Home / Dicas e Tutoriais / Usando aplicativos Portables no Ubuntu

Usando aplicativos Portables no Ubuntu

Olá pessoal,

Neste artigo, vamos instalar e rodar aplicações portáteis no Ubuntu 13.10, os famosos “Portables”

Os portables são versões de aplicações diversas que comumente usamos em nosso dia a dia, muitos são de Windows outros de Linux, mas que foram alteradas para que rodem sem a necessidade de instalação delas no sistema operacional, e por isso são portáteis. Você pode levá-las contigo aonde for, num pen drive, por exemplo.

Ou poderá criar uma coleção de portáteis e deixar localmente na sua máquina para rodar quando quiser, sem a necessidade de instalação, que no Windows deixaria um monte de registros e temporários sujando o seu SO.

Em nosso artigo, as versões que irei mostrar são versões que rodam no Windows, mas iremos rodá-las no Ubuntu utilizando o Wine, e funciona muito bem. Garantido pelo fabricante como mostra a imagem abaixo que está no site deles.
Podem visitar em http://portableapps.com/

Portables3

Primeiramente iremos baixar a plataforma de PortablesApps do site, depois iremos instalá-la e então iremos adicionar os aplicativos portáteis à nossa coleção.

Para baixar clique neste LINK.

Certifique-se que você tenho o Wine instalado. Se não tiver, instale-o com o comando abaixo
sudo apt-get install wine

Wine2

Depois de baixar o instalador: “PortableApps.com_Platform_Setup_11.2.exe”,
instale-o com a opção do botão direito do mouse “Abrir com” e “Carregador de arquivos do Windows Wine”.

Imagens da instalação:

Escolha o idioma

portables install1

Portables install2

Portables Install3

Nesta etapa, escolha o destino da instalação da plataforma e aplicativos. Seja local ou em um pendrive.

Portables install 4

Feito isso é só clicar em “Instalar”, e pronto.

Ele iniciará e você logo verá o ícone na barra superior que faz um Menu Iniciar parecido com o do Windows 7
Bem legal não é mesmo?!!!

POrtables

 

Através do menu do ícone da barra superior ou clicando em “Programas” no menu, você poderá adicionar os programas que quiser.

Portables10

É só escolher o que você deseja e mandar instalar.

Portables12

 

Quando terminar ele mostrará uma mensagem dizendo que está tudo instalado e você poderá usar seus programas e jogos portáteis.

Portables7

 

Com esta plataforma instalada, você poderá adicionar softwares portables que também não estão na lista. Basta adicioná-las a pasta onde ficam as aplicações portables “/local de instalação/PortablesApps”, e depois abri-la com o Wine, usando o botão direito do mouse, “Abrir com”, e “Carregador de arquivos do Wine”.

Obs. Algumas aplicações rodarão assim apenas se forem compatíveis com uma versão superior a do Windows XP, como é o caso do Photoshop CS6 Portable, que para funcionar,  fiz esta pequena configuração.

Wine5

Mude para Windows 7 (apenas para o caso do Photoshop)

wine3

E pronto, pode abrir o Photoshop CS6 Portable.

PhotoshopCS6-1
Photoshop2

 

Você poderá encontrar muitas aplicações Portables adicionais (como fiz com o Photoshop), neste site também:
http://portableappz.blogspot.com.br/
portablesappz

 

É isso aí galera!!!

Abraços,

Cleuber

 

 

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

6 comments

  1. Fala Cleuber, sou eu aqui mais uma vez!

    Amigo, ainda não abandonei o Windows de vez por apenas um único motivo: A suíte Adobe! Até os jogos consigo rodar no Linux. Quero abandonar o Windows de vez pq o Ubuntu é ótimo de se trabalhar. Vi aqui que vc conseguiu rodar aplicativos portáteis (Photoshop CS6). Pois bem, tenho vários aplicativos portáteis da Adobe, que nenhum roda nem a pau! Já tentei de tudo. Aí, tentei instalar a Suíte CS5 que funciona de boa no Windows, mas quando instalo no Ubuntu dá erro! Sempre dá erro durante a instalação! E como vc rodou esses aplicativos aí? O meu nem abre! Tem alguma dica meu amigo? Desculpe te incomodar mais uma vez… 🙂 Valeu!

    • Sim, no artigo “70 coisas…” tem uma parte apenas sobre os Portables.
      Dê uma olhada, porém não são todos os portables que funcionam no Linux, pois são portables de Windows e para funcionar depende do Wine no Linux, então, muitas vezes para funcionar você precisa configurar o Wine, adicionar bibliotecas e tal, então, não tem uma resposta, pois cada caso é um caso, mas pode tentar mudar o sistema operacional do Windows nas configurações do Wine para Windows 7 (pois acho que vem XP por padrão), por exemplo e ver se roda. Mas já adianto que não são todos os aplicativos para Windows que tem compatibilidade com o Wine. Você pode checar os testados na lista do Playonlinux por exemplo. Instale o Playonlinux e dê uma checada.
      Se seu computador for muito bom (pois a suite da Adobe é pesada), poderá criar uma VM com Windows usando o Virtualbox, instalar seus programas lá e usá-lo junto com o Linux. Mas tirando isso não tem muito o que fazer, pois está difícil da Adobe lançar seus produtos para Linux.
      Abraço,

      • Pois é Cleuber, eu até consegui instalar separadamente (baixei cada programa). Mas funciona muito instável (não consegui desenhar um retângulo no Fireworks que travou!) e dá pala na instalação tbm (até mesmo nos separados, apesar de eu ter conseguido instalar o dreamweaver e funcionar de boa). Fiz o esquema do Windows 7, já fica por padrão e mesmo assim não funciona. Como você fez pro Photoshop funcionar? Onde você baixou esse portátil? Não queria fazer VM (a máquina é boa sim, é máquina gamer, mas botei pouco espaço em disco). Realmente se não tiver jeito, terei que fazer VM. 🙁

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...