Home / Dicas e Tutoriais / Android / Hacker cria app capaz de fazer root em quase todos os Androids

Hacker cria app capaz de fazer root em quase todos os Androids

Houve um tempo em que o Android era fácil de ser “rootado”, mas essa não é mais uma realidade para qualquer aparelho. Pelo menos até agora, já que o hacket George Hotz, conhecido pelo apelido de “Geohot”, desenvolveu e lançou um método para destravar o Galaxy S5 das operadoras AT&T e Verizon, especialmente difíceis, mas que deve ser capaz de desbloquear qualquer aparelho.

A ferramenta se chama Towelroot e promete ser o jeito mais fácil de aplicar o root ao seu Android. Para isso, basta entrar neste site, baixar o APK e instalá-lo no celular. Em seguida, basta pressionar um único botão, que traz os dizeres “make it ra1n”. Após o término do processo, o aparelho deve estar “rootado”.

Importante: Fazer root anula a garantia do seu celular e o processo não é livre de riscos. Faça por sua própria conta e risco.

O hacker, que também é o mesmo que arrumou problemas com a Sony por rodar Linux no PlayStation 3 e também por ter criado uma ferramenta de jailbreak do iPhone em 2010, diz que o Towelroot deve funcionar com qualquer aparelho com Android 4.4.2 ou inferior, o que inclui todos os aparelhos recentes da Samsung, LG, e vários outros.

A ferramenta se baseia em uma vulnerabilidade no kernel do Linux já conhecida e corrigida nos desktops, mas que permanece no Android.

Vale observar que do ponto de vista do entusiasta do root, para ter mais liberdade na plataforma, a notícia é excelente. Do ponto de vista da segurança, nem tanto. Por ser tão simples de aplicar, o Towelroot pode ser distribuído com outros apps mal-intencionados. O root torna praticamente ilimitado o poder de um malware sobre o sistema, o que é algo realmente perigoso.

O que é root?
Fazer o root no seu aparelho significa se tornar um superusuário, ou adminstrador do sistema. Isso significa ter acesso a partes do Android que antes ficavam inacessíveis para um usuário comum.

Assim, é possível fazer alterações no sistema operacional que antes eram impossíveis, como alterar consumo de bateria, modificar o clock do processador, apagar aplicativos que antes eram fixos no sistema, como os bloatwares embutidos no sistema pela fabricante, ou os apps instalados pela operadora.

O problema disso, no entanto, é que todos os arquivos importantes do sistema ficam totalmente expostos e podem até mesmo ser excluídos, o que pode causar a inutilização do aparelho. O processo de realização do root também não é imune a falhas e também pode causar o “brick” do celular, transformando-o em, basicamente, um tijolo inútil.

 

Via Digital Trends

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...