste caso, deverá ir em configuração manual e inserir o endereço destes servidores de seu provedor de e-mail.

Tudo ok? Vamos começar!

Interface

A Interface dele possui 3 painéis para navegação à esquerda e leitura de emails à direta na parte superior e inferior, mas pode ser alterada conforme desejar.

Se você possui subpastas em seu e-mail, fique tranquilo que ele irá carregá-las automaticamente.

Thunderbird-interface

 

Opção para não baixar as mensagens.

Esta opção é importante para que ele mantenha as mensagens no seu provedor de e-mails, e baixe apenas uma cópia dela local, para que quando você acessar sua conta de outra máquina, a mensagem ainda esteja lá.

Para fazer isso vá até o menu, Preferências, Account Settings, Sincronização e Armazenamento e desmarque a opção “Preservar as mensagens desta conta neste computador”, conforme imagem abaixo, e clique em OK.

Thunderbird-sinc

 

Uso de Assinatura

É possível adicionar sua assinatura de texto, HTML, Vcard ou Imagem.

Basta acessar o menu, Preferências, Account Settings (ou configurações da conta). Na primeira tela, você já verá a opção de cadastrar uma assinatura.

Thinderbird-Assinatura

 

Após ter terminado ainda falta um ajuste. Quando você responde um e-mail, sua assinatura irá ficar no fim de todas no histórico das mensagens anteriores.

Para ficar melhor, costumo colocar a assinatura logo após o texto da minha resposta.

Para alterar isso vá agora até o terceiro subitem “Editar e Endereçar”, e em Editar altere a opção do campo “Ao responder…”, “Inserir Assinatura no:”, e mude para “Início da Mensagem”, conforme imagem abaixo.

 

 

Bom, são essas apenas as alterações que eu faço, mas existem centenas de configurações que podem ser feitas e complementos que podem ser instalados.

Complementos ou Extensões

Assim como no Firefox, o Thunderbird possui uma página de complementos que podem ser adicionados a ele, trazendo diversas novas funcionalidades e temas.

Um exemplo disso é o complemento ABP – Ad Blocker Plus, que eu uso no Firefox e que também pode ser usado no Thunderbird, com o objetivo de bloquear banners de propagandas para sites que lhe perturbam demais com isso.

Outra extensão interessante é a “Lightning” que fornece a funcionalidade de aceitar ou criar Invites do Outlook, ou seja convites para reuniões adicionando-as na agenda do Thunderbird, ou como eles descrevem: “Organizar sua agenda e eventos importantes da vida em um calendário que está totalmente integrado com o seu e-mail Thunderbird. Gerenciar vários calendários, criar sua lista para tarefas diárias, convidar amigos para eventos, e se inscrever à calendários públicos.”

Para conferir, basta acessar o menu do Thunderbird e clicar em Complementos.

Thunderbird-Complementos

Então basta pesquisar ou escolher nos complementos em destaque. Depois clique em Add to Thunderbird e você será direcionado a um download.

Thunderbird-Lightning

Thunderbird-download-extensao

 

Você pode baixar complementos no site: https://addons.mozilla.org/pt-BR/thunderbird/

Thunderbird-complementos

 Para instalar a extensão:

  1. Baixe e salve o arquivo no seu disco rígido.
  2. No Mozilla Thunderbird, abra Complementos no menu Ferramentas.
  3. No botão de opções, ao lado do campo de pesquisa de complementos, selecione “Instalar de um arquivo…”Thunderbird-instalando extensao
  4. Aponte o complemento que você salvou, e aparecerá esta janela, então clique em “Instalar”.Thunderbird-Instalando-extensao2
  5. Observe a mensagem que solicita que você reinicie o Thunderbird para que extensão funcione, então clique em reiniciar e pronto está instalado.Thunderbird-Instalando-extensao3

Quer conferir, clique no ícone do calendário no lado direito do Thunderbird. E então já poderá conferir os eventos na agenda, ou criar um novo evento conforme imagem abaixo.
Também poderá criar uma tarefa e gerenciar sua lista de tarefas.

Thunderbird Agenda

 

Bom, feitas estas coisas, poderá já usar e explorar ainda mais o seu Mozilla Thunderbird.

Um exemplo, é que ele pode ser usado como leitor de feeds RSS, confira neste artigo.

Até a próxima!

Cleuber

Share

About cleuberadmin

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

eos15b

Review Elementary OS 0.4 Loki

Olá pessoal, Depois de aguardar ansiosamente ...