Home / Dicas e Tutoriais / Manjaro Linux: Distro baseada em Arch
Manjaro

Manjaro Linux: Distro baseada em Arch

Manjaro Linux é uma distribuição GNU/Linux baseada nos pacotes estáveis do Arch Linux, tornando-o 100% compatível com essa distribuição.

É desenvolvida de forma independente por uma equipe da Europa (Áustria, Alemanha e França).

O objetivo dele é oferecer uma alternativa simples aos usuários que gostam das características do Arch Linux (usuários mais avançados) como a sua velocidade, os seus pacotes sempre atualizados, a sua leveza e o seu princípio Rolling Release. Além do mais, essa distribuição apresenta um visual moderno e agradável, com um instalador simples.

Por fim, Manjaro é adequado para recém-chegados, bem como usuários experientes no Linux.

Cheque a página da Distro: http://manjaro.org

 

[metaslider id=1191]

 

Estes são 13 Motivos para instalar esta Distro para testá-la.

1. Por que se chama Manjaro? 

A distribuição tem este nome porque Philip Müller, um dos líderes do projeto, e amigos, fizeram uma viagem nas proximidades do Monte Kilimanjaro, que fica situada ao nordeste da Tanzânia (África), e eles, em especial Philip Müller, ficaram encantados com a beleza que o local proporciona aos visitantes.

Devido a isto, a distribuição chama-se Manjaro, para homenagear a montanha Kilimanjaro que, por sua vez, é um nome simpático e simples. Neste sentido, o Manjaro Linux é uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux, desenvolvida para computadores (desktops, laptops e netbooks) de 32 ou 64 bits.

Ele vem em Live-CD com ambientes personalizados, podendo ser instalado em seu computador facilmente. Ademais, os usuários podem ajustar e personalizar as configurações do Manjaro Linux de acordo com as suas próprias preferências e gostos pessoais.
 2. Desfrute da simplicidade!

Esta é a filosofia da equipe do Manjaro Linux, que procura oferecer uma alternativa simples aos usuários que gostam das características do Arch Linux, como a sua velocidade, os seus pacotes sempre atualizados, a sua leveza e o seu princípio K.I.S.S./rolling release.

3. Manjaro Linux não é um Arch Linux, mas é baseado nele.

A grande diferença com relação ao Arch Linux é a sua facilidade no processo de manuseio da distribuição.
Isso vai muito além de apenas fornecer um instalador fácil e ambientes pré-configurados de desktop.
Ela é baseada nos pacotes estáveis do Arch.

Manjaro Linux também oferece uma série de ferramentas poderosas desenvolvidas exclusivamente pela equipe, que são:

  • Manjaro HardWare Detection (mhwd);
  • Manjaro HardWare Detection Kernel (mhwd-kernel);
  • Pacman Graphical User Interface;
  • Suporte automático para o uso de múltiplos kernels, etc.

Ademais, a equipe vem trabalhando em sintonia com os usuários em um instalador gráfico e na melhoria do Pacman Graphical User Interface.

4. É uma distribuição Rolling Realese

Permite uma única instalação, ou seja, o usuário não necessita de sempre reinstalar do “zero” quando sair uma nova versão. Isto significa que, não é – e nunca será – necessário reinstalar uma versão posterior do Manjaro Linux a fim de desfrutar do mais recente sistema.

Se a distribuição é atualizada frequentemente (sudo pacman -Syyu), isto significa que o Manjaro Linux já está com a sua última versão.

5. É uma distribuição K.I.S.S. (Keep It Simple, Stupid)

Possibilita uma alta flexível na usabilidade, isto é, tenta manter as coisas o mais simples possível. Desfrute da simplicidade!

6. Tem uma excelente interface Xfce

Xfce é o ambiente padrão do Manjaro Linux, que é leve e otimizado para o uso em nosso dia a dia. Todavia, essa distribuição vem com outros sabores ambientais com, por exemplo, o KDE, GNOME/Cinnamon (edições oficiais), E17, LXDE e MATE (edições comunitárias e apoiadas pela equipe).

7. A equipe do Manjaro Linux mantém a distribuição sempre atualizada

Isto proporciona aos usuários uma maior eficiência, estabilidade, confiabilidade, inovação e acessibilidade.

8. Tem um instalador do Manjaro Linux (CLI Installer)

Super amigável, que procura conduzir os usuários em todo o processo de instalação da distribuição.

9. Eficiência, estabilidade, confiabilidade, inovação e acessibilidade

 

Para garantir tudo isso, a distribuição utiliza seus próprios repositórios de softwares. O Manjaro Linux não acessa diretamente os repositórios fornecidos pelo Arch Linux.

Antes de serem liberados para os próprios repositórios estáveis para uso comum, os softwares, inicialmente fornecidos pelos repositórios do Arch Linux, são completamente testados e se necessário, são modificados para adequar aos objetivos da distribuição.

Embora o Manjaro Linux tenha seus próprios repositórios, ele é 100% compatível com os repositórios do Arch Linux, sobretudo com o AUR (Arch User Repository).

10. A equipe da distribuição incentiva fortemente a criação de comunidades manjarianas

Nesse sentido, o Manjaro Linux, embora seja uma distribuição jovem (2011), já conta com três comunidades mundo afora e elas são, por ordem de nascimento: turca, brasileira e francesa.

Estas comunidades já foram reconhecidas oficialmente pela equipe e também já estão indexadas no site do DistroWatch.

11. O Manjaro Brasil é uma comunidade participativa

A comunidade proporciona uma alta qualidade técnica e um respeito mútuo entre os seus membros. A distribuição também possui um servidor brasileiro (localizado no Instituto de Física da Universidade de Brasília), oferecendo uma maior agilidade na manutenção do Manjaro Linux, seja no Brasil ou nos países sul-americanos.

Além disso, os membros do Manjaro Brasil vem contribuindo, sobretudo, com o trabalho de tradução de aplicativos, com o desenvolvimento da distribuição.

Manjaro Brasil é 100% GNU/Linux! Nesse sentido, quem quiser experimentar essa distribuição, poderá contar com o suporte do Manjaro Brasil, e para isto poderá acessar o link abaixo para se registrar e participar das discussões do Manjaro Linux:

12. A política de comunicação da equipe do Manjaro Linux é transparente e aberta

Com um site, blog, fóruns, listas de discussão, IRC, Wiki etc. A equipe sempre está atenta às opiniões dos usuários, o que, por sua vez, promove uma grande interação com os usuários. Noutras palavras, esse duo equipe-usuários, faz com que a distribuição seja produzida comunitariamente!

13. O Manjaro Linux é simples de se obter, instalar, configurar e, consequentemente, usar!

Após a instalação, temos uma distribuição em nosso idioma (português do Brasil), que vai oferecer todos os benefícios de um sistema Arch Linux, mas com uma ênfase especial na eficiência, estabilidade, confiabilidade, inovação e acessibilidade para os usuários novatos ou experientes, no mundo GNU/Linux.

 

Abraços.

Cleuber

 

Fonte: Holmes | Blog: http://holmeslinux.blogspot.com.br/

 

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...