Home / Dicas e Tutoriais / Android / O que há de novo no Android 4.3 Jelly Bean?

O que há de novo no Android 4.3 Jelly Bean?

O sucessor do Android 4.2 Jelly Bean chegou!!! Não é o Android 5.0 Key Lime Pie como muitos esperariam (previsto para Outubro), tendo a gigante Google lançado, digamos que um “restyling” do Android 4.2, com algumas novas funcionalidades numa versão que acabou por ficar com a referência Android 4.3 Jelly Bean. O Android 4.3 Jelly Bean foi apresentado oficialmente no evento da Google dia 24/07 trazendo muitas melhorias, incluindo a otimização no consumo de energia e várias correções de bug.
Vamos conhecer as principais funcionalidades do novo Android 4.3 Jelly Bean.
“Fast and smooth” 

Este vídeo mostra como algumas ações ficaram mais rápidas e fluídas.

Segundo o Google: “Colocamos Android sob um microscópio, fazendo tudo ficar mais rápido, fluido e suave. Com gráficos amanteigados e transições de seda, mover-se entre as telas iniciais e alternando entre aplicativos é fácil, como virar as páginas de um livro. Respostas mais reativas e uniforme toque significa que você pode quase sentir os pixels abaixo como seus movimentos dedo na tela. Jelly Bean faz do seu dispositivo Android ainda mais ágil, aumentando a CPU do seu dispositivo instantaneamente quando você toca na tela, e reduzindo o consumo quando você não precisa dele, para melhorar a duração da bateria.

 

Android-4.3-Smart-DialAutocompletar no Dial Pad

Agora, ao utilizar o teclado numérico para digitar um telefone, o sistema automaticamente busca na agenda de contatos do aparelho os números digitados parcialmente, fornecendo sugestões de contatos ao usuário. Esse é um recurso muito interessante, pois as vezes é mais fácil digitar parte de um número de telefone do que procurar pelo nome de uma pessoa. Ah, e atire a primeira pedra quem, de vez em quando, não digita um número de telefone de uma pessoa mesmo sabendo que ele está salvo em sua agenda.
Teclado e métodos de entrada

O algoritmo do sistema de reconhecimento de entradas do teclado foi melhorado e agora ele é capaz de reconhecer os padrões de digitação mais rapidamente. A funcionalidade Swype também se beneficiou dessa melhoria no algorítimo do referido sistema e proporcionará mais agilidade ao usuário na hora deste compor frases e sentenças.

 

 

 

 

Localização via Wi-Fi

Está função já está presente na versão 4.2 do Android, mas aqui ela foi bastante melhorada. Agora, o usuário não precisa mais manter o Wi-Fi ativado 100% do tempo para que o aparelho detecte a sua localização. Quando necessário, o Wi-Fi é ativado e em seguida desativado, economizando bateria.

 

Acesso às notificações Notificações persistentes para as aplicações que correm em segundo plano.
Nas antigas versões do Android as aplicações que corriam em segundo plano não apareciam na área de notificações, agora aparecem, sendo possível removê-las desmarcando a respetiva opção dentro de cada aplicação; Além disso, os programadores têm agora também a possibilidade de aceder ao fluxo de dados que aparecem nas notificações e assim preparar as suas aplicações para usar essa informação de forma inteligente.

Android_notifications
Bluetooth Smart & Bluetooth AVRCP 1.3

O Bluetooth Smart permite que o pareamento de dispositivos Android se dê de forma mais otimizada e com menor consumo de bateria e ele também é conhecido como Bluetooth Low-Energy que permite economizar até 17x mais. Já o Bluetooth AVRCP 1.3 possibilita que os nomes das músicas tocadas em dispositivos Android, através do sistema de som de carros (equipado com a tecnologia Bluetooth), sejam mostrados no visor do som ou no painel do computador de bordo.

bluetooth43

Sabiam que está em marcha uma nova geração de dispositivos com tecnologia Bluetooth (considerado por muitos como uma tecnologia já obsoleta). O Android 4.3 suporta nativamente esta tecnologia – ver aqui, que abre portas à inovação, no desenvolvimento de aplicações na área do fitness, saúde, casas inteligentes, eletrônica de consumo, etc. Esta tecnologia já é suportada pela Apple desde 2012, consome menos energia e na prática os dispositivos com suporte para esta tecnologia podem receber de forma eficiente dados de dispositivos inteligentes Bluetooth e “fazer algo” com eles, funcionando quase como sensores. Exemplo: O dispositivo pode verificar se todas as janelas estão fechadas, enquanto outro “sensor” pode medir a sua frequência cardíaca e obter informações do relógio inteligente.

Perfis restritos (controle parental)

Android-4.3-Parent-Control

Perfis Restritos Com o Android 4.3 Jelly Bean passamos finalmente a ter a possibilidade de criar utilizadores na plataforma android, com acesso a perfis distintos. Esta é sem dúvida uma funcionalidade essencial para quem partilha o tablet por vários utilizadores (ex. amigos, família) que vê agora assim a possibilidade de isolar toda a informação, configurações, personalizações..etc, de todos os outros utilizadores. De acordo com a Google, os Perfis Restritos permitem isolar, em segurança, o espaço de trabalho de cada utilizador., incluindo home screens, widgets, configurações, etc, etc. Há também restrições ao nível do Google Play.

profiles
resticoes

 

Suporte a OpenGL ES 3.0

O Android, agora, possui suporte total à última versão do OpenGL, tecnologia padrão      utilizada na renderização de gráficos de alta performance.

Durante a apresentação do Nexus 7 v2, o Google demonstrou a diferença na qualidade dos    gráficos ocasionada pelo suporte ao OpenGL ES 3.0 e pode-se perceber que, realmente,    houve uma grande melhora.

 

opengl_00

 

Função oculta App ops que permite configurar as permissões de cada app.

Ao instalar um app no Android, você precisa concordar com um monte de permissões que o software exige, mas não há nenhuma opção para ajustar isso. Agora, o Android Police descobriu um novo recurso do Android 4.3 que permite a você fazer exatamente isso.

appops

Chamado Apps Ops, o recurso está embutido no Android 4.3, porém fica oculto por padrão. Ainda assim, um novo app chamado Gerente de Permissões permite usar o recurso: um ajuste fino nas áreas às quais outros apps no seu smartphone ou tablet têm acesso.

Dessa forma, você pode escolher seletivamente se cada app pode – ou não! – ler seus contatos, saber sua localização, o que seja. Você pode baixar o app aqui, mas apenas se tiver Android 4.3, é claro. Não está claro se o Google tem qualquer intenção de ativar oficialmente o recurso; ao mesmo tempo, ele já é extremamente útil, mesmo que exija um app de terceiros para funcionar.

android43

O Android 4.3 ainda traz mais novidades na maior parte, para os bastidores: por exemplo, ele oferece suporte a resoluções 4K, a funcionalidade de DayDream e entre outras.

 

Vamos aguardar então a chegada da versão 5. Enquanto ela não chega, eu já atualizei a 4.3 no meu Galaxy S3, graças ao CyanogenMod. Quem quiser dar uma olhada, veja como fazer neste post mais antigo.

 

Abraços,

Cleuber Hashimoto

 

Fontes: Android, Pplware, RedutoNerd, Gizmodo

 

 

 

 

 

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...