Home / Dicas e Tutoriais / Microsoft revela o Windows 10!

Microsoft revela o Windows 10!

Microsoft revela Windows 10; sistema vai rodar em celulares, tablets e PCs

O aguardado evento da Microsoft nesta terça-feira (30) contou com a apresentação do Windows 10. Anunciado por Terry Myerson, diretor-executivo da Microsoft, o novo sistema operacional vai unificar plataformas e rodar em todos os devices, de celulares a tablets, de híbridos a computadores desktop. Por isso, em vez de se chamar Windows 9, como muitos esperavam, o sistema ganhou um novo nome que, segundo executivos, representa um marco para a plataforma da Microsoft, um novo Windows.Segundo os executivos, que deixaram clara a importância das empresas e governos como consumidores do Windows, as mudanças vão deixar usuários de computadores dektops tradicionais mais confortáveis. “As pessoas que usam PCs, telefones e tablets para trabalhar são os mesmos seres humanos que usam PCs, telefones e tablets em casa para jogar videogame”, disse Myerson. “Nós podemos construir uma experiência de usuário que é agradável para todos”, explica o executivo.

windows1Microsoft revela Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)


“Há cerca de um bilhão e meio de pessoas que usam o Windows hoje e o número de devices ultrapassa o de pessoas”, justifica Myerson. A ideia é tornar o uso do Windows padrão e unificado em todos eles.

Ainda de acordo com a Microsoft, na mesma linha, serão unificadas lojas, aplicações, busca por aplicativos, compra e atualização em todos os dispositivos. Conforme mostra o material publicitário do novo Windows 10: Uma família de produtos, uma plataforma e uma loja. Tudo em um só sistema.

Foco em empresas

Segundo Myerson, as empresas precisam ter contato com o novo Windows o quanto antes, e esse evento serve para começar o diálogo “O Windows 10 será familiar para as empresas”, promete.

Windows2Windows 10 será mais amigável para empresas e sistemas de gestão (Foto: Divulgação/Microsoft)

De acordo com a Microsoft, o novo Windows 10 vai oferecer todas as ferramentas necessárias para que companhias o utilizem sem receios. O sistema operacional também será compatível com todos os softwares de gestão tradicionais utilizados hoje em dia, com mais foco empresarial do que nunca.

A proposta do Windows 10 é oferecer aos usuários uma abordagem mais simples e amigável de separar dados corporativos e pessoais em todos os dispositivos, mantendo acesso ao que precisa.

 

Sim, ele está de volta – Menu Iniciar

No evento, a Microsoft mostrou o que chamou de uma versão “build 9841”, ainda em construção, do Windows 10. Joe Belfiore, executivo da Microsoft para o Windows Phone, foi quem fez a demonstração do novo sistema operacional unificado. No telão, o executivo mostrou o aguardado Menu Iniciar.

Windows3Joe Belfiore mostra novo Menu Iniciar do Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

O novo Menu Iniciar conta com blocos dinâmicos de aplicativos e opções para desligar e reiniciar o computador. A ideia, segundo Belfiore, é “encontrar o equilíbrio, para que todos os usuários do Windows 7 tenham uma experiência familiar nos dispositivos que já possuem”. Ou seja, funções voltadas para computadores com teclado e mouse físicos, sem touchscreen (telas sensíveis ao toque), mais comuns em empresas com workstations e muitos computadores desktop e notebooks domésticos.

Os usuários poderão redimensionar os blocos dinâmicos do Menu Iniciar, alterar tamanho, entre outras personalizações feitas com o uso do mouse ou dos dedos em caso de telas sensíveis ao toque.

Parece que o conceito de Jay Machalani foi a efeito.

Busca no Menu Iniciar

Quem olhar com cuidado, vai notar que a busca – antes da barra de charm – também foi levada para o Menu Iniciar. A experiência de pesquisa foi melhorada e vai mostrar resultados de busca universais a partir do Menu Iniciar e da Internet, incluindo arquivos do computador ou páginas da web.

Aplicativos em janelas

Como eram no Windows 7, os aplicativos voltaram a aparecer em janelas lado a lado, com botão minimizar, fechar e expandir. A Microsoft reconhece que, no Windows 8, quando os usuários abriam um aplicativo “modern”, tinham um ambiente diferente. “Nós não queremos uma dualidade, queremos que os usuários de PCs com mouses e teclados tenham uma interface familiar”, explica o executivo.

Windows4Aplicativos voltam a ter janelas com botões fechar e minimizar (Foto: divulgação/Microsoft)

Task View

Ao clicar no Task View, um novo botão na barra de tarefas, será possível checar todos os aplicativos abertos, capacitando os usuários novatos a trabalhar melhor com questões multitarefa – bem diferente da proposta anterior de apps em tela cheia ou a partir da tela Iniciar do Windows 8.

Snap Assist e múltiplos desktops

Há ainda uma nova interface “Snap Assist” em que você pode ver os aplicativos de múltiplas áreas de trabalho (desktops). É possível alternar entre diferentes áreas de trabalho com vários aplicativos em execução. Como miniaturas de programas, há várias áreas de trabalho na parte inferior da tela. Ao acessar uma delas, o usuário verá todos os aplicativos que estão atualmente abertos no sistema.

Windows5Snap Assist, Microsoft revela função para múltiplos desktops no Windows 10 (Foto: divulgação/Microsoft)

Prompt de Comando

Até mesmo o Prompt de Comando foi melhorado. Embora tudo pareça a mesma coisa, nada será como antes. Com o novo Windows 10, será possível, finalmente, usar Ctrl + V no prompt de comando.

Charm Bar

Embora recursos como busca e botões de ligar e desligar tenham se descolado para o Menu Iniciar, a Charm Bar ainda está lá, firme e forte. Os botões parecem os mesmos e são voltados para telas sensíveis ao toque. Assim como a Tela Iniciar, com blocos dinâmicos, ideias para tablet e smartphone.

Faça o Download através do Windows Insider Program

Nesta quarta-feira (1º), a Microsoft inicia o que chamou de Windows Insider Program para testes nas versões Techinical Preview do Windows 10 para laptops e PCs desktops. Os desenvolvedores interessados devem acessar preview.windows.com para acompanhar as novidades no Blog da Microsoft. Para baixar aceese o link: https://insider.windows.com/ ou clique na imagem abaixo.

windows10

Windows6Windows Insider Program começa em breve, para testar builds do Windows 10 (Foto: divulgação/Microsoft)

 

Ainda de acordo com gigante de software, em abril, na próxima Build Conference de 2015, serão abordados os apps universais, que rodam em todos os dispositivos. O Windows 10, completo e liberado para todos os usuários, chega em meados de 2015, até o final do ano que vem, após a conferência.

Entre os rumores mais esperados do Windows 10 estava a Cortana no desktop, assistente por voz do Windows Phone. Entretanto, nenhum dos executivos falou sobre o recurso durante o evento. Não foi informado também como se dará o processo de atualização nos smartphones, tablets e computadores que rodam hoje Windows Phone 8 e Windows 8, respectivamente.

 

Bom, vamos aguardar então os primeiras builds para baixar e começar a testar antes que saia a versão final conhecida por RTM (Release to Manufactory).

 

Abraços,

Cleuber

Via: Techtudo

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...