Home / Destaques / O Que Fazer Depois de Instalar o Elementary OS Luna
elementary3

O Que Fazer Depois de Instalar o Elementary OS Luna

Olá pessoal.

É difícil dizer qual Distribuição de sistema operacional Gnu/Linux é o minha favorita, pois eu tenho 6 diferentes em meu notebook e PC, mas três deles com certeza são os que eu mais gosto e uso. E o Elementary OS Luna é uma delas.

Seu visual clean, seu tema de janelas e detalhes tão bem acabados, seus programas customizados para fornecer melhores funcionalidades e experiência de uso, fazem com que a experiência ao usá-lo seja realmente muito agradável.

Seus desenvolvedores não tem uma programação de lançamento de versões, ao invés disso, a filosofia deles é lançar o sistema apenas quando ele estiver totalmente perfeito para ser lançado. E as versões são sempre baseadas nas versões LTS do Ubuntu, ou seja, versões estáveis de suporte de longo prazo, que são lançadas de dois em dois anos e possuem cinco anos de suporte pela Canonical.

Por isso, o Linux Elementary OS Luna, é baseado no Ubuntu 12.04 LTS, e os desenvolvedores estão na fase Beta do Elementary OS Freya que é baseado no Ubuntu 14.04 LTS e será lançado em breve.

Neste ARTIGO apresento o Linux Elementary OS Luna.

Então, dada a maravilha que é esse Sistema Operacional, vamos fazer algumas coisas para deixá-lo ainda melhor, depois de instalá-lo.

Atualização

Abra a Central de Programas no menu de Aplicativos. Vá em Editar > Canais de Software. Se certifique que na aba Outros Programas, tanto as opções Parceiros da Canonical e Independentes estejam marcados.

Caso você queira ter a oportunidade instalar softwares não testados, na abaAtualizações, marque a opção Atualizações de pré-lançamento. Essas configurações instalam atualizações ainda não suportadas ou testadas e não são recomendadas para usuários novatos.

canais

Em seguida feche a janela e abra novamente o Gerenciador de Atualizações e deixe o sistema procurar novos programas para atualizar ou faça o seguinte para atualizar tudo:

Você pode usar o Gerenciador de Atualizações no menu de Aplicativos localizado no canto superior esquerdo ou abrindo o terminal com Ctrl+Alt+t e digitando:

$ sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

Atualizar o seu sistema é sempre uma boa ideia. As atualizações incluem correções de bugs, atualizações de segurança e novos recursos!

Midori e Flash

O eOS vem com um navegador leve, o Midori, porém para que o Flash trabalhe corretamente nele é preciso instalar o nspluginwrapper e fazer alguns ajustes, mas não se preocupe, é mais fácil do que parece. Basta abrir o Terminal e digitar:

$ sudo apt-get install flashplugin-installer nspluginwrapper

$ sudo nspluginwrapper -i /usr/lib/flashplugin-installer/libflashplayer.so

$ nspluginwrapper -v -a -n -i

Caso essa dica não funcione para você, o Lewis Goddard criou um script que corrige flash no Midori. Basta seguir as instruções fornecidas por ele aqui.

Agora, o Midori deve executar o Flash corretamente!

Outros navegadores

browsers Luna

Se você prefere o Firefox ou o Chromium, não tem problema. Para instalar o Firefox basta clicar aqui e para o Chromium clique aqui. Se preferir, também pode pesquisa-los na Central de Programas.

Agora, se você prefere o Chrome ao Chromium, precisará instalar o repositório do Google para que a instalação seja fácil. Tudo que você tem a fazer é adicionar o repositório do Google e a chave para o seu sistema, atualize o índice de repositório local e instale o pacote Google Chrome estável. Para isso, você precisará digitar esses comandos:

$ sudo sh -c ‘echo “deb http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main” >> /etc/apt/sources.list.d/google.list’

$ wget -q -O - https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add –

$ sudo apt-get update

$ sudo apt-get install google-chrome-stable

Veja também: Tema eGTK para o Chrome e Firefox

Atualizações da Comunidade

Existe um repositório da comunidade que mantem aplicativos de terceiros, temas e muitas outras coisas, tudo sob medida para atender os usuários do eOS. Você pode adicionar facilmente o PPA para o seu sistema abrindo o terminal e digitando:

$ sudo apt-add-repository ppa:versable/elementary-update

$ sudo apt-get update

Com as atualizações da comunidade habilitadas, você pode fazer o seguinte:

Elementary Tweaks

Você pode estar familiarizado com o Gnome Tweak Tool ou com o Ubuntu Tweak. Bem, para o eOS temos o Elementary Tweaks. Com ele, você pode facilmente mudar algumas configurações avançadas que são, de certa forma, escondidas e muito mais!

