Home / Dicas e Tutoriais / Usando aplicativos Portables no Ubuntu

Usando aplicativos Portables no Ubuntu

Olá pessoal,

Neste artigo, vamos instalar e rodar aplicações portáteis no Ubuntu 13.10, os famosos “Portables”

Os portables são versões de aplicações diversas que comumente usamos em nosso dia a dia, muitos são de Windows outros de Linux, mas que foram alteradas para que rodem sem a necessidade de instalação delas no sistema operacional, e por isso são portáteis. Você pode levá-las contigo aonde for, num pen drive, por exemplo.

Ou poderá criar uma coleção de portáteis e deixar localmente na sua máquina para rodar quando quiser, sem a necessidade de instalação, que no Windows deixaria um monte de registros e temporários sujando o seu SO.

Em nosso artigo, as versões que irei mostrar são versões que rodam no Windows, mas iremos rodá-las no Ubuntu utilizando o Wine, e funciona muito bem. Garantido pelo fabricante como mostra a imagem abaixo que está no site deles.
Podem visitar em http://portableapps.com/

Portables3

Primeiramente iremos baixar a plataforma de PortablesApps do site, depois iremos instalá-la e então iremos adicionar os aplicativos portáteis à nossa coleção.

Para baixar clique neste LINK.

Certifique-se que você tenho o Wine instalado. Se não tiver, instale-o com o comando abaixo
sudo apt-get install wine

Wine2

Depois de baixar o instalador: “PortableApps.com_Platform_Setup_11.2.exe”,
instale-o com a opção do botão direito do mouse “Abrir com” e “Carregador de arquivos do Windows Wine”.

Imagens da instalação:

Escolha o idioma

portables install1

Portables install2

Portables Install3

Nesta etapa, escolha o destino da instalação da plataforma e aplicativos. Seja local ou em um pendrive.

Portables install 4

Feito isso é só clicar em “Instalar”, e pronto.

Ele iniciará e você logo verá o ícone na barra superior que faz um Menu Iniciar parecido com o do Windows 7
Bem legal não é mesmo?!!!

POrtables

 

Através do menu do ícone da barra superior ou clicando em “Programas” no menu, você poderá adicionar os programas que quiser.

Portables10

É só escolher o que você deseja e mandar instalar.

Portables12

 

Quando terminar ele mostrará uma mensagem dizendo que está tudo instalado e você poderá usar seus programas e jogos portáteis.

Portables7

 

Com esta plataforma instalada, você poderá adicionar softwares portables que também não estão na lista. Basta adicioná-las a pasta onde ficam as aplicações portables “/local de instalação/PortablesApps”, e depois abri-la com o Wine, usando o botão direito do mouse, “Abrir com”, e “Carregador de arquivos do Wine”.

Obs. Algumas aplicações rodarão assim apenas se forem compatíveis com uma versão superior a do Windows XP, como é o caso do Photoshop CS6 Portable, que para funcionar,  fiz esta pequena configuração.

Wine5

Mude para Windows 7 (apenas para o caso do Photoshop)

wine3

E pronto, pode abrir o Photoshop CS6 Portable.

PhotoshopCS6-1
Photoshop2

 

Você poderá encontrar muitas aplicações Portables adicionais (como fiz com o Photoshop), neste site também:
http://portableappz.blogspot.com.br/
portablesappz

 

É isso aí galera!!!

Abraços,

Cleuber

 

 

About cleuberadmin

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

6 comments

  1. Fala Cleuber, sou eu aqui mais uma vez!

    Amigo, ainda não abandonei o Windows de vez por apenas um único motivo: A suíte Adobe! Até os jogos consigo rodar no Linux. Quero abandonar o Windows de vez pq o Ubuntu é ótimo de se trabalhar. Vi aqui que vc conseguiu rodar aplicativos portáteis (Photoshop CS6). Pois bem, tenho vários aplicativos portáteis da Adobe, que nenhum roda nem a pau! Já tentei de tudo. Aí, tentei instalar a Suíte CS5 que funciona de boa no Windows, mas quando instalo no Ubuntu dá erro! Sempre dá erro durante a instalação! E como vc rodou esses aplicativos aí? O meu nem abre! Tem alguma dica meu amigo? Desculpe te incomodar mais uma vez… 🙂 Valeu!

    • cleuberadmin

      Sim, no artigo “70 coisas…” tem uma parte apenas sobre os Portables.
      Dê uma olhada, porém não são todos os portables que funcionam no Linux, pois são portables de Windows e para funcionar depende do Wine no Linux, então, muitas vezes para funcionar você precisa configurar o Wine, adicionar bibliotecas e tal, então, não tem uma resposta, pois cada caso é um caso, mas pode tentar mudar o sistema operacional do Windows nas configurações do Wine para Windows 7 (pois acho que vem XP por padrão), por exemplo e ver se roda. Mas já adianto que não são todos os aplicativos para Windows que tem compatibilidade com o Wine. Você pode checar os testados na lista do Playonlinux por exemplo. Instale o Playonlinux e dê uma checada.
      Se seu computador for muito bom (pois a suite da Adobe é pesada), poderá criar uma VM com Windows usando o Virtualbox, instalar seus programas lá e usá-lo junto com o Linux. Mas tirando isso não tem muito o que fazer, pois está difícil da Adobe lançar seus produtos para Linux.
      Abraço,

      • Pois é Cleuber, eu até consegui instalar separadamente (baixei cada programa). Mas funciona muito instável (não consegui desenhar um retângulo no Fireworks que travou!) e dá pala na instalação tbm (até mesmo nos separados, apesar de eu ter conseguido instalar o dreamweaver e funcionar de boa). Fiz o esquema do Windows 7, já fica por padrão e mesmo assim não funciona. Como você fez pro Photoshop funcionar? Onde você baixou esse portátil? Não queria fazer VM (a máquina é boa sim, é máquina gamer, mas botei pouco espaço em disco). Realmente se não tiver jeito, terei que fazer VM. 🙁

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

x

Check Also

Review Linux Deepin 15.4

Olá pessoal, depois de muito tempo ...