Home / Dicas e Tutoriais / Android / Como rodar o Android dentro do seu Windows, Linux ou Mac

Como rodar o Android dentro do seu Windows, Linux ou Mac

Como tenho falado muito sobre virtualização, vale a pena falar sobre usar o Android dentro de seu sistema operacional.

Vou apresentar 3 produtos para fazer isso:

O PRIMEIRO – BLUESTACK:

O primeiro eu postei anteriormente um ARTIGO que mostra como fazer isso através de um programa para Windows chamado Bluestacks, que é nada mais nada menos que um programa que virtualiza o Android. Ele é bem completo e tem uma interface bem bacana que simula os botões de um smartphone ou tablet e permite que você gire a tela para a posição vertical ou horizontal, além de sincronizar seus apps através de sua conta do Google.

Para saber mais leia este artigo clicando na imagem abaixo:

bluestacks0

 

O SEGUNDO – GENYMOTION:

Genymotion é um aplicativo similar ao concorrente já primeiro citado, Bluestack, e que oferece a mesma coisa – plataforma de virtualização para rodar apenas o Android, mas a vantagem é que além do Windows e Mac, o instalador dele está disponível para Linux também (embora apenas para Ubuntu e Debian, mas testei em derivados do Ubuntu como o Linux Mint e funcionou. E também funcionou no openSUSE.).

Acesse a página, crie seu login e baixe o programa.

Ele é bem completo também e tem uma interface bem bacana que também simula os botões de um smartphone ou tablet e permite que você gire a tela para a posição vertical ou horizontal, além de sincronizar seus apps através de sua conta do Google.

Ele utiliza o Virtualbox, mas tem uma console de gerenciamento própria, então é preciso instalar o Virtualbox antes. Por conta da compra da AndroVM pela Genymotion, as novas versões das VMs “OVAs” da AndroVM só estarão integrados ao Genymotion. A boa notícia é que ele é gratuito para uso pessoal, embora com menos recursos do que a versão paga.

Você precisará acessar o site da Genymotion e criar uma conta gratuita para baixar o programa.

Para saber como instalá-lo em seu Linux ou Windows dê uma olhada neste ARTIGO:

http://cleuber.com.br/index.php/2014/08/26/instalando-o-genymotion-no-linux-ou-windows

 

 

 O TERCEIRO – ANDROVM:

androvm

O terceiro é o AndroVM, que não é exatamente um programa de virtualização para Android, tal como os anteriores, e sim, apenas a máquina virtual pronta para ser rodada através do programa de virtualização Virtualbox. A empresa então, disponibiliza o arquivo “.OVA” (arquivo de máquina virtual exportada do Virtualbox), que é a máquina virtual do Android pronta, para que você a importe e use no Virtualbox, seja ele instalado no Linux, Windows ou Mac.
Obs.  Recentemente a AndroVM anunciou que a seu produto (o Android virtualizado pronto e exportado no formato “.OVA”) tornou-se comercial, pois foi comprada pela Genymotion.

(As duas primeiras opções são melhores para iniciantes em virtualização, e porque esta vai ter a versão do Android desatualizada, pois as novas versões só sairão integradas ao Genymotion), mas se quiser testar, basta baixar o arquivo e no Virtualbox clicar em “Arquivo” e depois “Importar Appliance” e iniciá-la. O resultado é esse do terceiro e quarto print abaixo.

androvm2 Virtualbox-AndroidMáquina na lista entre outras, depois de importada.

Virtualbox-Android2Você pode alterar de horizontal para vertical usando um app do desenvolvedor chamado AndoVM configuration.

 

Conclusão:

Você poderá rodar o Android virtualizado destas 3 formas:

Bluestack:     (software de virtualização de Android + máquina virtual – baixa a VM automaticamente) – apenas Windows e Mac.

Genymotion: (software de virtualização de Android + máquina virtual – baixa a VM automaticamente) – Windows, Mac e Linux.

AndroVM:    (máquina virtual do Android pronta para Virtualbox) – Windows, Mac e Linux, todos precisam ter o Virtualbox instalado. Não recomendo muito, pois como foram comprados pela Genymotion, teremos atualizações apenas no Genymotion, integrado ao software deles, por isso a última versão do Android para este é a 4.1.1,

 

Quer começar?

Comece pelo Genymotion no Windows, Mac ou Linux, através deste ARTIGO.
Ou se quiser usar o Bluestacks no Windows ou Mac, através deste ARTIGO.

 

É isso aí!

Abraços!

 

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...