Clique aqui para instalar o Elementary Tweaks.

Uma vez instalado, você será capaz de acessá-lo abrindo as Configurações do Sistema e clicando em Tweaks. Existem outras opções que você pode desbloquear com as instruções a seguir.

Configs-luna

 luna tweaks Elementary Tweaks

Wingpanel Slim

wingpanel slim

Wingpanel Slim

O painel superior do eOS é grande, mas você pode querer algo que economize o espaço por ter uma tela pequena ou por sua preferência pessoal. O Heath Paddock tem trabalhado numa versão do Wingpanel e codificou o incrível Wingpanel Slim. Uma vez instalado, é customizável através do Elementary Tweaks.

Clique aqui para instalar o Wingpanel Slim.

Mudar o Wingpanel de Monitor

Se você estiver usando mais de um monitor e quiser mudar o Wingpanel de um monitor para outro faça o seguinte:

1 – Descubra o nome dos monitores com o comando: xrandr

2 – Com o nome escolhido, defina este monitor como sendo o monitor principal, com o comando:

xrandr --output nome_do_seu_monitor --primary

E pronto. No meu caso, uso o Elementary no notebook e 2 outros monitores. Quis jogar o Wingpanel no monitor maior da direita que tem o nome CRT1. Então o comando ficou assim:

xrandr --output CRT1 --primary

E o resultado foi este abaixo. Repare que o meu monitor principal é o da direita, onde está o Wingpanel, e o Plank e o terminal. O do meio é a tela do notebook e o da esquerda é outro monitor vertical. 😉

wingpanel-monitora

Obs. Você poderá colocar este comando para ser executado automaticamente ao você fazer login. Basta abrir a Central de Configurações>Aplicativos de Sessão>Adicionar um novo e colar o comando no campo “comando” e pronto.

Indicator Synapse

synapse
Indicador Synapse

Tom Beckmann, o desenvolvedor por trás do Gala, o gerenciador de janelas do Elementary, codificou um lançador de pesquisa baseado no Synapse.

Clique aqui para instalar o Synapse.

Aplicativos

Há também um monte de aplicativos elementares no PPA comunitário. Aqui está uma lista com o nome do pacote e uma breve descrição:

  • audience — Um moderno media player
  • birdie-granite — Cliente Twitter para o Elementary OS
  • cable — Cliente IRC para o Elementary OS
  • etube — Visualizador do Youtube para o elementary OS
  • feedler — Um incrível leitor RSS
  • foto — Um simples visualizador de imagens
  • gazette — Relógio, notícias e informações do tempo no desktop
  • nuvolaplayer — Faz a integração de músicas na nuvem

Clique aqui para instalar esses aplicativos da comunidade.

Temas

Embora o Elementary OS tenha um tema padrão incrível, a comunidade criou uma série de temas surpreendentes também.

  • elementary-blue-theme
  • elementary-champagne-theme
  • elementary-colors-theme
  • elementary-dark-theme
  • elementary-harvey-theme
  • elementary-lion-theme
  • elementary-matteblack-theme
  • elementary-milk-theme
  • elementary-plastico-theme
  • elementary-whit-e-theme

Clique aqui para instalar os temas da comunidade.

Temas de ícones

O mesmo vale para os temas de ícones que foram personalizados para se adaptarem ao Elementary OS, aqui está a lista de temas disponível:

  • elementary-elfaenza-icons
  • elementary-emod-icons
  • elementary-enumix-utouch-icons
  • elementary-nitrux-icons
  • elementary-taprevival-icons

Clique aqui para instalar os temas de ícones.

