Home / Dicas e Tutoriais / Ubuntu 14.10 lançado – O que há de novo e Primeiras Impressões

Ubuntu 14.10 lançado – O que há de novo e Primeiras Impressões

Bom dia pessoal,

Nesta quinta-feira, 23 de Outubro, o Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn saiu do forno.

utopicO Porquê do codinome Utopic Unicorn:

  • Utopic: em português utópico, significa que é o estado ideal de alguma coisa. Geralmente associa-se a esta palavra o inatingível, a perfeição pelo qual se trabalha para alcançada.
    No caso específico do Ubuntu, o objetivo continua sendo a reestruturação deste “Linux para seres humanos” de forma a torná-lo na unificação perfeita entre o desktop e os sistemas móveis. Depois desta pausa nas novidades por causa da LTS anterior, tudo volta ao reinventar para tornar o Ubuntu perfeito e nesse sentido este adjetivo enquadra-se muito bem.
  • Unicorn: Em português Unicórnio, é uma figura mitológica muito conhecida que normalmente é associada à pureza e ao mesmo tempo à força. A sua forma é caracterizada por ser um cavalo com um único chifre e geralmente de cor branca, precisamente para significar a pureza. Há um conjunto vasto de associações e significados a esta figura mitológica, para o caso específico do Ubuntu 14.10, esperamos nós, puro e, claro elegante, forte e rápido.

Por baixo do capô:

Segundo a Canonical, esta versão tem como foco uma melhor experiência do programador e traz uma série de novas funcionalidades e também melhorias ao nível da segurança.
Esta versão traz novidades ao nível do Ubuntu Developer Tools, o que torna ainda mais fácil o desenvolvimento de ferramentas/aplicações para Ubuntu.

Linux Kernel e aplicações

Esta versão vem com Ubuntu Kernel 3.16.0-23 e ao nível das aplicações traz:

  • Firefox 33
  • Thunderbird 31.2.0
  • LibreOffice 4.3.2
  • Nautilus 3.10.1
  • Totem 3.10.1
  • Gedit 3.10.4
  • Brasero 3.10.0
  • Eye of GNOME 3.12.2
  • Empathy 3.8.6
  • Rhythmbox 3.0.3
  • Transmission 2.84
  • Shotwell 0.20.1.

O Ubuntu 14.10 vem também com o Mesa 10.3.0 e o Xorg server 1.16.0.

–  –  –  –  –  –  –  –  –  –  –  –  –

O print abaixo mostra instalado em meu notebook e com mais alguns programas que instalei.

Ubuntu 1410b

Primeiras Impressões

Após eu realizar uma instalação limpa dele em minha máquina física, descreverei minhas primeiras impressões e o que senti de novidades nele, e a primeira coisa que posso dizer é que não mudou muita coisa, mas na minha opinião, isso não é decepcionante, pois há muitos bons avanços que não vemos, e claro que o visual dele pode ser personalizado.

Essa com certeza essa será a impressão que a maioria de vocês terá sobre o sistema. Há muitas mudanças internas, mas na aparência e usabilidade, não mudou praticamente nada, mas vou descrever as pequenas mudanças de aparência que eu notei.

1 – Dash

Você notará que a pesquisa na Dash agora está mais veloz, e que ela abre por padrão em tela cheia e a transparência aumentou, reduzindo aquele efeito tipo blur (embaçado) que havia antes. O resultado eu aprovei, pois ficou mais bonita, detalhada, limpa e rápida.

ubuntuc

2 – Terminal

O terminal está sem aquela leve transparência leve que existia antes, mas o tema de cores continua igual.

Ubuntu 1410aNeste print acima mudei também o tema de ícones para o Numix Circle, pois o tema padrão de ícones não mudou em nada.

3 – Coleção de Wallpapers

Aí está uma coisa que gostei bastante em comparação com o 14.04.
O Ubuntu 14.10 vem com uma coleção muito bonita de wallpapers, e claro que o wallpaper padrão chamado “Warty” foi incrementado também.

Confira aqui e baixe-os se desejar.

 

Conclusão

A versão anterior a esta do Ubuntu, a 14.04 LTS, é uma versão de suporte de longo prazo, de 5 anos, e é voltada para fornecer estabilidade. Já com a 14.10, podemos contar com a mesma estabilidade da 14.04, só que com um novo kernel 3.16 que trás melhorias interessantes de desempenho, como por exemplo, para o uso de jogos, que veio desde a 3.15, e este kernel está sendo muito elogiado e ele trás também novas versões testadas e estáveis dos programas listados que o acompanham. De resto, a aparência do Ubuntu ficou um pouco mais refinada, mas ele continua estável, bonito, customizável, leve e seguro! A escolha do upgrade para a nova versão então fica a escolha do usuário, lembrando que alguns programas que poderiam ser instalados através da adição de novas fontes e PPA’s talvez não funcionem pois leva um tempo até que os desenvolvedores lancem versões compatíveis com o novo Ubuntu, como é o caso de alguns jogos que eu não pude instalar ainda na nova versão. Lembrando também que instalações limpas, do tipo que você formata a sua partição/hd, e instala o Ubuntu do zero é bem melhor do que fazer um upgrade de versão.

Bom é isso aí pessoal,

Aproveite o aniversário de 10 anos do Ubuntu e faça o download agora!

Download: Ubuntu 14.10

ubuntu1410c

 

Abraços,

Cleuber

 

 

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...