Home / Dicas e Tutoriais / Fedora 19 – Confira as características deste ótimo Linux

Fedora 19 – Confira as características deste ótimo Linux

Fedora 19 ou “Schrödinger’s Cat” é a nova versão de uma das distribuições Linux mais populares. Tendo o GNOME 3.8 como ambiente gráfico padrão, esse sistema está mais fácil de usar, principalmente pela exibição em tela cheia de uma animação mostrando o uso básico do GNOME Shell, assim que a instalação é concluída.

Uma das principais novidades do Fedora 19 é a nova configuração inicial. Com ela, os usuários podem executar algumas ações básicas na primeira vez que iniciam o sistema. É possível, por exemplo, selecionar o idioma, o layout do teclado, adicionar serviços em nuvem e caso não tenha sido criado nenhum usuário durante o processo de instalação, um novo usuário pode facilmente ser criado a partir desta configuração inicial.

Mudanças e novas funcionalidades

Como vem com o GNOME 3.8, consequentemente o Fedora 19 chega com algumas mudanças e novas funcionalidades, entre elas: uma pesquisa reformulada, que agora inclui resultados de aplicações; novos painéis de privacidade, além de notificações e configurações de pesquisa GNOME. Disponíveis por padrão no Fedora 19, o GNOME Clocks e Weather são dois novos aplicativos de horas e tempo que foram adicionados com o GNOME 3.8.

fedora19_vbox_netinst_05

Um novo modo clássico está disponível para o 3.8 do GNOME, substituindo o antigo modo fallback do GNOME. Isso oferece um layout estilo GNOME 2, que faz uso de algumas extensões baseadas no GNOME Shell. Além do Gnome, as mais recentes versões dos ambientes graficos Cinnamon (1.9.1) e MATE (1.6.1) também estão disponíveis para instalar a partir dos repositórios oficiais.

Características do Fedora 19

O Fedora 19 vem com um ModemManager atualizado com melhor suporte para dispositivos multi-modo, como cartões Qualcomm Gobi WWAN e outros dispositivos que suportam os padrões CDMA / EVDO / LTE, os padrões GSM / UMTS / LTE. Também foram feitas melhorias no firewalld (o firewall padrão do Fedora) e agora MariaDB é a opção padrão do MySQL e para completar, ferramentas de modelagem e impressão 3D estão disponíveis nos repositórios dessa versão.

Nas aplicações, o GNOME Documents recebeu um modo de edição embutido para Google Docs. Embora não seja incluído por padrão no Fedora 19, Web (Epiphany) mudou para WebKit2, e agora inclui um modo de navegação anônima e há uma nova interface de busca e suportes GTK 2 plugins, incluindo o Adobe Flash.

O Fedora 19 vem com o Nautilus 3.8.2, Gedit 3.8.2, Totem 3.8.2, GNOME Documents 3.8.3, GNOME Contacts 3.8.2, GNOME Boxes 3.8.3, Evolution 3.8.3, Cheese 3.8.2, Empathy 3.8.3, GNOME Clocks 3.8.2, GNOME Weather 3.8.2, LibreOffice 4.1 beta 2, Firefox 21, Transmission 2.77, Rhythmbox 2.99.1, Shotwell 0.14.1, GNOME Shell 3.8.3, GTK 3.8.2, Mesa 9.2, servidor Xorg 1.14 e o Linux Kernel 3.9.5 (embora uma atualização para a versão 3.9.8 já esteja disponível).

 

Download na página do projeto Fedora

Fonte: TecTudo

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...