Home / Dicas e Tutoriais / Linux Tutorial: O que fazer depois de Instalar o openSUSE 12.3

Linux Tutorial: O que fazer depois de Instalar o openSUSE 12.3

Uma das minhas Distribuições GNU/Linux favoritas, além do Ubuntu, é o openSUSE. No próximo artigo explicarei o porquê disso. Basta dizer que o Yast é fantástico.
Em março saiu a versão 12.3, e este artigo vai tratar apenas de coisas que podem ser feitas após a instalação para deixar o sistema operacional um pouco mais completo. Partiremos de uma instalação feita com o ambiente de trabalho do KDE.

openSUSE1

Antes de tudo eu gosto de personalizar algumas configurações, são coisas que faço antes mesmo de instalar programa adicionais e etc, então abro o painel de configurações do KDE, primeira coisa : TELA E MONITOR e na aba BLOQUEADOR DE SESSÃO , desabilito o bloqueio automático, eu particularmente não gosto quando deixo o pc dois ou três minutos sem usar e quando volto a sessão ta bloqueada. Prefiro bloquear manualmente quando quiser com as tecas Ctrl + Alt + L. Deixo então a opção “Protetor de Tela” marcada e escolho algum de meu gosto.

openSUSE_protetor de tela

Depois, caso esteja utilizando um notebook, vale a penas verificar as opções de Economia de energia, ações de fechamento da tampa e etc, e se for um PC mesmo, também vale a pena desabilitar alguns recursos.

openSUSE5

A terceira configuração , ainda no módulo de configurações do KDE : INICIALIZAÇÃO E DESLIGAMENTO ,  lá vamos para GERENCIAMENTO DE SESSÕES e marco a opção INICIAR COM UMA SESSÃO VAZIA, por padrão o KDE salva a sessão atual quando você a encerra ou reinicia o computador e todos os aplicativos que estavam em execução quando a sessão foi terminada/reiniciada são iniciados,  marcando essa opção isso não ocorre mais e que torna a sessão muito mais veloz em sua inicialização.

openSUSE6

Com essas configurações iniciais parto pra instalação de aplicativos e adição de repositórios.

Antes de instalar os aplicativos, adicionamos os repositórios, é só acessar o módulo de configuração dos repositórios no YAST e depois ADICIONAR: Repositórios da comunidade, agora basta marcar os repositórios que necessita e dar OK , sem esquecer que clicar em CONFIAR, quando for perguntado e correr para diversão.

openSUSE7

1.Codecs e Player multimídia

Por um série de razões distribuições linux não trazem nativamente o suporte a formatos multimídia fechados, por isso essa é uma das primeiras coisas que devemos fazer depois da instalação do openSUSE.

O KDE tem seu player de áudio padrão(o Amarok) porém, o Clementine que é baseado na versão 1.x  e consome menos recursos da máquina.

openSUSEclementine

O VLC é um player tão famoso que dispensa comentários.

Quanto aos codecs, basicamente precisamos destes:

  • ffmpeg
  • lame
  • gstreamer-0_10-plugins-bad
  • gstreamer-0_10-plugins-ugly
  • gstreamer-0_10-plugins-ugly-orig-addon
  • gstreamer-0_10-plugins-ffmpeg

Todos os codecs a aplicativos citados, podem ser instalados via yast, porém pra ser mais prático você pode instalar tudo isso colando o comando abaixo no terminal como root:

zypper install libxine2-codecs k3b-codecs ffmpeg lame gstreamer-0_10-plugins-bad gstreamer-0_10-plugins-ugly 
gstreamer-0_10-plugins-ugly-orig-addon gstreamer-0_10-plugins-ffmpeg libdvdcss2 clementine vlc

2.Utilitários

Como assim? bem, se criasse uma sessão para cada coisinha que vamos instalar o post ficaria longo demais, a criação de uma sessão genérica em que posso incluir pequenas “coisinhas” se mostra muito mais interessante, como utilitários classifico:

  1. Plugin de navegador;
  2. suporte a 7z;
  3. plugins do dolphin;
  4. Kate.

Plugin de navegador? o flash? não, a instalação do flash é automaticamente marcada assim que o yast é aberto pela primeira vez(o módulo de instalação do aplicativo), o plugin em questão é o xine, que permite a visualização de áudio/vídeo streaming. 7z é um formato bem comum de arquivo compactado então vale a pena adicionar o suporta a este em teu sistema. O kate é um editor de textos particularmente eu prefiro usar ele ao nativo Kwrite

