Home / Notícias e Curiosidades / 9 Razões para a dominância do Linux entre os 500 supercomputadores mais rápidos do mundo
024414linux09-45964

9 Razões para a dominância do Linux entre os 500 supercomputadores mais rápidos do mundo

Hoje o Linux domina 97% da lista dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo, mas parece que foi ontem (embora tenha sido 20 anos atrás) que a imprensa tecnológica publicou notícias entusiasmadas sobre o primeiro cluster Beowulf, um computador de alto desempenho criado na NASA a partir de vários PCs comuns rodando Linux. Em 1998 isso gerou um how-to para que qualquer interessado pudesse fazer o seu, e hoje é possível montar clusters de alto desempenho a partir de Live CDs que quase automatizam o processo de unir o poder de CPU e a RAM de uma série de computadores como se fossem um só supercomputador.

Essa facilidade, aprimorada por grandes empresas como a HP e a IBM, pelos desenvolvedores do kernel e das camadas de software ao redor dele, e por governos como o dos EUA (onde estão a maior parte dos Top 500) e o da China (onde está o maior crescimento na área), ajudou a levar o Linux à dominância nesse espaço.

A lista de outros motivos (e alguns detalhes sobre o belo supercomputador acima, instalado em Barcelona) você encontra no link a seguir. (via www.eweek.com – “Nine Reasons Linux Rules the Supercomputing Space”)

Via: br-linux

Share

About cleuberadmin

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

windows_10_privacy

Windows 10 é Um Spyware!

Falando a PC World, o vice-presidente corporativo ...