Home / Dicas e Tutoriais / 14 Novidades do Ubuntu 14.04

14 Novidades do Ubuntu 14.04

O próximo Ubuntu – 14.04, codnome Trusty Tahr – (ou traduzido seria “Confiável Cabra Selvagem), será lançado dia 17 de Abril, será uma versão LTS, ou seja Long Term Support, com 5 anos de suporte, e primará mais pela estabilidade. Porém ansiamos algumas mudanças que vem por aí.

Nesta versão há a destacar a adoção do Linux kernel 3.13. Esta versão é a mais recente e tem demonstrado um bom grau de estabilidade. Apesar dos utilizadores continuarem à espera do Unity 8, esta versão ainda vem com o Unity 7…mas há boas novidades…a interface está agora mais fluida e com várias melhorias.

A versão Beta foi disponibilizada para download há poucos dias atrás. Caso você queira testá-la baixe a no final deste artigo.

 

1 – Novo Tema 

Cantos com Anti-serrilhado e decorações das janelas sem borda

ubuntu1

 

2 – Menus Integrados Localmente

Ubuntu2

A Canonical alterou acrescentando a opção de alterar o Global Menu e voltá-lo às janelas, para quem deseja os menus do programa na tela podem ter seus menus em sua barra.

 

3 – Nova Tela de Bloqueio

Ubuntu3

lock

 

4 – Filtro do Unity para aplicativos abertos – Spread Filter.

Ubuntu4

 

5 – Minimizar com o clique na Unity

Ubuntu5

Outra mudança muito solicitada é a ação de minimizar uma janela com o clique do mouse em seu atalho na Dash. Isso será possível com a instalação do CompizConfig-Settings-Manager.

click

 

6 – Redimensionamento das janelas em tempo Real.

Anteriormente era dado apenas uma pré visualização da linha de onde as bordas iriam ficar, agora ela muda enquanto escolhermos o tamanho.

Ubuntu6

7 – Atualização do Borrado estático da Unity

Ubuntu7

8 – Ibus Setup no Indicador do Idioma/Teclado

Ubuntu8

9 – Backspace de volta ao Nautilus

Ubuntu9

 

Aqui vemos um vídeo de 9 Mudanças principais que listei acima em ação.

 

 

 

Eis mais algumas novidades que listei:

10 – Tamanho dos ícones do lançador

Em “Aparência”, antes não podíamos diminuir os ícones e o Launcher do Unity alem dos 32 Pixeis (podíamos mas apenas via Compiz), agora já podemos, até aos 16 Pixeis, não é aconselhável, pois fica ridiculamente pequeno, mas até aos 24 Pixeis, talvez:

Ubuntu1404 - Aparencia

 

11 – Novos Wallpapers do sistema:

 

12 – Nome do Usuário na Barra:

Nas Contas de Usuários agora temos a opção de colocar o nosso nome de login no Painel junto ao Menu Principal:

user accounts Ubuntu1404

 

As “Definições do Sistema” eram no fundo o “GNOME Control Center”, mas já não é, depois de um fork feito pela Canonical agora tem o nome de “Unity Control Center” e é graças a esse fork que temos estas pequenas alterações explicadas em cima e muitas outras estão a caminho.

 

13 – Navegador de Arquivos Nautilus:

Quanto ao Nautilus, foi citado o Backspace de volta na navegação, mas parece que a Canonical fez um fork do Nautilus que nomeou de “Files” ou “Arquivos”. E que permite também abrir a localização de um arquivo quando se faz uma busca por ele, e definir uma imagem diretamente como papel de parede sem o uso de um script do Nautilus como era necessário anteriormente para quem quisesse este recurso.

nautilus

nautilus2

 

14 – Softwares:

Como é normal, todo o Software que normalmente acompanha o Ubuntu esta sempre atualizado, mas nesta nova versão contamos com duas novidades “especiais”.

Uma delas é a inclusão do Browser que vai ser usado no Ubuntu Touch, com o nome de “Ubuntu Web Browser” (não substitui o Firefox, o Firefox continua a ser o Browser por padrão), é no mínimo interessante pois assim podemos ficar com uma ideia do que temos no Ubuntu Touch:

Outra novidade é a inclusão da aplicação Cheese, aplicação que nos permite tirar fotos, fazer vídeos, etc… com a nossa WebCam :

cheese2

 

Todas estas as novidades, não correspondem à totalidade de novidades existentes na nova versão do Ubuntu, pois existem mais não mencionadas, mas estas são as principais que vemos e sentimos em sua utilização. Saberemos de todas mesmo apenas após o lançamento.

 

Destacam-se também a atualização de vários programas para as seguintes versões:

  • Nautilus 3.10.1
  • Firefox 28
  • Thunderbird 24.4.0
  • LibreOffice 4.2.3
  • Ubuntu Software Center 13.10
  • Gedit 3.10.4, Totem 3.10.1
  • Rhythmbox 3.0.1
  • Empathy 3.8.6
  • Transmission 2.82
  • Deja Dup Backup Tool 29.5
  • Shotwell 0.18.0
  • Brasero 3.10.0
  • Unity 7.1.2
  • GTK3+ 3.10.

Além do Ubuntu 14.04 Trusty Tahr foram também atualizadas diversas variantes:

Download: Ubuntu 14.04 Trusty Tahr LTS final beta

 

ATUALIZAR OU NÃO?

Segundo a Canonical, “O compromisso da Canonical para a qualidade diária significa que, apesar de a tag beta, o lançamento é bastante sólido. Na verdade, é tão estável que as coisas estão rumando para ser um feito fantástico”.

E você? Tem o Ubuntu 13.10 e deseja atualizar para o 14.04?

Então digite no terminal:

sudo update-manager -d

E siga as instruções de atualização.

 

Abraços

Cleuber.

 

 

 

 

 

 

 

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...