Plugins para dolphin adicionam funcionalidades extras ao nosso gerenciador de arquivos padrão, coisas como suporte a Bzr, uploader de imagens dentre outros, para instalar estes pacotes basta executar no terminal:

sudo zypper in p7zip dolphin-plugins dolphin-plugin-itmages xine-browser-plugin kate
 

3.Gráficos

Para essa parte precisaremos adicionar um novo repositório:

su -c "zypper ar -f http://download.opensuse.org/repositories/graphics/openSUSE_12.3/graphics.repo" 

Serve pra mantermos os aplicativos desse tipo mais atualizados, o openSUSE já nos traz nativamente o ótimo editor de imagens GIMP e o gerenciador de fotografias Digikam, que suporta RAW e edição simples de imagens em lote. Outros programas que recomendo a instalação:

 

1.Inkscape

 

2. o Blender

 

openSUSERender

3.Scribus

 

4.FontMatrix

sudo zypper in inkscape blender scribus fontmatrix

4.Extras

extras são os extras oras! hehehe, são aquelas coisas que podemos viver sem ou não, depende de como usamos nosso computador.

1.Wine

Wine é um aplicativo que atua como uma camada de compatibilidade entre aplicativos w32, permitindo que estes possam ser executados em linux.

2.PlayonLINUX

É um fork do wine que oferece scripts para instalação de diversos jogos e programas.

3.Drivers proprietários

Basicamente são os drivers pra placas ATI e Nvidia, prefiro não tratar disso por aqui.
podem conseguir as informações que precisam nesse link para ATI e nesse outro para placas nVIDIA

Para Instalar o wine e o playonlinux em sua máquina:

sudo zypper in wine playonlinux

Caso queiram instalar tudo o que foi citado por aqui em um único comando basta executar como root no terminal:

sudo zypper in p7zip dolphin-plugins dolphin-plugin-itmages xine-browser-plugin kate libxine2-codecs k3b-codecs ffmpeg lame 
gstreamer-0_10-plugins-bad gstreamer-0_10-plugins-ugly gstreamer-0_10-plugins-ugly-orig-addon gstreamer-0_10-plugins-ffmpeg 
libdvdcss2 clementine vlc inkscape blender scribus fontmatrix wine playonlinux 

5.Montando Partição NTFS

Caso tenha algum HD ou partição em formato NTFS, pode perceber que o sistema só monta ela manualmente para resolver isso é simples

  • 1. Criamos o local em que essa partição ou dispositivo será montado
  • 2. Configuramos o fstab para montar essa partição no login

Indo direto ao item um, eu tenho uma partição NFTS de 500 gb que costumo chamar de “Arquivos” , logo vou criar uma pasta chamada “Arquivos” no local que o sistema monta esse tipo de dispositivo

sudo mkdir /media/Arquivos

Pronto, agora é configurar o fstab e vamos fazer isso sem o konsole pra facilitar.

No Yast abrimos o particionador de discos e ele vai listar os dispositivos, você clicará na partição que deseja montar com o botão direito e escolher editar:

openSUSE8

openSUSE9

Quando chegar na tela acima em “opções de montagem” , Montar partição e em “ponto de montagem” digite o local que criamos no passo anterior, feito isso clique nas “Opções do FStab” . No diálogo que aparece em “Valor da opção arbitrária” ponha as opções do FStab que deseja, no nosso caso “Defaults” , feito isso basta dar OK e conluir a operação, tua partição deve estar montada e será montada automaticamente sempre que o sistema for iniciado.

snapshot2

 

Outra coisa que eu gosto de fazer, é customizar os efeitos da àrea de Trabalho do KDE, mas este fica para um próximo post.

Abraços.

Cleuber

Fonte de auxílio: jotapontoroberto

 

 

Uma das minhas Distribuições GNU/Linux favoritas, além do Ubuntu, é o openSUSE. No próximo artigo explicarei o porquê disso. Basta dizer que o Yast é fantástico. Em março saiu a versão 12.3, e este artigo vai tratar apenas de coisas que podem ser feitas após a instalação para deixar o sistema operacional um pouco mais completo. Partiremos de uma instalação feita com o ambiente de trabalho do KDE. Antes de tudo eu gosto de personalizar algumas configurações, são coisas que faço antes mesmo de instalar programa adicionais e etc, então abro o painel de configurações do KDE, primeira coisa :…

Review Overview

Explicação Técnica
Abrangência de Conteúdo
Qualidade das Imagens
Qualidade do Vídeo

Excelente

User Rating: Be the first one !

About Cleuber

Cleuber Silva Hashimoto. Administrador

Leave a Reply

x

Check Also

Elementary OS 6 Odin Lançado – Confira as Novidades

Desenvolver um sistema operacional não é ...