Home / Destaques / 3 Docks para o seu Linux

3 Docks para o seu Linux

Você sabe o que é uma Dock?

Bom, é simplesmente uma barra de atalhos, como aquela que há tanto tempo acompanha por padrão os sistemas da Apple.

Essa é a dock do Mac OS X Mavericks

dock

docky
Traduzindo ao pé da letra seria uma doca, ou estaleiro, o que faz sentido, já que é seus atalhos que serão ancorados nele. E por isso a maioria dos ícones dos programas de dock no linux, tem uma âncora como desenho.

No Linux:

Bom, algumas distribuições Linux já vem com uma dock instalada, como é o caso do Elementary OS, que vem com o Plank. Mas existem diversos programas de dock que podemos escolher e usar e vou citar 3 delas aqui que você poderá gostar de experimentar.

1 – Cairo-dock

Esta eu considero a mais completa de todas, ela está absurdamente a frente das outras, porque possui uma grande quantidade de temas, efeitos, programas ajudantes, widgets para a área de trabalho, configurações e personalizações quase infinitas.  Permite a criação de sub-docks, docks adicionais e painéis.
Obs. O único problema do Cairo-dock, é que se você utilizar um applet dele que Controla a sessão (desliga, reinicia, e encerra a sessão), isso acaba dando problema com o botão de desligar do Ubuntu, fazendo você ter que usar sempre este botão do Cairo para realizar estas ações. (ainda aguardo resolução para este problema).

Mas apesar disso, são tantos os temas e opções bacanas que preferi fazer um slideshow para mostrar.

[metaslider id=4979]

 

O painel de controle do Cairo-Dock, lhe permite adicionar diversos programas ajudantes, configurar tema, posição, cor, transparência, efeito dos ícones e etc.

cairo5

Painel de Controle do Cairo-Dock (e ainda tem mais itens que não estão na imagem)

2 – Docky

Simples, mas muito elegante, com destaque para o modo painel e ajudante de clima. Não possui sub-docks para agrupar itens por categoria.
(Na imagem abaixo estou usando o tema de ícones Numix Circle)

Docky

docky-ubuntu
Configurando o Docky

3 – Plank

Acompanha o Elementary OS, mas pode ser instalada em outras Distros. Assim com a Docky, ela é simples, porém muito elegante. Destaque para a alternância de temas.

Plank

plank-themer
Alternando entre temas

 

Instalação

Para instalar estes três docks no seu Ubuntu 14.04 e 14.10:

 

Cairo-dock:

sudo apt-get install cairo-dock

Plank (aplicativo e 25 temas):

sudo add-apt-repository ppa:ricotz/docky
sudo add-apt-repository ppa:noobslab/apps
sudo apt-get update
sudo apt-get install plank plank-themer

Mais Temas – Copie e cole este comando no terminal, aperte “Enter” e entre com sua senha de root quando solicitado:

cd ~ && mkdir -p ~/.temp-plank-themer && cd ~/.temp-plank-themer && wget https://github.com/rhoconlinux/plank-themer/archive/master.zip && unzip master.zip && cd plank-themer-master/ && rm -fR ~/.config/plank/dock1/theme_index; rm -fR ~/.config/plank/dock1/themes-repo; cp -a theme_index/ ~/.config/plank/dock1 && cp -a themes-repo/ ~/.config/plank/dock1 && cd ~ && rm -R ~/.temp-plank-themer && sh ~/.config/plank/dock1/theme_index/plank-on-dock-themer.sh

Mais informações sobre o plank-themer acesse o link: http://rhoconlinux.github.io/plank-themer/index.html 

Docky

sudo add-apt-repository ppa:docky-core/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install docky

 

Conclusão

Apesar do Ubuntu já vir com a interface Unity que fornece ma barra de ícones lateral, se você quiser ter mais opções e funcionalidades, ou está usando uma distro baseada no Ubuntu, que não usa o Unity, como o Linux Mint, Elementary OS, ou mesmo o Ubuntu com outro ambiente desktop, ou quer mesmo ter 2 barras de atalhos em seu desktop, este é o caminho.
Ainda existem outras docks como a Avant Window Navigator, Dockbar-x entre outras, mas procurei postar aqui os projetos mais legais e mais usados.

Abraços,

Cleuber

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

2 comments

  1. nao ta add aplicativo na em nem um da docks sem ser o cairo 🙁 como add os app ?

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...