Outros temas

Se você gosta do tema padrão do Elementary OS, você deve instalar elementary-thirdparty-icons, que fornece ícones adicionais para aplicativos de terceiros:

Clique aqui para instalar o elementary-thirdparty-icons.

Além disso, você pode instalar temas adicionais para o Plank (o Dock que o Elementary OS usa):

Temas adicionais para o Plank

Clique aqui para instalar os temas adicionais do Plank.

O comando abaixo instala automaticamente diversos temas para o Plank.

cd ~/ && mkdir -p ~/.temp-plank-themer && cd ~/.temp-plank-themer && wget https://github.com/rhoconlinux/plank-themer/archive/master.zip && unzip master.zip && cd plank-themer-master/ && rm -fR ~/.config/plank/dock1/theme_index; rm -fR ~/.config/plank/dock1/themes-repo; cp -a theme_index/ ~/.config/plank/dock1 && cp -a themes-repo/ ~/.config/plank/dock1 && cd ~ && rm -R ~/.temp-plank-themer && sh ~/.config/plank/dock1/theme_index/plank-on-dock-themer.sh

Wallpapers adicionais

E quanto a alguns novos wallpapers impressionantes? Clique aqui para instalar.

Se você quiser instalar tudo o que citamos acima, abra o terminal, copie, cole e rode o comando abaixo:

sudo apt-get install indicator-synapse audience birdie-granite cable etube feedler foto gazette nuvolaplayer elementary-blue-theme elementary-champagne-theme elementary-colors-theme elementary-dark-theme elementary-harvey-theme elementary-milk-theme elementary-plastico-theme elementary-whit-e-theme elementary-elfaenza-icons elementary-emod-icons elementary-enumix-utouch-icons elementary-nitrux-icons elementary-taprevival-icons elementary-thirdparty-icons elementary-plank-themes elementary-wallpaper-collection firefox chromium-browser google-chrome-stable

Bom, é isso aí pessoal.

Na página elementary OS Brasil você poderá encontrar mais dicas úteis.

Abraços,

Cleuber

Fontes:

elementary OS Brasil
medium

Share

About cleuberadmin

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

8 comments

  1. Show de bola!

    Vou testá-lo, parece um SO bom!

    Só por curiosidade, quais são os outros dois SOs que você gosta e usa? 🙂

  2. Rafael Campos

    tentei instalar o Deepin 2014 no meu desktop mas não da boot…. a tela para com texto isolinux blá blá blá ( tentativa com pendrive e um dvd-rw)
    Cosegui instalar ele no ultrabook mas após finalizar o equipamento não da boot ( ou seja, o sistema instala mas não pode ser usado – parece ser bug no gerenciamento do uefi )

    • cleuberadmin

      Entendi, pode ser bug mesmo, apesar de ele ser baseado no Ubuntu 14.04, então teoricamente se o Ubuntu não tem esse problema, ele também não deveria ter.
      Bom, eu tenho ele instalado no meu notebook, em paralelo com o Ubuntu, Elementary OS, openSUSE, e Windows…kkk, olha que o boot funciona normalmente. Eu não me lembro ao certo na época que comprei o notebook o que tive que fazer para o dual boot funcionar corretamente, mas lembro que alterei funções do UEFI na BIOS e função Legacy do menu Boot. Depois disso funcionou tudo certinho. Formatei o HD, mudando do tabela de partição MBR para GPT, que é muito melhor, e particionei, criando umas 10 partições. Depois foi só instalar o Windows e depois um monte de Distros Linux, que é o que eu uso diariamente. Equipamentos novos, eu costumo preparar nessa ordem. Espero que dê tudo certo.

  3. Olá Cleuber, tranquilo? Só pra avisar que alguns dos links para o apt não estão corretos para o Elementary OS Freya. Ao clicamos para baixar eles não são encontrados na Central de Programas.

    Veja depois se tem os links para eles.

    Valeu!

    • cleuberadmin

      Oi Fernando, acho que vc quis dizer Luna. E no tutorial do Luna que tem os links para abrir com a Central de Programas. Os programas só serão encontrados na Central, se você tiver adicionado os repositórios do começo do tutorial e atualizado o seu apt com o comando sudo ap-get update. 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

eos15b

Review Elementary OS 0.4 Loki

Olá pessoal, Depois de aguardar ansiosamente ...